BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

terça-feira, 21 de junho de 2022

Olímpiadas da Cultura Clássica - menção honrosa

 TRÊS ALUNAS DO CURSO DE ARTES VISUAIS PREMIADAS COM A MENÇÃO HONROSA NAS OLIMPÍADAS DA CULTURA CLÁSSICA 2021-2022

 

Quinze alunos das turmas do 11.ºE e 12.º E participaram nas Olimpíadas da Cultura Clássica 2021-22.

 

Segundo Regulamento: “As Olimpíadas da Cultura Clássica são um concurso que pretende estimular a curiosidade e alargar os conhecimentos dos alunos sobre temas de Cultura Clássica, através de desafios que apelam à escrita, à expressão artística e ao domínio de ferramentas digitais.” Nas disciplinas de Desenho A e Cidadania e Desenvolvimento, com o professor Reinaldo Barros, as duas turmas de Artes Visuais analisaram os diversos temas e conflitos abordados na peça de Sófocles “Antígona”, uma das obras propostas para estas Olimpíadas.

 


Situada a ação no tempo e espaço históricos, estabelecidas as interações entre as diversas personagens e aquilo que representam, foram analisadas as questões do exercício do poder e da justiça nas cidades-estado gregas, numa clara oposição entre ditadura e democracia, e o exercício do livre arbítrio como forma de oposição à ditadura.

 

Os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre a atualidade dos temas abordados por Sófocles. Ana Alegre, do 12º E, expressou a seguinte opinião: 

 

“Na obra Antígona, o que mais me impactou foi a posição que a protagonista assumiu quando surgiu uma situação de injustiça: um dos seus irmãos pôde ser enterrado gloriosamente e o outro, apelidado de traidor, foi abandonado aos animais necrófagos. A personagem feminina defendeu o que achava justo, sem nenhum temor, enfrentando a autoridade da época, apesar de saber que seria condenada à morte por fazê-lo, já que as mulheres não tinham quaisquer direitos como seres humanos. Admiro a coragem de Antígona, por enfrentar tudo e todos em prol do que sente e do que se vê no direito de fazer. 

 

Nos dias de hoje, a questão da desigualdade dos direitos ainda é notória, na nossa sociedade, e penso que temos ainda um longo percurso a fazer para alcançar a igualdade.” 

 

Carolina Reis escreveu:

 “Aquilo que mais me tocou foi a posição de Antígona de querer que o irmão fosse enterrado dentro da cidade, pois devido aos laços de parentesco, o rei deveria ter permitido que houvesse um enterro digno de um ser humano. Deveria ter havido uma reunião para que fosse discutido, de forma civilizada, o enterro, sendo que os argumentos de Antígona deviam ter sido ouvidos por mais pessoas.

Através de “Antígona”, é possível refletir sobre a questão dos direitos humanos.”

 


A partir da análise e compreensão de “Antígona”, os alunos criaram ilustrações que foram enviadas a concurso para o Desafio de Artes / Multimédia – Desenho, Escalão C (10.º, 11.º e 12.º anos), uma iniciativa que, segundo a organização, contou com mais de 3000 alunos de todo o país.

 

O júri decidiu premiar as seguintes alunas do nosso Agrupamento com uma Menção Honrosa

 

 

 

 

Dora Rita Lourenço Azevedo, do 11ºE; 

 


Letícia da Conceição Martins
, do 11ºE; 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

e 

 

Cíntia Filipa Baltazar Bento, do 12ºE.

  

A cerimónia dedicada aos alunos e professores que se envolveram nestas Olimpíadas teve lugar no dia 8 de junho, a partir das 14h30, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Anfiteatro III).

 

Manuela Pargana Silva, Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, enviou-nos a seguinte mensagem:

 

“As nossas felicitações pelo desempenho e criatividade dos vossos alunos, e pelo trabalho dos professores que os desafiaram e apoiaram a sua participação nesta iniciativa.”

 

                                                                                          Reinaldo Barros

(Professor de Artes Visuais)

Sem comentários:

Enviar um comentário