BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Testemunho de experiência de Intercâmbio: Tavira / Varese



Entre 8 a 15 de março, a nossa escola e a turma 12º A1 acolheu  uma turma de Varese, Itália. A nossa hospitalidade foi retribuída durante a semana de 29 a 4 de abril de 2014.


Se posso descrever esta experiência a alguém? Penso não possuir um domínio suficiente da língua portuguesa para relatar adequadamente tais maravilhas.
No início persistia um sentimento de estranheza ao saber que iria passar uma semana, de manhã à noite, com um rapaz que não falava a minha língua.
Chegado o momento, as palavras escassearam de tanta conversa, os gestos, a alegria de conhecer alguém com quem me identificava constantemente e com quem partilhava cada momento maravilhoso desta experiência.
Não fizemos mais alguns amigos. Não! Em apenas alguns dias, criámos uma família. Como se dizia entre nós, “Não interessa o tempo que passamos com algumas pessoas, mas sim a conexão que se cria com elas”. Penso que esta é a melhor e a mais adequada maneira de descrever esta experiência. No segundo dia, já sentia que as conhecia desde sempre, como se tivessem sempre feito parte da minha vida. “Um por todos e todos por um” – gritávamos nós pelas ruas, quer no Algarve, quer em Itália, eufóricos e possuídos de uma alegria e de um contentamento constantes. Desde irmandade a amor puro, sentimentos e emoções não faltaram,  para além da partida rumo ao desconhecido, a descoberta e deslumbramento com as belezas que vimos em Itália. De Varese a Milão ou Pavia, os olhos brilhavam e tremiam com tanta novidade.
Não poupo as minhas palavras quando intitulo de memorável, esplendorosa e maravilhosa esta viagem. Uma mudança no rumo da vida de todos nós.
Um dia, mais tarde, iremos pensar: “Se tivéssemos dito não quando o professor nos perguntou se iríamos participar ou não no intercâmbio, teria sido tudo igual? A resposta é inevitável: de maneira alguma seria a mesma coisa. Todos os que lá estiveram sabem o quão fantástico e emocionante foi esta experiência que ficará marcada e que será recordada por todos, pois foram criadas amizades inesquecíveis, formaram-se amores (impossíveis?) que nunca serão esquecidos.

             Um grande obrigado ao professor Luís Gonçalves e ao professor Carlo Zerba que tornaram esta experiência possível.
Texto escrito pelos alunos Mathieu Kerbourch e Guilherme Cavaco – 12º A1







Sem comentários:

Enviar um comentário