BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quarta-feira, 8 de março de 2017

Dia Internacional da Mulher e a obra MULHERES PORTUGUESAS



Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, damos destaque à obra Mulheres Portuguesas, de Irene Flunser Pimentel, historiadora, e Helena Pereira de Melo, jurista. Esta obra, publicada em 2015, pela editora Clube do Autor, traça a evolução da história da vida e dos direitos das mulheres desde a Carta Constitucional de 1826 até 2011.
O desenvolvimento do movimento feminista português desde as suas origens, passando pela luta pelo direito ao voto, até à conquista do estatuto de cidadã de plenos direitos com a instauração da democracia portuguesa, surge aos olhos do leitor numa linguagem clara e acessível.
Recomendamos a sua leitura para uma cabal consciência do caminho sinuoso percorrido, mas curso percurso ainda não está terminado:
 “Segundo números da Pordata [referentes a 2011], (…), as mulheres dos quadros superiores têm uma remuneração média mensal de quase 30% abaixo das remunerações dos colegas do sexo masculino” (p. 406).

Que a evolução das mentalidades e da sociedade continue!
Ana Cristina Matias
(professora bibliotecária)

Sem comentários:

Enviar um comentário