quinta-feira, 30 de junho de 2011

Provérbios ilustrados - Projecto Comenius Multilateral

Para a partilha de saberes interculturais, no âmbito do Projecto Comenius Multilateral - Competências interculturais, a professora Maria João Gouveia fez a ilustração de diversos provérbios que fazem parte de uma exposição patente no átrio da Biblioteca:

Curso de Verão na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos: A Arte de Ler

A Arte de Ler


(Breve curso)

com Miguel Real, José Fanha e Violante Magalhães


Sinopse do curso:

Ler é um mergulho, uma viagem, um vício, uma festa. Os que fazem da leitura uma aventura diária encontram os seus livros das mais diversas maneiras. Através de recomendações de amigos, de destaques no jornal ou na biblioteca, de (raros) programas de televisão. Mas há sempre mais e mais autores, mais e mais livros. E a maior parte de nós temos muita dificuldade em orientar-nos no meio dessa maravilhosa floresta.

Três especialistas em leitura falarão das suas paixões, dos seus autores e das suas leituras. Proporão caminhos de entrada na tal floresta maravilhosa que é o mundo dos livros e das bibliotecas.

"A ARTE DE LER" é uma viagem pelos livros e as leituras para quem lê e para quem não lê, mas já desconfia do muito que anda a perder."

Calendarização:

1º. Módulo – Romance contemporâneo, por Miguel Real

Datas: 7, 8 e 9 de Julho

Horário: 18:00 – 21:00h.

2º. Módulo –Poesia, por José Fanha

Datas: 17, 18 e 19 de Agosto

Horário: 18:00 – 21:00h.

3º. Módulo –Literatura infanto-juvenil, por Violante Magalhães

Datas: 2 e 3 de Setembro

Horário: dia 2 – 18:00-21:00h.

dia 3 – 10:00 – 13:00 h.

14:00 – 17:00 h.

Inscrições:

Tel.: 281-320585 / E-mail – biblioteca@cm-tavira.pt

Projecto Comenius Multilateral : Competências Interculturais

 O professor José Couto, responsável pelo Clube Portal Mágico, em cooperação com a professora Edite Azevedo, membro dinamizador do JCE na nossa escola, seleccionou um conjunto de cartazes de filmes que permitem uma abordagem de  temas multiculturais e e deu-os a conhecer numa exposição no átrio da Biblioteca. Esta é mais uma iniciativa do Projecto Comenius Multilateral: Competências Interculturais.


Exposição de Biotecnologia - álbum de fotos

A partir da segunda quinzena de Maio, esteve patente numa das áreas da Biblioteca uma exposição trabalhos de alunos do 12º A1 realizados no âmbito da disciplina de Biologia e orientados pela professora Aurora Carmo. Compilámos algumas fotos dessa exposição  que focou a Biotecnologia, o processamento de alimentos e os organismos geneticamente modificados (OGM) e reunimo-las no seguinte álbum:







terça-feira, 28 de junho de 2011

Um romance a ler: Primavera Adiada, de Carlos Ademar

Carlos Ademar, autor de Primavera Adiada, entre outros romances, dirige um blog, A-de-Mar, onde publica artigos sobre livros e outras actividades culturais. Nele noticiou a sua vinda a Tavira e a nossa  apresentação de Primavera Adiada, a convite do Rotary Clube de Tavira.

Primeiro Artigo - 21 de Maio de 2011
Em dia de tempestade, a velha ponte romana de Tavira continuou a dar prova de resistência deixando bem clara a mensagem de que podem vir mais dois mil anos e outros tantos.
                     Ler mais»»

Segundo Artigo - 6 de Junho de 2011

Optei por postar aqui alguns excertos do texto de apresentação de Primavera Adiada, efectuada pela Dra. Ana Matias, no passado dia 18 de Maio, em Tavira. Só a extensão do texto me leva a não colocá-lo na integra, mas não quis privar os leitores destes segmentos se não pela simpatia que expressam relativamente à obra, pela profundidade de análise que a apresentadora quis atingir e atingiu que, perdoem-me, não abunda por aí.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

III Encontro de Bibliotecas Escolares do Algarve

Com o tema "Bibliotecas: marcos de leituras e reflexões", realiza-se, terça-feira 28 de Junho, na Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, o III Encontro de Bibliotecas do Algarve.
28/06/11 (3ª feira) - 09h30 às 17h30 - Auditório Verde - FCT - Edif. 8


Org. DREAlg e UAlg

Dirigido a professores, bibliotecários, técnicos de biblioteca, público em geral com interesse na área da mediação da leitura e das bibliotecas

inscrição prévia em: http://ebealgarve2011.eventbrite.com

Conheça o programa aqui

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Semana das Línguas - Concerto acústico da área de Inglês

No dia 6 deste mês realizou-se na Biblioteca, pelas 20.30h, um concerto acústico, no âmbito da semana das línguas (Inglês). A actividade foi dinamizada pela turma UFCD – Língua Inglesa - Cont. e contou com a presença do formando Ângelo Ferreira (voz e guitarra).


A professora:  Margarida Beato

Uma das músicas interpertadas nesse concerto foi " Imagine" de John Lennon. Seleccionámos um vídeo alusivo a essa lendária canção e aqui o reproduzimos:

segunda-feira, 20 de junho de 2011

ARH Algarve - Voluntariado Ambiental para a Água noticia actividade do 10º A2

Já aqui tínhamos noticiado a actividade do 10º A2 no dia da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, mas como essa accção, pela sua importância, foi repercutida noutros espaços de divulgação, aqui transcrevemos o que está noticiado no sítio  da ARH Algarve - Voluntariado Ambiental para a Água

Escola Secundária de Tavira promove acção de limpeza no Estuário do Rio Gilão



No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, a Turma do 10º ano A2 e a Professora Augusta Carvalho da Escola Secundária de Tavira, com o apoio logístico da Câmara Municipal, participaram dia 6 de Junho, entre as 9 e as 11 horas, numa campanha de limpeza nas margens do estuário do Rio Gilão. Esta acção, integrada nas actividades da disciplina de Biologia/Geologia, foi realizada num dos locais escolhidos para monitorizar no Estuário do Rio Gilão os foraminíferos, um dos bioindicadores utilizados na rede de monitorização voluntária promovida pela ARH do Algarve.

Este é um bom exemplo de como um grupo de voluntários, ao detectar problemas ambientais na sua deslocação ao campo para a realização da monitorização voluntária, consegue realizar por sua iniciativa e em colaboração com entidades locais e regionais, acções de limpeza e valorização dos recursos hídricos.
Em Setembro/Outubro está prevista nova acção de limpeza alargada a mais voluntários.

Visite a fonte desta notícia: Voluntariado Ambiental para a Água

domingo, 19 de junho de 2011

Cursos de Verão de 11 a 29 de Julho - Departamento de Engenharia Electrotécnica, UALG

Aproveite bem o seu tempo livre durante o Verão, quer com actividades de lazer, quer expandido ou ganhando novos conhecimentos. A Universidade do Algarve realiza cursos de curta duração durante o Verão. Mantenha-se informado.

cursos-verao-dee-ise-ualg

sábado, 18 de junho de 2011

Sessão de cinema na Biblioteca Álvaro de Campos- Os respigadores e a respigadora, de Agnés Varda

O Clube de Cinema Portal Mágico da nossa escola apresenta hoje, 18 de Junho, o fime Os respigadores e a respigadora, de Agnès Varda, na Biblioteca Álvaro de Campos, pelas 21:30. Esta actividade é uma organização conjunta dos professores José Couto e Maria Teresa Afonso.

Uma pequena celebração da vida, da acção e da liberdade.
Luis Miguel Oliveira, Público

Um filme onde se contemplam quadros e se abservam pessoas, um filme de encontros e a expressão do amor pela pintura e pelo cinema.
Maria João Madeira, O Independente

É um desses raros pequenos filmes com um grande (infindável) mistério no seu interior. É também, desse ponto de vista e de todos os pontos de vista... um filme completamente feliz, uma grande homenagem - que já não se julgaria possível - à arte e ao cinema.

A partir de um célebre quadro de Millet, o filme de Agnès Varda é um olhar sobre a persistência na sociedade contemporânea dos respigadores, aqueles que vivem da recuperação de coisas (detritos, sobras) que os outros não querem ou deixam para trás. A respigadora, nesse sentido é Agnès Varda, que experimentando pela primeira vez uma pequena câmara digital, se quer assumir como uma "recuperadora" das imagens que os outros não querem ver nem fazer, e que, portanto, deixam para trás.

________________________________________
Realizador Agnès Varda

Intérpretes Bodan Litnansk Agnès Varda François Wertheimer

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Festa do Cinema JCE (Juventude, Cinema e Escola)

Não foi a 20 de Maio, nem num cinema perto de si, que decorreu a Festa do Cinema para alunos JCE dos 11º e 12º anos. Vicissitudes várias, impediram uma festa a sério com a participação das outras Escola Secundária do Projecto – programas para cumprir, falta de transporte, impossibilidade de trocar aulas…


A festa, programada para o Cinema António Pinheiro em Tavira, dado ser a Escola da rede com mais turmas, alunos e professores envolvidos, decorreu no Auditório da nossa escola a 27 de Maio, e eu adorei. Não houve entidades várias nem discursos ou formalismos de qualquer tipo. Só alunos e professores numa partilha caseira e divertida. Vimos filmes produzidos pelo Mauro Viegas e Sara Silvestre, projectaram-se posters da Ana Jesus, Tiago Pereira (12ºE), Inês Nunes, Rita Rosário e David Chagas (12º C), vimos muitas curtas-metragens que a coordenadora do Projecto, professora Graça Lobo, escolheu e partilhou, lemos histórias fantásticas da Soraia Lázaro e Mariano Ribeiro (12º C), que poderão ser argumentos para curtas-metragens, e “poemas com cinema”, com a participação de leitores como a Sofia Grácio (12º E), o Guilherme Neves (12º C), a coordenadora Graça Lobo e eu própria.

Até houve uma espécie de aula aberta com perguntas e respostas sobre técnicas de animação, e a informalidade reinou, com muitas palmas e sorrisos. Foquei apenas os alunos cujos trabalhos foram premiados com menções honrosas, livros e DVD oferecidos pela DREALG e bilhetes de cinema facultados pelo André Viane, director do cineclube de Tavira que nos honrou, estando presente. Auditório à pinha!

De salientar a incontornável presença do Professor José Couto, Professor JCE, na mediatização e comando das operações que permitiram a exibição dos trabalhos premiados.





Foi bonita a festa, pá. Fiquei contente.

A professora: Edite Azevedo

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Palestra: Dessensibilização e reprocessamento de experiências traumáticas


Quinta-feira, dia 9 de Junho, pelas 10:30h, realiza-se, no Auditório, uma sessão de apresentação da técnica EMDR pela psicóloga psicoterapeuta  Fernanda Martins.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Dia Mundial do Ambiente - Campanha de Limpeza

A Turma 10º A2 e a Professora Augusta Carvalho, integrado nas actividades de Biologia/Geologia e no âmbito da comemoração do dia mundial do ambiente, participaram, dia 6 de Junho, entre as 9 e as 11 horas, numa campanha de limpeza do lixo que se encontra nas margens do estuário do Rio Gilão.

Outras turmas não puderam juntar-se desta vez a nós, pelo que fica a promessa de voltarmos em Setembro/Outubro numa acção semelhante mais alargada.Esta actividade constitui também uma experiência piloto integrada no Projecto de  Voluntariado para a Água, promvido pela ARH (Adminstração da Rede Hidrográfica do Algarve). Pretende-se que este Projecto, Voluntariado para a Água, que envolve também a monitorização da qualidade da água,  venha a  ser desenvolvido com turmas da nossa escola no próximo ano lectivo. 

A experiência e o resultado desta acção de limpeza valeram a pena, como podem documentar as fotos.

É de realçar o empenho e altos níveis de consciência cívica e responsabilidade pelos espaços e ambiente que nos cercam, mostrados por estes alunos. Um Bem-Haja a todos.

Os nossos agradecimentos à equipa que nos apoiou da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal, na pessoa da Eng. Telma Conceição e da assistente técnica Sandra Santos pelo seu apoio pessoal e logístico.

A professora: Augusta Carvalho




video


Vídeo: Carlos Teixeira em colaboração com a professora Augusta Carvalho.





Assinatura do Protocolo da Rede - notícia do ALGARVEBECRE

No dia 30 de Maio, pelas 16h, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, decorreu a assinatura do Protocolo da Rede Concelhia de Tavira. Este evento contou com a presença da Coordenadora Nacional da RBE, Drª Teresa Calçada, do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tavira e dos Directores dos Agrupamentos de Escolas do Concelho. Visite o Portal aqui
 Fonte: http://algarvebecre.blogspot.com/2011/06/assinatura-do-protocolo-da-rede.html



domingo, 5 de junho de 2011

ENCONTROS COM AUTORES: Fernando Esteves Pinto e a sua obra «Brutal»

ENCONTROS COM AUTORES

Dia 6 de Julho, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos

Brutal

de

Fernando Esteves Pinto




apresentação por



Miguel Real



Mais um Encontro com Escritores, desta vez com Fernando Esteves Pinto. Poeta, romancista e editor, o autor nasceu em Cascais em 1961, tendo colaborado no DN Jovem (Diário de Notícias) e no Jornal de Letras. Em 1990 recebeu o Prémio Inasset -Revelação de Poesia do Centro Nacional de Cultura. Está publicado em Espanha, México e Marrocos, e representado em várias antologias nacionais e internacionais. Em 1998 obteve uma bolsa de criação literária pelo Ministério da Cultura/Instituto Português do Livro e das Bibliotecas. Foi co-fundador e coordenador do “Sulscrito” – Círculo Literário do Algarve e também do projecto literário hispano-luso Palavra Ibérica.

Da sua obra literária destacam-se: Na Escrita e no Rosto (poesia); Siete Planos Coreográficos (poesia); Ensaio entre Portas (poesia); Conversa Terminais (romance); Sexo entre Mentiras; Privado (novela), Área Afectada (poesia).

Brutal é um romance onde se representam todos os traumas da infância, da adolescência e da idade adulta resultantes da decadência humana: violência doméstica, abuso sexual e disfunção emocional. Brutal tem como base narrativa dois personagens que são um só – um jovem e um velho, duas idades da mesma pessoa, ambos fascinados pelo teatro – que, no cenário das suas próprias vidas, dramatizam impiedosamente os momentos que fundamentam e marcam as suas existências. Nesse palco do romance são postos em causa e analisados, até à humilhação de se sentirem culpados um do outro, na relação perversa que ambos sentem pela natureza humana. É um duelo entre a maldade e o remorso, onde o amor e a escrita são meros figurantes.

“Nos livros de Fernando Esteves Pinto, embora não exista uma história clássica propriamente dita, existe um dramatismo pungente de escrita, um sofrimento à flor da pele. (…) Existem actualmente três romancistas que têm atribuído ao sexo um importantíssimo papel nos seus livros. Um deles é Fernando Esteves Pinto.” Miguel Real in JL


Paula Ferreira


Divisão de Cultura e Turismo
Biblioteca Municipal Álvaro de Campos
Rua da Comunidade Lusíada, nº 21
8800-397 Tavira


Tel: 281 320 576 /585 Fax: 281 325 727
Munícipio de Tavira

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Lançamento de História Romanesca de Três Alunas Universitárias, de Jorge Correia

CONVITE À Comunidade Educativa


(Alunos, professores, assistentes administrativos, assistentes operacionais e encarregados de educação)

O nosso patrono, Dr. Jorge Correia, escreveu mais um romance, História Romanesca de Três Alunas Universitárias, que será lançado no próximo Sábado, dia 4 de Junho, pelas 15:30, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos. A venda da obra reverte para fins de beneficência: as Conferências de São Vicente de Paulo, Tavira.

Aceite, por isso, o nosso convite e honre-nos com a sua presença.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Trabalho da Área de Projecto - 12º A3

Um grupo de alunos da turma 12º A3, sob a orientação da professora Ângela Fernandes, trabalhou o tema : Influência das artes na vida social e neurológica das pessoas, tendo constado do seu projecto uma exposição na Biblioteca que decorreu na primeira quinzena de Maio.

                                                              A CROMOTERAPIA


A FOTOTERAPIA

A MUSICOTERAPIA

A TEATROTERAPIA