BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cerimónia de Assinatura do Protocolo da Rede de Bibliotecas do Concelho de Tavira

Na próxima segunda-feira, dia 30 de Maio, pelas 16H00, decorre, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, uma cerimónia de Assinatura do Protocolo da Rede de Bibliotecas do Concelho de Tavira. Essa sessão conta também com a participação de alunos da nossa escola:
Paulo Santos (10ºB) e Júlia Teixeira de Azevedo (11º C1) irão tocar piano.
Daqui enviamos um convite a todos os professores, alunos, encarregados de educação, assistentes administrativos e assistentes operacionais para que compareçam na cerimónia que demorará cerca de uma hora.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

PREAA - Cerimónia de Encerramento da Operação Lágrimas Negras

No dia 11 de Maio, ocorreu a cerimónia de encerramento da Operação Lágrimas Negras, em Ferragudo.

Trata-se do primeiro projecto no âmbito do PREAA -  Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte - através do qual foi possível accionar os mecanismos necessários a um melhor controlo do tráfego marítimo na costa algarvia, tendo em vista a prevenção de acidentes que impliquem a contaminação das nossas águas, designadamente as chamadas marés negras.
Em representação da nossa escola, que também está a desenvolver trabalhos no âmbito do PREAA, participou na cerimónia a professora Teresa Afonso.

Saiba mais num artigo publicado pelo Barlavento online.

Veja outras fotos do evento clicando aqui

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Participação nos Concursos da Universidade Católica

Mais uma surpresa! Em período de avaliações, os professores do 10ºA2 souberam que os alunos Carlos Teixeira e Ricardo Rolim, e Carlos Teixeira e Mariana Carlota tinham participado, apoiados pela professora Alberta Fitas e Helena Bartolomeu, nos concursos: Prémio Inter-Escolas CATÓLICA Ciência e Saúde 2011 - “Ciência, Saúde e Voluntariado de Mãos Dadas” e "Prémio Católica Engenharia, Inovação Sustentabilidade", respectivamente.
Sabendo-se que os alunos Carlos e Ricardo, bem como os alunos do 11ºA1, David Rua Amaro e Rita João Trabulo Silva,  que também tinham concorrido, apoiados pelo professor, Pedro Gabriel, estariam entre os finalistas, logo se perspectivou a ida a Lisboa.

Disponibilizado o autocarro do Município, alunos concorrentes, os colegas do 10ºA2 e as professoras, no dia vinte e sete de Abril, puseram-se a caminho. Infelizmente, nenhuma equipa ganhou o prémio, mas nada se perdeu, porque para além dos honrosos 8º e 17º lugares, entre as 132 equipas concorrentes, proporcionou-se um convívio saudável, vivenciou-se um dia diferente, num local até aí desconhecido, experimentaram-se sensações novas, através de exercícios e equipamentos próprios dos bombeiros, percebemos como se treinam os aprendizes de enfermagem, em situações de risco para as vidas que ajudam a salvar e visitaram-se laboratórios que permitiram conhecer e experienciar alguns dos projectos que se podem realizar, no âmbito das várias engenharias, que a Universidade oferece, nomeadamente, da Engenharia Biomédica e da Engenharia Industrial. Quanto ao prometido almoço, não foi tarefa fácil chegar até ele, mas quando há muitos comensais, já sabemos que poucos se salvam! E o regresso chega sempre mais depressa do que o desejado.


Do empenho dos nossos alunos, no que ao Prémio Inter-Escolas CATÓLICA Ciência e Saúde 2011 diz respeito, fica o testemunho dos seus ensaios.

- Avante, voluntário!, de David Amaro e Rita Silva




- UM SENTIDO PARA A VIDA, de Carlos Teixeira e Ricardo Rolim
Um ensaio de uma equipa de Barroselas, Viana do Castelo, recebeu o primeiro prémio.
Para um maior enriquecimento, aqui deixamos o link do trabalho vencedor, na página 13 da publicação a que pode aceder.

Alberta Fitas

Dia mundial da dança: testemunho da comemoração

Durante o dia 29 de Abril, dia mundial da dança, todas as aulas de Educação Física foram dedicadas à dança, modalidade também contemplada pelos programas disciplinares de Educação Física.
O vídeo a que aqui poderá aceder é um testemunho da actividade desenvolvida pelos professores Gabriela Corvo, João Lima e Marta Nugas com as suas turmas.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PREAA - Lançamento do livro A Duna Luna da Praia de Faro

Divulgamos o lançamento do livro A Duna Luna da Praia de Faro, no dia 19 de Maio, às 15:30, no Teatro Municipal de Faro.Esta é uma iniciativa do PREAA - Contos do Mago, projecto que também está a decorrer na nossa escola.

Programa

15.30h – performance "A Dança da Duna Luna"
pelos alunos do Grupo de Teatro Improviso e alunos do Curso Profissional de Intérprete em Dança Contemporânea da Escola Secundária Tomás Cabreira.
16.10h - intervalo
16.30h – lançamento do livro "A Dança da Duna Luna da Praia de Faro"
pelos alunos das Áreas de Artes e Científico – Natural da Escola Secundária de Tomás Cabreira.

Assistem professores e alunos (com idade superior a cinco anos) das escolas básicas do concelho de Faro e público em geral.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do ciclo temático PREAA "Contos do Mago – narrativas e percursos geológicos" da Direcção Regional de Educação do Algarve.

O projecto "livros – filhos" prevê a edição de um livro com um dos "Contos do Mago" por concelho, realizado por turmas de ciências e de artes de uma escola secundária, com a ilustração do conto e propostas de actividades para projectos de ciência e de educação ambiental pela arte do 1º, 2º e 3º ciclos.

"A Dança da Duna Luna da Praia de Faro" destina-se às escolas básicas do concelho de Faro e é oferecido como recurso pedagógico aos respectivos professores da rede PREAA. Constitui um instrumento a ser explorado em contexto de formação de professores, para o próximo ano lectivo, numa parceria com a Agência Ciência Viva, o Centro Ciência Viva do Algarve e a Universidade do Algarve.

Dia Internacional dos Museus - 18 de Maio - "Museus e memória"

O Dia Internacional dos Museus decorre este ano sob o tema “Museus e Memória”, pelo que o Museu Municipal de Tavira/Palácio da Galeria preparou um programa para todos com entradas livres nas exposições, oficinas e espectáculos.




 “O Espectáculo - uma ópera grelhada”

No cenário do antigo Parque de Festas, situado nas traseiras do Palácio da Galeria e junto às estruturas arqueológicas, a memória do lugar será reactivada, em estreia absoluta, com “O Espectáculo – Uma Ópera Grelhada”, idealizado pelo pintor Fernando Pinheiro em colaboração com o músico e compositor Zé Eduardo. Um convite de um pintor a um músico para pôr uma exposição a falar.

Concepção, cenário, textos e narrador: Fernando Pinheiro.
Direcção musical e músicas originais: Zé Eduardo
Participantes: Zé Eduardo (teclados, contrabaixo) Todd Sheldrick (trompa e efeitos) Desidério Lázaro (sax tenor) Marco Martins (baixo eléctrico) Sónia Cabrita (bateria).

Masako Hosono (canto e textos)
Museu Municipal de Tavira / Palácio da Galeria - 22h00
Lotação Limitada. Entradas gratuitas



Oficina “As sonoridades da cidade e mundos rurais”

Oficina em torno dos “romances, orações, músicas de embalar e cantigas de roda…”, orientada pelo professor e musicólogo Rui Moura Jerónimo e acompanhada pelo Grupo Musical de Santa Maria.

18h00 / Público em geral






VISITAS À EXPOSIÇÃO “CIDADE E MUNDOS RURAIS”
11h00 e 21h30

Público em geral

TEMPO, Memórias e Museu

Instalação resultante de um projecto de intervenção comunitária, iniciado em Outubro de 2010, com pessoas do concelho de Tavira, em torno do seu percurso biográfico e vivências sociais.

Parceria: Associação Âncora (Santa Luzia)

Casa André Pilarte

18 a 25 de Maio de 2011

3ª feira a sábado, 10:00-12h30 e 14:00 -17h30

Informações:


Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira : edu.museus@cm-tavira.pt
telf.: + 351 281 320 500 (ext. 324)
fax.: + 351 281 322 888

Informação geral:
Horário de Verão: 10h00 – 12h30 / 15h00 – 18h30
Encerra à Segunda-feira.
Horário de Inverno: 10h00 – 12h30 / 14h00 – 17h30
Horário sujeito a alterações
museu@cm-tavira.pt
http://www.cm-tavira.pt/


Incentivo ao sucesso escolar, palestra com Jorge Rio Cardoso

Numa colaboração entre a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos e as Bibliotecas Escolares do concelho, decorre, hoje, pelas 14:10, no Auditório da nossa escola, uma palestra pelo Dr. Jorge Rio Cardoso: Ser bom aluno, ' bora lá?

sábado, 14 de maio de 2011

Apresentação do romance Primavera Adiada, de Carlos Ademar, promovida pelo Rotary Clube de Tavira

O Rotary Clube de Tavira no âmbito da sua atividade cultural vai levar a efeito no dia 18 de maio pelas 18H30 a apresentação do último livro do escritor Carlos Ademar intitulado Primavera Adiada , a ter lugar no Clube de Tavira por amável cedência da sua direção. A apresentação será feita pela professora Drª Ana Cristina Matias, Coordenadora da Biblioteca da Escola 3EB Secundária Dr. Jorge Correia de Tavira, e conta com a presença do autor Carlos Ademar Fonseca.

Trata-se de um evento que surge no âmbito de outras ações idênticas já realizadas por este clube e destinadas à divulgação de autores feita através da apresentação dos seus livros, contando com a presença dos cidadãos interessados e mobilizados para estas iniciativas culturais.
Carlos Ademar Fonseca é licenciado em história e exerce funções de investigador criminal na Polícia Judiciária desde 1987.
Trabalhou na secção de homicídios da Diretoria de Lisboa colaborando na investigação, entre muitos outros, nos processos conhecidos como, "O Caso Skins Heads", "O Caso do Estripador", "O Caso do Very Light (estádio nacional)" e "O Caso da discoteca Passerelle".

Desde 2006 exerce funções de docência na Escola de Polícia Judiciária na área dos crimes violentos. Presta ainda colaboração na área de formação a outros organismos policiais portugueses, GNR, PJM, Policia Marítima e Centro de Estudos Judiciários e países africanos de expressão portuguesa, Moçambique, Guiné Bissau e Cabo Verde.

Obras publicadas:
- O Caso da Rua Direita;
- O Homem da Carbonária
- Estranha Forma de Vida
- Memórias de um Assassino Romântico
- Primavera Adiada
Todas com a chancela da Oficina do Livro.

Fontes e Foto: RCT

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico






Transcrito de  + ALGARVE

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sessão de esclarecimento: EDUCAÇÃO ESPECIAL

Convidam-se todos os Professores da Escola (que têm ou poderão vir a ter nas suas turmas alunos com necessidades educativas especiais) interessados em obter mais informação sobre o tema «Educação Especial» para a Sessão de Esclarecimento  que se realiza no Auditório da nossa Escola, quarta-feira, dia 11 de Maio, pelas 16:00h.

Esta é uma actividade dinamizada pelo Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) e pelo Serviço de Educação Especial, com o apoio do Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno ( GIAA), e que contará com a presença da Dra. Sandra Correia (Coordenadora da Educação Especial na DREALG).




A psicóloga: Carla Lúcio

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Projecto « All roads lead...home» - Tavira em Salemi

Um grupo de vinte e um alunos do 12.º A1 passou doze dias em Salemi (Salemi) e sintetizou essa vivência numa exposição que esteve patente, no final de Janeiro, no Átrio da Biblioteca. Esta apresentação electrónica dá-lhe uma ideia dos trabalhos realizados no âmbito do Projecto Comenius Bilateral : All Roads lead ... home.


quinta-feira, 5 de maio de 2011

CAMINHADA, dia 5 de Maio

O Mês de Maio é o mês dedicado ao Coração. Para bem o comemorar, o Grupo de Educação Física realiza, hoje, dia 5 de Maio, uma caminhada para a qual estão convidados todos os alunos  e professores.




quarta-feira, 4 de maio de 2011

Projeto: All roads lead ... home. Recantos da minha terra - Tavira

No âmbito do Projecto Comenius Bilateral: All roads lead...home desenvolveram-se diversas actividades ao longo deste ano lectivo. Uma delas contou com a intervenção dos alunos de Artes, 12º E, que, orientados pelo professor Reinaldo Barros, conceberam aguarelas sobre recantos particulares de Tavira. Com essas aguarelas montou-se uma exposição no Átrio da Biblioteca e depois as mesmas foram oferecidas às escolas de professores participantes de um outro Projecto Comenius, Comenius Multilateral: Competências Interculturais, também a decorrer na nossa escola.
Eis uma retrospectiva dos trabalhos sobre Recantos da minha Terra: Tavira



terça-feira, 3 de maio de 2011

EcoEstudantil, n.º 16, ABRIL 2011

O último número do nosso jornal escolar mereceu muito boa receptividade e a edição em papel esgotou em uma semana. Agora, poderá rever essa mesma edição em suporte electrónico.



Participe no nosso jornal. Envie-nos as suas peças e fotos que nós trataremos da edição.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Projecto Algarb al Andaluz - Visita de estudo a Marrocos


Entre 4 e 8 de Abril de 2011, o 12º C, Línguas e Humanidades, assentou praça em Marrocos, mais precisamente em Marraquexe com um salto a Essaouira (antiga praça portuguesa no Norte de África conhecida como Mogadouro). Foi uma visita de estudo no âmbito do projecto Algarb al Andaluz.

Durante cinco dias, imergimos numa nova e diferente cultura através dos costumes e formas de vestir, saudações numa língua tão diferente, tradições de outros tempos e, sobretudo, cheiros, ao deambularmos pelos labirintos da medina. Não podemos deixar de destacar a praça Djma El Fna pelo seu exotismo e diversidade ao longo do dia: dos sumos de laranja, aos aguadeiros, vendedores de todo o tipo de banha da cobra, pinturas com henné, encantadores de serpentes, contadores de estórias, lutas de boxe, músicos, dançarinos…

Esta visita permitiu perceber afinidades com os povos do Atlas (Almorávidas e Almóadas), com capital em Marraquexe, que, por duas vezes, foram chamados a intervir no Al Andaluz, por cá se fixando até à conquista cristã. Mértola, que visitámos no âmbito deste projecto em 2009, atesta precisamente a influência Almóada.


Esta viagem foi no mínimo inesquecível e teve um ponto alto - a simpatia e disponibilidade do cônsul de Marrocos em Portugal, arquitecto José Alberto Alegria, ao abrir-nos as portas da sua casa e onde pudemos desfrutar dos prazeres de um riad e das iguarias da gastronomia marroquina. A visita guiada que nos proporcionou pela medina, mostrando-nos locais menos acessíveis ao turista, deixou-nos encantados.


A todos os que contribuíram para a concretização desta visita, xucram bzef.


Ângelo Leal, 12º C