Entre 4 e 8 de Abril de 2011, o 12º C, Línguas e Humanidades, assentou praça em Marrocos, mais precisamente em Marraquexe com um salto a Essaouira (antiga praça portuguesa no Norte de África conhecida como Mogadouro). Foi uma visita de estudo no âmbito do projecto Algarb al Andaluz.
Durante cinco dias, imergimos numa nova e diferente cultura através dos costumes e formas de vestir, saudações numa língua tão diferente, tradições de outros tempos e, sobretudo, cheiros, ao deambularmos pelos labirintos da medina. Não podemos deixar de destacar a praça Djma El Fna pelo seu exotismo e diversidade ao longo do dia: dos sumos de laranja, aos aguadeiros, vendedores de todo o tipo de banha da cobra, pinturas com henné, encantadores de serpentes, contadores de estórias, lutas de boxe, músicos, dançarinos…
Esta visita permitiu perceber afinidades com os povos do Atlas (Almorávidas e Almóadas), com capital em Marraquexe, que, por duas vezes, foram chamados a intervir no Al Andaluz, por cá se fixando até à conquista cristã. Mértola, que visitámos no âmbito deste projecto em 2009, atesta precisamente a influência Almóada.
Esta viagem foi no mínimo inesquecível e teve um ponto alto - a simpatia e disponibilidade do cônsul de Marrocos em Portugal, arquitecto José Alberto Alegria, ao abrir-nos as portas da sua casa e onde pudemos desfrutar dos prazeres de um riad e das iguarias da gastronomia marroquina. A visita guiada que nos proporcionou pela medina, mostrando-nos locais menos acessíveis ao turista, deixou-nos encantados.
A todos os que contribuíram para a concretização desta visita, xucram bzef.
Ângelo Leal, 12º C
Sem comentários:
Enviar um comentário