BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

domingo, 16 de maio de 2010

Visita ao Regimento de Infantaria nº1 de Tavira (Quartel da Atalaia)

















Chegámos todos, impreterivelmente, pelas 14h00 ao quartel da Atalaia para podermos assistir à formatura dos militares com o coronel Almeida.Viu-se uma variedade de comandos, de boina verde, preta e vermelha.
Depois da formatura, seguimos para uma sala, que é a sala de honra, onde vimos algumas bandeiras, as mais importantes, umas fotografias da geração militar, desde o primeiro comandante até ao de hoje, uns álbuns com fotos de militares, dos seus serviços prestados à humanidade, e por aí fora. Estavam nessa sala umas armas que pudemos pegar para ver melhor. Numa mesa estava um livro, o de honra, que já vem desde há muito tempo, onde as pessoas mais importantes que vão visitar aquele quartel escrevem algo e assinam. A última personalidade que foi ao Regimento de Infantaria nº1 foi o presidente da Câmara, Jorge Botelho.

Numa parede estava um objecto que os generais utilizavam para dar sinal às suas tropas e avançarem.
Depois dessa sala, fizemos uma paragem no bar e nas casas de banho, para depois não interrompermos a visita.
E continuámos para uma sala, onde um militar (Pedro Rafael) nos deu uma explicação sobre missão, actividades e a sua história. Informou-nos sobre como estão preparados, que recebem muitos tropas de fora, das mini férias que podem ter, do seu alojamento, da visão para o futuro, das saídas profissionais que se tem no exército e, por fim, mostrou-nos uns vídeos do exército que ia comentando.
















Logo a seguir, prepararam-se para nos mostrar a evolução das bandeiras. Para tal, estavam dez bandeiras, um tropa com cada uma. Cada tropa marchava até uma zona para mostrar a respectiva bandeira, enquanto o coronel falava sobre essa bandeira.
Quando essa demonstração acabou, fomos até aos dormitórios que ficam em casernas, ver como estão organizados, e como tudo é igual para cada um. Vimos também os balneários, onde nos distraímos um pouco.















Seguidamente, fomos para o ginásio dos militares, fizemos alguns exercícios, rimos, conversámos. Apesar de os materiais estarem já um pouco velhos eram bons.



Saímos do ginásio e tivemos que nos dividir em dois grupos, um de dez e outro de nove pessoas, para podermos entrar numa salinha onde têm muitas armas. Falaram-nos da sua origem, dos nomes, das munições, dos preços e por aí fora.






Depois de os dois grupos terem visto isso, fomos para fora, onde nos esperavam dois militares com uns materiais expostos. Um deles estava camuflado para nós vermos como ficam quando têm que ir para o mato. Mostraram-nos três ou quatro armas, a melhor técnica para pegar numa arma, a mochila que levam para as saídas, o colete, as bússolas, os mapas para se orientarem, montaram e desmontaram uma arma. Um deles até nos ensinou uma técnica para saber o nosso olho de disparo. Estivemos a experimentar algumas coisas e a tirar dúvidas.

No fim, o coronel levou-nos para uma sala onde nos prepararam um lanche. Comemos e falámos sobre a visita. Depois disso, despedimo-nos.











Fábio e Sara , 10º TCOM







Disciplina de Comercializar e Vender

Sem comentários:

Enviar um comentário