BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Vista de estudo a Mafra e a Lisboa


Nos dias 4 e 5 de Fevereiro as turmas A1 e A2 do 12.º ano realizaram uma visita de Estudo a Mafra e a Lisboa, na companhia das professoras Ana Cristina Matias, Cristina Castilho e Maria Manuela Beato.
Uma das principais actividades desenvolvidas foi a ida ao Convento de Mafra, palco da obra de José Saramago. O principal objectivo da visita ao Convento de Mafra era ajudar a compreender melhor o Memorial do Convento de José Saramago, pois o podermos observar o convento ajuda a clarificar a mensagem passada no livro.
Depois do Convento de Mafra, visitámos a Casa Fernando Pessoa, que teve como objectivo permitir conhecer mais sobre a obra e vida de Fernando Pessoa. Para além disso, a ida à casa Fernando Pessoa permitiu-nos perceber melhor parte da sua mente controversa.
Já a ida ao Museu da Electricidade deu-nos uma ajuda primordial para a matéria de Física (sobre a electricidade), que iremos abordar no futuro. Também contribuiu para percebermos as condições a que os trabalhadores se sujeitavam para fornecer electricidade à cidade de Lisboa e arredores.
Por último, visitámos o Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, onde decorria uma exposição sobre a ciência forense. Esta exposição clarificou algumas ideias erradas que poderiam haver sobre ciência forense. Ainda no Instituto Egas Moniz, visitámos a casa do crime, uma casa onde professores da universidade “inventam” um crime, que os seus alunos têm de resolver. Na nossa opinião, pareceu-nos que o curso era bastante interessante, mas que deveria dar muito trabalho
Em termos de relevância da visita de estudo para a nossa cultura geral e aprofundamento de conhecimentos científicos, consideramos que esta viagem veio ajudar a conhecer um pouco mais D. João V e a sua mulher, a rainha D. Maria Ana Josefa. Para além disso, ajudou a compreender melhor a época em que ambos viviam e o seu estilo de vida. É de salientar as condições em que viviam e a fantástica biblioteca que existe no convento.
A visita à Casa Fernando Pessoa permitiu-nos conhecer um espaço cultural dedicado a este poeta, ver alguns dos seus objectos pessoais e aprofundar conhecimentos gerais sobre o autor.

A nível de conhecimentos científicos, a ida ao Museu da Electricidade veio clarificar algumas ideias e alargar alguns conhecimentos sobre a época em que a Central Eléctrica esteve em funcionamento, mostrando-nos a evolução da tecnologia e dos diversos paradigmas que a ciência actual enfrentou.
No que respeita às relações interpessoais, esta visita de estudo permitiu um melhor relacionamento, não só entre a nossa turma (A2) como entre ambas (A1 e A2).
Como balanço final podemos afirmar que a visita de estudo foi engraçada e muito activa. Há pontos positivos a destacar, como o seu contributo para o aprofundamento de conhecimentos sobre a História de Portugal (Convento de Mafra) e o seu bom auxílio para um melhor entendimento das obras leccionadas no âmbito da disciplina de Português. Por outro lado, há pontos negativos a assinalar: o alojamento ficou um bocado aquém do desejado e a visita de estudo foi relativamente curta, pois houve pouco tempo para ver tudo o que era esperado observar e realizar todas as actividades propostas.
Por último, deixamos como sugestões para a realização de futuras visitas de estudo a ida ao Mosteiro dos Jerónimos (túmulo de Luís de Camões), ao Mosteiro de Alcobaça (túmulo de D. Pedro e Dona Inês de Castro), à Batalha (palco da grande batalha de Aljubarrota) ou à famosa Quinta das Lágrimas, em Coimbra.


Edgar Costa e Gonçalo Wolf, 12ºA2



Sem comentários:

Enviar um comentário