BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Espírito de Natal na nossa BE






Visite também o site da Associação de Estudantes e visualize o seu filme de votos de Boas Festas:

http://associacao-estudantes-estavira.blogspot.com/2010/01/filme-de-boas-festas-da-associacao-de.html

Um Natal Diferente


Estava eu a pensar, como é que iria desenvolver o meu texto livre, quando vi um reclame na televisão sobre o Natal e pensei, para mim mesmo, se o Natal seria só felicidade.
Quando se pergunta a alguém o que pensa do Natal, a resposta é praticamente óbvia: prendas, Pai Natal, família, menino Jesus e, para os mais forretas, dinheiro.
Para mim, o Natal é uma data absurda. O Natal deveria ser quando o Homem quisesse e não uma data obrigatória. É óbvio que o Natal “une” as famílias e alimenta o sonho dos mais pequenos, mas é tudo uma farsa. Enquanto no mundo há quem receba as últimas inovações de brinquedos e coma todos os doces que as vovós fazem nesta época, existem milhares de crianças que nem pão têm para comer e/ou cujo Natal é passado a trabalhar.
Outras crianças são filhos de pais desempregados ou de salário baixo que não têm dinheiro para comprar comida.
No entanto, o caso mais mediático são as crianças africanas que se encontram subnutridas e que nada têm para comer. Por essa razão, existem muitas pessoas que sacrificam a sua vida para ir até África ajudar os mais necessitados.

Todavia, nem sempre é preciso muito para ajudar. Certas campanhas, como a da TMN e da UNICEF, renderam o ano passado 100.000 euros em programas de ajuda. Cada pessoa que enviasse uma mensagem gastava apenas 1 euro ou então podia ajudar através de pontos acumulados. Com este dinheiro, foi possível comprar vacinas, testes VIH/SIDA, redes mosquiteiras e alimentos para estas crianças que, não tendo um Natal dito normal, sempre ajudou um bocado. Ao fim ao cabo, não é um euro que nos faz diferença, mas é um euro que faz a diferença a estas pessoas.
Este ano, também existem campanhas interessantes. Por exemplo, o Modelo e o Continente com a campanha Arredonda. A campanha é simples. Na caixa registadora, ao fazer as compras, o funcionário quando diz o montante da compra (por exemplo, 5,45 euros) pergunta se quer arredondar, e o consumidor decide se quer e para quanto. O montante arredondado reverte para a Humanitas, uma instituição de apoio aos deficientes.
Para mim, é óbvio que uma pequena ajuda de todos era suficiente para ajudar a melhorar as condições de vida de certas crianças. Não acho que se deva ajudar só no Natal, no entanto, sempre é uma boa data para começar a ajudar.


Edgar Costa, nº7, 12ºA

Inês Guilherme, vencedora de concurso de poesia


A Inês Guilherme, aluna do 10º ano turma C2, foi uma das concorrentes ao tema livre, grupo etário até aos 15 anos, do concurso de poesia promovido pela ACAT, em colaboração com a nossa BE.
A esta aluna, que já nos confidenciou que um dos seus passatempos preferidos é a escrita, foram atribuídos dois prémios. "Tiraste-me a luz que uso para pintar o vento" recebeu o segundo prémio, e "Meu pai" o primeiro. O terceiro prémio foi atribuído a João Amorim, aluno do ensino básico, com o poema "Joana".

Tema Livre, Primeiro prémio
Meu Pai

Não sei bem como nem porquê
Mas tudo aconteceu
Foi tudo muito repentinamente
Não sei porquê mas doeu
A minha âncora havia desaparecido subitamente
Tentava esconder secretamente
As lágrimas que corriam por dentro e por fora
Eu sabia que estava na hora...

Eu vi, eu reparei, eu chorei
Lágrimas de sangue
Desabaram a minha alma
Faziam-me correr para os lenços de papel
Para limpá-las, às lágrimas, que brilhavam no meu anel
Não consegui impedir...
Senti-me tão sozinha e mal
O sabor salgado das minhas lágrimas purificadas
Que desabafavam com a minha mente
Contavam-lhe suavemente
A dor e o sofrimento

As imagens faziam uma passagem de modelos
Passavam na minha mente como um pesadelo
Não queria que acontecesse
Apenas queria esquecer
Apenas o queria voltar a ver
Apenas o queria ter
Apenas posso sonhar
Com esse dia a chegar
Quero-te de volta
Meu pai.


Inês Guilherme, 10ºC2



Tema Livre, 2º prémio

Tiraste-me a luz que uso para pintar o vento

Tiraste-me a luz que uso para pintar o vento,
Tiraste-me o fogo com que expulso a dor,
Tiraste-me a voz e o meu sentimento...
Tiraste-me tudo, menos o preto em cor..

Deixaste-me só e em sofrimento
Deixaste-me só apenas com o pensamento
Deixaste-me só e deprimente.

Tiraste-me a luz que uso para pintar o vento
Tiraste-me a vontade e cai em esquecimento
Tiraste-me a alegria e o sorriso
Deixaste-me solidão e prejuízo.

Porque é que me deixaste?
Porque é que me marcaste?
Porquê?
Porque é que me tiraste tudo?

Não sei o que fiz
Não sei o que faço
Só sei que já sorri
E agora morri.

Tiraste-me a luz que uso para pintar o vento..
Faleci em esquecimento.


Inês Guilherme, 10º C2

Projecto «Fado com letras»


A Associação Cultural e Artística de Tavira (ACAT) promoveu o projecto cultural «Fado com Letras» e convidou a nossa biblioteca (BE) a ser sua parceira. Acedemos com gosto e durante o mês de Novembro divulgámos a regulamento do Concurso de Poesia subordinado a dois temas:
1- Fado
2- Tema Livre.



No mês de Dezembro, fizemos parte do júri e estivemos na atribuição de prémios, no Cine-Teatro António Pinheiro, no dia 12. Aí felicitámo-nos com o facto de, neste concurso de âmbito nacional, um dos premiados ser aluno da nossa escola. Os nossos parabéns à Inês Guilherme, aluna do 10º ano, turma C.
Fado Com Letras

Poderão ler artigos mais detalhados sobre estas iniciativas no site (http://www. acat-tavira.webnode.com) e no blog (http://acat-tavira.blogspot.com) da ACAT.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Campanha de prevenção contra a SIDA

A turma A2, do 10º ano, sob a orientação da professora Graça Moreira, organizou uma campanha de prevenção contra a SIDA. A partir do dia 1 de Dezembro, dia mundial contra a SIDA, esteve patente na sala de convívio dos alunos uma exposição com diversos cartazes elaborados pelos alunos no âmbito da disciplina de Inglês.
Alguns desses cartazes podem agora ser vistos na apresentação electrónica que aqui vos deixamos.


quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A nossa participação no Café-teatro «Álvaro e Outras Pessoas»



De 21 de Novembro a 7 de Dezembro , a Companhia de Teatro Al-Masrah realizou um café-teatro, no Espaço da Corredoura,dedicado a «Álvaro e outras Pessoas».
A turma A2, do 12º ano, na companhia da sua professora de Português, Ana Cristina Matias, foi assistir ao último espectáculo e pode desfrutar do ambiente acolhedor. Primeiro, ouviram bem recitar e representar poemas, uns já bem conhecidos dos alunos, como “Ode Triunfal”, de Álvaro de Campos, “ Gato que brincas na rua” e “ Chuva Oblíqua (VI), de Fernando Pessoa, outros, que ainda desconheciam. Seguidamente, colaboraram na noite aberta à participação do público, tendo a Ana Raquel Claro, a Cátia Martins e a Marina Amorim lido cada uma o seu poema.


Foi um momento diferente de aprendizagem para os nossos alunos e uma forma de constatarem que a poesia vive para além das aulas de Português.


sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Teste os seus conhecimentos de Psicologia

O power point - em forma de jogo - disponibilizado nasceu de uma feliz conjugação entre o estímulo gerado pelo visionamento do filme "Quem quer ser bilionário?", as tarefas que então eram desenvolvidas na turma do Curso Profissional de Técnicos de Apoio Psicossocial (TAPSI),11º ano, e a boa vontade, o saber e a disponibilidade do aluno Tiago Manuel Vitorino que de imediato se prontificou a montar o trabalho final. É, sobretudo por ele, pela sua persistência, que se pretende mostrar este trabalho.
Profª de Psicologia - Maria Alberta Fitas


Check out this SlideShare Presentation:

http://bibliojogos.webnode.com.pt/