BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

terça-feira, 13 de maio de 2025

Cenas Hilárias, na BMAC

 Hoje há teatro na BMAC:

«CLUBE DE TEATRO “OS TÁVILAS” (AE Dr. Jorge Augusto Correia)

Dia: 13 de maio de 2025 | Hora: 21:00 h

Local: Auditório da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos

Duração: aprox. 60’ min    |    Público: maiores de 6 anos

 Grupo residente na Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, criado, coordenado e dirigido pelo professor Luís Gonçalves, é uma atividade extracurricular semanal (2,5 horas) oferecida pelo AEJAC. Conta com 12 anos de existência praticamente ininterrupta. Acolhe alunos, professores e, por vezes, funcionários, unidos pela paixão do palco. As suas atividades integram-se no Plano Anual de Atividades, no Plano Cultural de Escola e no Plano Nacional das Artes do AEJAC. Por ele passaram muitas dezenas de jovens (cerca de uma centena e meia) de diversas áreas científicas. Alguns seguiram cursos superiores de teatro ou enveredaram por áreas artísticas correlatas, como cinema ou produção audiovisual. Neste ano letivo, integrou 20 alunos e 5 professores.

 Promotor: AE Dr. Jorge Augusto Correia (AEJAC)

Coordenador PCE/PNA AEJAC: Reinaldo Barros

Diretor / encenador / adaptação de textos dramatúrgicos: Luís Gonçalves

Elenco:

professores: Reinaldo Barros | Anabela Quaresma | Anabela Marques | Cristina Martins | Luís Gonçalves

alunos: Aleksandra Petrova (12º C2) | Catarina Costa (10º E) | Catarina Mêda (10º E) | Gabriela Nunes (11º C4) | Joana Santana (11º E2) | Lucas Martins (12º E) | Marisa Aguilar (12º C3) | Raquel Duarte (12º A1) | Teodemira Gomes (11º E2) | Valentina Bonilla (11º E1) | Vasco Salvador (11º E1) | Lívia Rodrigues (11º C4) | Soraia Pereira

Apoio técnico ao espetáculo: CM Tavira

Apoio: Câmara Municipal de Tavira / Biblioteca Municipal Álvaro de Campos

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Reinaldo Barros

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Prémio, fase regional, Concurso Euroscola

ESJAC contemplada no Concurso Euroscola 2025, organizado em Portugal  pelo IPDJ e pelo Gabinete do Parlamento Europeu. Este concurso tem por objetivo  familiarizar os jovens com o funcionamento das instituições europeias, consciencializá-los sobre a sua condição de cidadãos europeus e a sua intervenção na organização futura da Europa, e  oferecer uma tribuna onde possam exprimir as suas opiniões e valorizar o seu envolvimento no projeto europeu.

 

Madalena Correia (11.º C1)

3.º lugar na fase regional do Concurso Euroscolas 2025

"Dá voz à tua voz" e Clube Europeu ESJAC


No dia 6 de maio, ocorreu na ESJAC uma sessão com a Europe Direct Algarve: Unidos pelo nosso futuro. 

Houve uma apresentação sobre a EU, um momento sobre a importância da participação dos jovens, “Dá voz à tua voz”, a apresentação da Estratégia Municipal de Juventude, e ainda um debate sobre: “O que mudarias em Tavira?”, com a presença de elementos do município.

A seguir, ocorreu a cerimónia de inauguração do Clube Europeu da ESJAC.


 

 


APEE do AEJAC na Rádio Gilão: Inteligência Artificial na escola

 Semana do Bem-Estar digital.

Programa na Rádio Gilão dedicado ao tema: Inteligência Artificial na escola - O papel dos pais, professores e alunos numa nova era da educação, com Paula Santos (Associação de Pais do AEJAC) e Luís Horta, especialista em IA Educativa.

Vamos ouvir?


Prémios para alunos de Biologia, 12.º ano

 Celebração do Talento e do Conhecimento

na Escola Secundária de Tavira


 No dia 8 de maio, a Escola Secundária de Tavira foi palco de um momento de reconhecimento e celebração do esforço e criatividade dos alunos do 12º ano de Biologia (turmas A1 e A2). Às 9h00, na sala 30, decorreu a aguardada sessão de entrega de prémios do concurso de cartazes "Manipulação da Reprodução Humana – Conhecer para Prevenir e Apoiar", uma iniciativa que procurou sensibilizar a comunidade educativa para a importância da saúde reprodutiva. 

 O concurso revelou o talento e o compromisso dos participantes que demonstraram, através dos seus trabalhos, uma profunda compreensão da temática e uma grande capacidade de transmitir mensagens impactantes. O júri, composto pelos professores Cristina Matias, Reinaldo Barros e Rui Carmo, teve a difícil tarefa de selecionar os melhores trabalhos entre tantas criações notáveis. Após uma criteriosa avaliação, foram distinguidos os seguintes alunos: 

 1.º Prémio – Maria Janeiro e Petra Cabrita 

 2.º Prémio – Afonso Matos e Yin Mo Tong 

 3.º Prémio – Marta Viegas e Sofia Penteado 

 Menções Honrosas – Beatriz Rosário, Laura Bubostivili e Joana Oliveira,  Ísis Sares e Rita Teixeira 


 

 Os prémios foram gentilmente oferecidos pela Porto Editora e pela Leya Editores, que contribuíram para valorizar ainda mais esta iniciativa.  

Este projeto, promovido e coordenado pelos docentes de Biologia, Aurora Carmo e Pedro Gabriel, não teria sido possível sem o envolvimento e apoio de toda a comunidade escolar. Destacamos o papel fundamental dos alunos que se empenharam com dedicação, dos professores que orientaram e incentivaram a reflexão crítica, do júri que avaliou com responsabilidade e justiça, da Biblioteca Escolar que deu suporte ao evento e dos assistentes operacionais que ajudaram a garantir que tudo decorresse na perfeição.  

 

Pedro Gabriel (Professor do Grupo 520)

 

sexta-feira, 9 de maio de 2025

Bem-Estar Digital: dicas para Encarregdos de Educação

 Folha informativa da DGE:




Como reconhecer conteúdos criados por inteligência artificial?


 Semana do Bem-Estar Digital

Não te deixes enganar confundindo um produto da IA e um produto fruto do conhecimento, espírito crítico e criatividade humana.


 

«Como identificar imagens geradas por inteligência artificial?

A identificação de imagens geradas por inteligência artificial exige um olhar atento aos detalhes. Elementos como mãos com dedos a mais ou deformados, fundos desfocados ou incoerentes, sombras e reflexos mal posicionados podem ser indícios de que se trata de uma imagem sintética.

Para além da observação visual, é útil recorrer a ferramentas de verificação, como motores de pesquisa por imagem (por exemplo, Google Lens ou TinEye), que permitem rastrear a origem da imagem e verificar se já foi publicada anteriormente.

Quando disponível, a análise dos metadados do ficheiro pode também fornecer pistas relevantes sobre a sua criação.

Adicionalmente, existem plataformas específicas de deteção de conteúdos gerados por IA, como Hive, Illuminarty ou AI or Not, que analisam as características da imagem e indicam a probabilidade de esta ser artificial.

2. Como identificar vídeos gerados ou manipulados por IA?

A deteção de vídeos gerados ou manipulados por inteligência artificial implica uma análise atenta de diversos elementos.

As incongruências visuais são um dos primeiros sinais a observar: movimentos labiais que não coincidem com o áudio, expressões faciais estranhas ou repetitivas, e movimentos corporais pouco naturais podem indiciar manipulação digital.

No som, as vozes sintéticas distinguem-se frequentemente por uma entoação pouco expressiva ou por pausas e ritmos artificiais.

Para além da análise do conteúdo em si, é fundamental contextualizar a fonte do vídeo: verificar o canal onde foi publicado, a data de publicação e cruzar essa informação com fontes fidedignas.

Atualmente, existem também ferramentas especializadas na deteção de vídeos manipulados por IA, como o Deepware Scanner ou o InVID, que ajudam a identificar deepfakes e outras formas de manipulação audiovisual.

3. Como identificar textos e narrativas falsas?

Para identificar textos e narrativas falsas, é essencial adotar uma postura crítica e informada.

Um primeiro passo consiste na verificação de factos, através de plataformas especializadas como o Polígrafo, o Observador Fact Check ou fontes internacionais como o Snopes, que analisam a veracidade das informações difundidas.

Os textos gerados por IA tendem a apresentar certos padrões, como frases genéricas, repetições e incoerências internas.

Outro sinal de alerta é a ausência de fontes credíveis ou a presença de testemunhos vagos, frequentemente atribuídos a figuras não identificadas, como "um especialista".

Para complementar a análise, podem ser utilizadas ferramentas de deteção de texto artificial, como o GPTZero ou o AI Text Classifier da OpenAI, que ajudam a avaliar a probabilidade de um texto ter sido escrito por um sistema de IA.»

Extraído de Como reconhecer conteúdos criados por inteligência artificial?, Blogue RBE

Bem-estar digital: Desafia-te com um quiz ! (4)

 Ter bem-estar digital é saber e fazer as opções corretas.


 

  Desafia-te com o quiz 4 disponível no Kahoot e produzido por alunos do 12.º TGPSI.

 


Inteligência Artificial na Escola: o papel dos pais, professores e alunos, BMAC, 10 de maio

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do AEJAC – Tavira, em colaboração com a Equipa de Desenvolvimento Digital do Agrupamento e o Centro de Formação dos Agrupamentos de Escolas (CFAE) do Levante Algarvio, tem o prazer de convidar toda a comunidade educativa a participar na palestra:

Inteligência Artificial na Escola: o papel dos pais, professores e alunos.

 Data: 10 de maio. Hora: 11h00. Local: Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, Tavira

 Esta sessão será dinamizada pelo Professor Luís Horta, especialista em Tecnologias Educacionais, com mais de 25 anos de experiência no ensino e na formação de docentes.

A palestra abordará temas de grande atualidade e relevância:

O impacto da Inteligência Artificial no ambiente escolar

O papel dos educadores e das famílias na transição digital

Estratégias pedagógicas adequadas a diferentes faixas etárias

Riscos e desafios do uso não crítico da IA

As novas profissões da era digital

A urgência de uma resposta educativa estruturada

 


 

quarta-feira, 7 de maio de 2025

Bem-estar digital: Dicas para alunos

 Para o teu bem-estar digital, deves escolher o equilíbrio entre atividades online e offline,.

Visualiza a apresentação Recomendações e dicas práticas para alunos e age em conformidade.


Acede ao Folheto Informativo equivalente, da DGE.

terça-feira, 6 de maio de 2025

Rádio Jovem: Semana do Bem-Estar Digital no AEJAC

O programa Rádio Jovem, emitido pela Rádio Gilão, e  conduzido por Beatriz Saraiva e Paula Santos (Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do AEJAC) dialogam com as professoras Ana Cristina Batista, Conceição Santos e Paula Viegas e vários alunos sobre a Semana do Bem-Estar Digital e como é necessário ser parcimonioso, seletivo e crítico no uso equilibrado das diferentes funcionalidades do digital.

Desliga-te…  para te ligares!


 Vamos ouvir?


 

Bem-estar digital: Desafia-te com um Kahoot ! (2)

 Saber fazer as opções corretas é a chave para uma vivência com bem-estar digital.

 


 Desafia-te com  o Kahoot  (2) produzido  por alunos do 12.º TGPSI.

segunda-feira, 5 de maio de 2025

Dia Mundial da Língua Portuguesa: podcast

Celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa: A sua expansão e a influência mútua das línguas, enriquecendo-se mutuamente. 

Áudio produzido por  Denis Arotaritei, Lourenço Galhóz e Pedro Campos, 11.º B.


Ouvir no spotify

Bem-estar digital: Desafia-te com um Kahoot!

 Alunos do 12.º TGPSI  desenvolveram quizzes interativos na plataforma Kahoot, baseados nos conteúdos do Quiz4You SeguraNet. Esta atividade teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a importância da cidadania digital, segurança na internet e bem-estar digital.

 Professora São Santos (Grupo 550)

 


 Joga o Kahoot e testa os teus conhecimentos.