Recurso Educativo:
Citar e referenciar, normas APA ( 7.ª ed.)
Como elaborar uma bibliografia ou incluir as referências bibliográficas num trabalho escrito. Recurso em pdf disponibilizado pela RBE.
Recurso Educativo:
Citar e referenciar, normas APA ( 7.ª ed.)
Como elaborar uma bibliografia ou incluir as referências bibliográficas num trabalho escrito. Recurso em pdf disponibilizado pela RBE.
Uma obra que aguarda novo leitor:
O FUTURO DA TERRA EXPLICADO A QUEM PENSAVA QUE O COMPREENDIA
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O futuro da Terra explicado a quem pensava que o compreendia
de Luís M. Aires
Editora: Edições Sílabo
Edição: 1.ª ed.
Ano de edição: 2021
Páginas: 99 p. : il.
ISBN: 978-989-561-156-0
N.º de registo: 12320
Cota ESJAC: 50 AIR
Luís M. Aires, doutor em ciências biológicas, procura, de uma forma acessível, mas com rigor científico, explicar que o que está em perigo não é o Planeta Terra, mas, sim, o futuro da espécie humana e de muitas outras espécies que nele ainda habitam.
A translação da Terra continuará por milhares de milhões de anos, mas
as variadas espécies não. Desde que há vida na terra, há cerca de 4
000 milhões de anos, já se registaram cinco extinções em massa. Quais
serão as próximas que não conseguirão adaptar-se às variações do
ambiente e, consequentemente, sucumbirão? Que medidas a tomar para
prolongar a vida da espécie humana na Terra?
Após a apresentação de diversos dados científicos, seguidos do seu comentário, o autor termina com um apelo para o regresso a um novo estado de harmonia com o ambiente. Acredita que ainda é possível reverter a anunciada calamidade, se, cada um de nós, mudar os seus hábitos de consumo, de alimentação, de intervenção social e de conceção do que é vida de qualidade: “É urgente encarar o sistema Terra como aquilo que é realmente: um sistema material fechado e finito; uma nave espacial com uma provisão infinita de energia (solar)” (p. 93).
Livro recomendado PNL2027 - 2022 1.º Sem. - Ciências e Tecnologias -
Cultura e Sociedade - Literatura - dos 15-18 anos - maiores 18 anos –
Fluente.
Ana Cristina Matias
(Professora do Grupo Disciplinar de Português)
Vem observar, resolver os desafios e aprender com os alunos do Curso de Ciências e Tecnologias.
E, claro, não deixem de apreciar os trabalhos de Educação, Desenho e Oficina de Artes que estão patentes nas várias salas da Casa das Artes.
Gestão do orçamento, Poupança e Notas de Euro são os temas que serão explorados por elementos do Banco de Portugal, em cada uma das quatro sessões a serem realizadas no Auditório ESJAC, amanhã, dia 28 de novembro.
Esta é a primeira iniciativa do Ciclo de Palestras de Economia, organizadas pelo Clube Europeu ESJAC, em articulação com Cidadania e Desenvolvimento e cooperação da Biblioteca ESJAC.
O público-alvo são todos os cursos do ensino secundário. Se a tua turma ainda não está inscrita, podes sempre sugerir ao teu Diretor de Turma o interesse da mesma ou comparecer, individualmente, na sessão da tarde (14h35).
A Semana da Ciência e da Tecnologia contou com a abertura da Exposição interativa de Biologia e Geologia na Biblioteca ESJAC, no dia 26 de novembro, e ainda uma sessão orientada de como bem registar as fontes consultadas em qualquer trabalho escrito e o seu registo com um gerador de referências APA, segundo a mais recente atualização de 2024.
Vem observar e participar!
Os alunos do Curso de Artes Visuais partiram de poemas de Álvaro de Campos e criaram obras artísticas agora patentes na Exposição "Com as malas feitas e tudo a bordo", na Casa das Artes ( 18 a 30 NOV.). A exposição está aberta todos os dias das 17h00 às 19h00. Fora dessas horas, a visita tem de ser marcada.
Uma das salas é dedicada à exposição de gravuras resultantes da frequência da Oficina de Iniciação à Gravura em Metal, na Oficina Bartolomeu dos Santos, tendo como formador Bertílio Martins
Mais uma atividade no âmbito da Festa dos Anos de Álvaro de Campos.
(Cartazes da autoria do Professor Reinaldo Barros)
CONVITE:
Convido toda a comunidade educativa (Docentes, não docentes, Encarregados de Educação, Pais, Família) a participar, em corrida e/ou andar (cerca de 1km), no percurso do corta-mato escolar, no dia 27 de novembro (4.ª feira) de 2024, por volta das 12:30.
Pretende-se incentivar a prática de atividade física, de um modo saudável, de ligação com a escola, demonstrando a importância da mesma.
O vosso apoio/colaboração é muito importante!
A Coordenadora do Desporto Escolar,
Maria de Fátima Baltazar
Nota: os participantes não estão abrangidos pelo seguro escolar.
Boletim Biblio ESJAC, n.º 49, com variadas obras em destaque, da área da Literatura, da História, da Filosofia e também, das Ciências, já que a Semana da Ciência e da Tecnologia está a decorrer.
Filosofia na sua origem etimológica significa amor pela sabedoria e, para tal, há que ler, refletir, questionar, debater, num retomar incessante.
Espreita as sugestões bibliográficas que o Grupo de Filosofia deixou em destaque no espaço da biblioteca.
Vem praticar a leitura presencial ou requisita um deles para leitura domiciliária.
O Curso Profissional de Técnico de Ação Educativa (10.º e 11.º anos TAE) está a desenvolver atividades de sensibilização para os assuntos que afetam as crianças e o seu futuro.
Hoje, 20 novembro, Dia Universal dos Direitos das Crianças, montaram, na Sala dos Alunos, um estendal alusivo aos artigos da Declaração dos Direitos da Criança. Estes, recorde-se, defendem os interesses civis, políticos, económicos, sociais e culturais de todos os seres humanos com idade inferior a 18 anos.
Dá o teu contributo!
Semana da Filosofia, 2024
Um livro em apreço: Estudos sobre o ser
Por Jorge Rosa (Professor de Filosofia)
Estudos Sobre O Ser é um livro de Mafalda de Faria Blanc, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e professora do departamento de Filosofia da mesma Faculdade, que nos convida a fazer uma viagem pela Ontologia, numa publicação da Fundação Calouste Gulbenkian.
Assistimos a uma vertente sobre o Ser e Pensar, numa emergência do itinerário da Ontologia Clássica. Um estudo que se propõe delimitar o que é a coisa mesma da filosofia, o seu objetivo de estudo e que tipo de saber lhe corresponde. Todo o pensamento é pensamento de alguma coisa, uma viagem ao Ente, como horizonte de abertura para compreender o objetivo da Ontologia (estudo do Ser), enquanto ciência.
A autora procura delimitar o projeto fundamental inerente à ideia de filosofia, independentemente das suas diversas concreções históricas. A pergunta pelo ente possibilita a emergência do ser e, com ele, o aparecimento do tema expresso do filosofar. Nesta obra estamos perante o sentido do ser, bem como a sua análise. O ser diz-se do ente em múltiplos modos ou aceções. A tematização do sentido do ser é condição prévia de um discurso ontológico.
Defende-se que a tarefa do filósofo consiste na elaboração de uma ontologia que, respeitando os momentos constitutivos de toda a teoria geral do ser, seja capaz de reformular os princípios e os dados desta ciência numa visão de conjunto mais unitária e profunda. Verificamos que na Ontologia, a abordagem temática do ser e a sua determinação conceptual é já um momento posterior à compreensão implícita do ser, no interior da qual o homem habita. Por isso, nesta obra são tratados temas como Deus, o Mundo e o Homem, e filósofos como Aristóteles e Heidegger.
Filosofar é interpretar a realidade, isto é, dar-lhe um sentido, assim, o filosofar está determinado pela liberdade, não só pelo modo interrogativo com que descobre a incontornável anterioridade da realidade envolvente, como ainda pela forma criadora com que a ela se dispõe e compromete.
É também mencionado neste livro a questão da manifestação do ser e beleza. A beleza helénica tornar-se-ia inteligível até que a mística orientalizante de Plotino, sem nada renegar do legado anterior, a restituísse à sua original pertença noturna. A beleza espiritualiza-se, infinitiza-se, vincula-se à transcendência do Uno, referindo esse mesmo como energia irradiante, ato infinito do ser, fonte transbordante da cadeia dos seres. A beleza do ser é tratada nesta obra segundo os filósofos Heráclito, Platão, Plotino, São Tomás de Aquino, Kant, Schelling e Hegel. Malembrache também é mencionado como luz e movimento do espírito, bem como Descartes, que nos direciona para a defesa do primado incondicionado da intuição intelectual no conhecimento racional. Quer se trate de matemática, física ou metafísica, estamos perante a descoberta da especificidade do espírito, a sua inequívoca demarcação de tudo o que é vivência psicofísica.
Mafalda Blanc, no seu livro Estudos Sobre O Ser, remete-nos para o mundo das essências últimas, uma viragem metafísica que sustenta o princípio do “Ontos” [Ser, enquanto tal], numa abordagem científica e filosófica. Recomenda-se este livro a todos os que amam a filosofia, e que possuem algumas noções da mesma, de tal sorte: “A filosofia de Heidegger é essencialmente reflexão sobre a experiência do pensar, explicitação do seu sentido, indagação do que nos convoca a pensar”.
«Biblioteca Escolar: C de Curiosidade ![]()
A biblioteca escolar é, antes de tudo, um território de curiosidade.
Ela é um convite ao desconhecido
, um lugar onde as perguntas encontram soluções
e as respostas geram novas perguntas. A curiosidade impele a explorar o mundo
e encontra na biblioteca um solo fértil para crescer
.
Ao entrar numa biblioteca escolar, os alunos são convidados a saírem das suas zonas de conforto
e a embarcarem em viagens que vão além dos limites da sala de aula
. Ali, podem debruçar-se sobre mapas antigos
, explorar mundos fictícios através da literatura ![]()
ou investigar os mistérios da ciência e da tecnologia
.
É nesse ambiente que a curiosidade deixa de ser apenas uma inquietação
passageira e se transforma num instrumento poderoso de aprendizagem.
Os recursos oferecidos pela biblioteca — sejam livros físicos
, e-books
, filmes
ou jogos
— não apenas saciam a sede de conhecimento
, mas também a amplificam. A biblioteca é uma ponte entre o que se conhece e o que ainda está por descobrir
.
Também o professor bibliotecário é crucial para alimentar a curiosidade
. Com orientação, os alunos aprendem a navegar pelo vasto mar de informações disponíveis
, desenvolvendo o gosto por investigar, questionar e ler o mundo à sua volta. ![]()
.
Na biblioteca escolar, "C" é de curiosidade — a chave
que abre portas para o conhecimento e para a imaginação
. É esse espírito curioso que transforma leitores em exploradores
e que faz da biblioteca um verdadeiro laboratório de ideias e descobertas ![]()
.»
Publicação facebook da RBE, 19 nov. 2024.
A Semana da Filosofia (18 a 22 de novembro) está a decorrer numa cooperação entre o Grupo disciplinar de Filosofia e a Biblioteca.
Já reparaste nos painéis de Filosofia na Sala dos Alunos? Já reparaste nos elementos em destaque na Biblioteca?
Vem daí ver, observar, pensar e dialogar.
Os alunos do AEJAC têm
muito gosto em convidar os seus colegas, pais, encarregados de educação e
professores para a inauguração da exposição, “Com as malas feitas e tudo a bordo”, na Casa das Artes, dia 18 de novembro, às 18h30.
A exposição tem trabalhos de Educação Visual, Desenho e Oficina de Artes, desenvolvidos no âmbito da Festa dos Anos de Álvaro de Campos, e em articulação com a poesia de Álvaro de Campos.
A inauguração conta com um momento de Poesia Encenada, em articulação com Português, e com orientação de Vítor Correia (Armação do Artista).
Poemas motivadores da exposição.
Poesia Encenada: as escolhas poéticas dos Bombeiros Municipais de Tavira
Obs. : Para agendar uma visita de estudo com uma turma a esta exposição, entre 20 e 29 de novembro, enviar um E-mail para: anacristinamatias@aejactavira.pt