Ser professor é dedicar-se aos seus alunos.
Um poema do Professor Jorge Rosa (Grupo de Filosofia)
Nas escolas portuguesas, já há muito que
a biblioteca deixou de ser apenas um espaço ou um serviço prestado aos alunos.
Graças ao trabalho dos Professores
Bibliotecários e da Rede de Bibliotecas Escolares, as bibliotecas são hoje uma
plataforma crítica para a gestão curricular.
O currículo nacional português,
estipulado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória,
é absolutamente claro sobre as finalidades da escola. No tempo de profunda
transformação da nossa relação com o conhecimento, no tempo da avalanche de
informação, no tempo em que o digital nos transforma e nos interpela, o
desenvolvimento de competências que vão para lá da memorização torna-se
urgente. Pensar criticamente, avaliar fontes de informação, debater, criticar,
analisar, resolver problemas, trabalhar colaborativamente, integrar
conhecimento são dimensões chave para o sucesso.
Na biblioteca, os saberes estão sempre
cruzados e interligados. Por muito que tentemos arrumar os livros em secções
estanques, eles dialogam entre si, os temas conversam, a ficção convida ao
aprofundamento dos factos, os factos tornam-se chave para aprofundar a fruição.
Não há, pois, flexibilidade curricular que não aproveite esta atmosfera de
saber partilhado.
Com um leque diversificado de modalidades e outros projetos desportivos associados, O Desporto Escolar pretende oferecer e despertar, nos nossos jovens, o desejo da participação em atividades desportivas, proporcionando e promovendo o gosto pela prática regular da atividade física, num ambiente que permita a transmissão de valores, dando sentido a um estilo de vida saudável.
M.ª Fátima Baltazar
(Coordenadora Desporto Escolar AEJAC)
Gostarias de ter um colega do 12.º ano que te apoiasse na integração no Ensino Secundário e na nossa escola?
Inscreve-te junto do teu Diretor de Turma. Mais informações
no SPO (Serviço de Psicologia e Orientação).
Cartaz enviado pela psicóloga Carla Lúcio.
És beneficiário da Ação Social Escolar (1.º e 2.º escalão do abono de família)?
Então, vai à Secretaria (Serviços Administrativos) e concorre à bolsa de mérito do ensino secundário até 30 de setembro.
Ler artigo: Bolsa de mérito do ensino secundário, o que é preciso.
https://www.montepio.org/ei/pessoal/pais-e-professores/bolsa-de-merito-do-ensino-secundario-o-que-e-preciso-para-receber/
Opta por uma das 13 modalidades desportivas e inscreve-te no Desporto Escolar junto do teu Professor de Educação Física. O exercício físico só faz bem!
(Cartaz enviado pela Professora Fátima Baltazar)
A receção aos alunos do 10.º ano contou com a apresentação dos membros da direção do Agrupamento, um momento em sala de aula com o diretor de turma, seguido de uma visita guiada à escola com mentores do 12.ºano: Lourenço Martins e Sofia Cruz guiaram os alunos do 10.º A2; Adriana Gaspar e M.ª Beatriz Botelho o 10.º C1, Filipa Regalo e Rafael Correia acompanharam o 10.º A3, Beatriz Saraiva o 10.º B e, por fim, Miguel Rosa liderou os alunos do 10.º E.
A Biblioteca foi um dos locais visitados. Aí houve lugar a um breve discurso de boas-vindas pela professora bibliotecária e a assistente operacional, bem como uma apresentação dos recursos e serviços deste espaço. Os mentores destacaram que a Biblioteca dinamiza várias atividades para os alunos, é um bom espaço para ler e estudar, requisitar obras e dicionários ou fazer trabalhos com uso dos computadores.
O ano escolar 2022/23 arrancou no dia 13 de setembro com a receção aos alunos do 10.º ano, Cursos Técnico Profissionais, no dia seguinte, iniciaram as aulas para os 11.º e 12.º anos dos Cursos Profissionais. Sexta-feira, dia 16, a partir das 10h00, é a vez da receção aos 10.º anos dos Cursos Científico-Humanísticos, regressando os restantes alunos dos 11.º e 12.º anos na próxima segunda-feira, dia 19.
BEM-VINDOS! A Biblioteca ESJAC oferece um espaço e vários serviços para um melhor sucesso escolar.
O mundo literário português ficou mais pobre!
Dois jovens tavirenses, Inês Viegas Oliveira e Mariano Alejandro Ribeiro, apresentam a sua nova revista literária LIMOEIRO REAL | 24 de julho às 18h30 | Biblioteca Municipal Álvaro de Campos |
O livro A mais breve história da Rússia, de José Milhazes, é apresentada pelo Professor de História, José Couto, no dia 16 de julho, às 17h, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, Tavira.
Neste Encontro com Autores, José Milhazes está disponível para responder às perguntas do auditório no momento do debate, também moderado pelo Professor José Couto.
Compareça!
TRÊS ALUNAS DO CURSO DE ARTES VISUAIS PREMIADAS COM A MENÇÃO HONROSA NAS OLIMPÍADAS DA CULTURA CLÁSSICA 2021-2022
Quinze alunos das turmas do 11.ºE e 12.º E participaram nas Olimpíadas da Cultura Clássica 2021-22.
Segundo Regulamento: “As Olimpíadas da Cultura Clássica são um concurso que pretende estimular a curiosidade e alargar os conhecimentos dos alunos sobre temas de Cultura Clássica, através de desafios que apelam à escrita, à expressão artística e ao domínio de ferramentas digitais.” Nas disciplinas de Desenho A e Cidadania e Desenvolvimento, com o professor Reinaldo Barros, as duas turmas de Artes Visuais analisaram os diversos temas e conflitos abordados na peça de Sófocles “Antígona”, uma das obras propostas para estas Olimpíadas.
Os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre a atualidade dos temas abordados por Sófocles. Ana Alegre, do 12º E, expressou a seguinte opinião:
“Na obra Antígona, o que mais me impactou foi a posição que a protagonista assumiu quando surgiu uma situação de injustiça: um dos seus irmãos pôde ser enterrado gloriosamente e o outro, apelidado de traidor, foi abandonado aos animais necrófagos. A personagem feminina defendeu o que achava justo, sem nenhum temor, enfrentando a autoridade da época, apesar de saber que seria condenada à morte por fazê-lo, já que as mulheres não tinham quaisquer direitos como seres humanos. Admiro a coragem de Antígona, por enfrentar tudo e todos em prol do que sente e do que se vê no direito de fazer.
Nos dias de hoje, a questão da desigualdade dos direitos ainda é notória, na nossa sociedade, e penso que temos ainda um longo percurso a fazer para alcançar a igualdade.”
Carolina Reis escreveu:
“Aquilo que mais me tocou foi a posição de Antígona de querer que o irmão fosse enterrado dentro da cidade, pois devido aos laços de parentesco, o rei deveria ter permitido que houvesse um enterro digno de um ser humano. Deveria ter havido uma reunião para que fosse discutido, de forma civilizada, o enterro, sendo que os argumentos de Antígona deviam ter sido ouvidos por mais pessoas.
Através de “Antígona”, é possível refletir sobre a questão dos direitos humanos.”
O júri decidiu premiar as seguintes alunas do nosso Agrupamento com uma Menção Honrosa:
Dora Rita Lourenço Azevedo, do 11ºE;
Letícia da Conceição
Martins,
do 11ºE;
e
Cíntia Filipa Baltazar Bento, do 12ºE.
A cerimónia dedicada aos alunos e professores que se envolveram nestas Olimpíadas teve lugar no dia 8 de junho, a partir das 14h30, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Anfiteatro III).
Manuela Pargana Silva, Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, enviou-nos a seguinte mensagem:
“As nossas felicitações pelo desempenho e criatividade dos vossos alunos, e pelo trabalho dos professores que os desafiaram e apoiaram a sua participação nesta iniciativa.”
Reinaldo Barros
(Professor de Artes Visuais)
Uma ação de formação de curta duração, na sequência do desenvolvimento do Projeto Erasmus+, Professor da Era Digital formada por parte teórica e workshop de aplicação prática em cada um dos dias da sua realização: 6 e 7 de julho.
Inscrições até 24 de junho . Os interessados poderão escolher inscrever-se numa das ações ou nas duas:
Apps e aprendizagem I
e/ou
Apps e aprendizagem II.
Excerto de O Ano da Morte de Ricardo Reis sobre o Dez de Junho de 1936. A perspicaz ironia de José Saramago sobre as comemorações de então e o grave esquecimento de Fernando Pessoa.