BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

terça-feira, 15 de junho de 2010

TORNEIO INTER-TURMAS DE VOLEIBOL e PASSEIO PEDESTRE


O Grupo de Educação Física da Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Correia promove nos dias 14 e 15 de Junho actividades desportivas, mais concretamente voleibol e um passeio pedestre.

O dia 14 será preenchido com a realização de um torneio inter-turmas de voleibol, para os alunos do 10.º ano, no pavilhão desportivo, entre as 9:00 e as 16:00h.
No dia 15 realizar-se-á um passeio pedestre com saída da nossa escola às 9:30 e regresso ao 12:30.

Pretende-se, principalmente com a caminhada, proporcionar aos alunos, funcionários e professores, para além do benefício físico, um são convívio no término do ano lectivo.


Ponto de Encontro – “Rosa dos Ventos”, junto ao Parque de Estacionamento da Escola.

Hora – 9h 00min, (Saída às 9h 30min.)

Duração da Actividade: +/- 2h 30min.

Percurso: Escola – Sta Luzia (pelo caminho da ciclovia) – Sta Luzia (marginal)– Escola (ciclovia).

Hora Prevista de Chegada à Escola
: 12h 30min.

Obrigada pela participação!
________________________________________

A MARCHA

A marcha é uma actividade física de lazer, e de impacto mínimo no meio ambiente, quer ao nível da fauna, quer ao nível da flora. Esta actividade associada à orientação de um monitor, permite que a marcha atinja o seu objectivo essencial: uma actividade de lazer com segurança.

Regras básicas

O grupo deve manter uma cadeia de ligação entre si (VISUAL), de modo a permitir a manutenção dos elementos em grupo. A responsabilidade de manter o contacto visual é sempre do último elemento. (O contacto visual torna-se o factor mais importante nos casos de alterações climatéricas, sobretudo em situações de nevoeiro. Nestas situações, é necessário que o elemento mais experiente saiba orientar o grupo).
- Procura seguir pelos trilhos, assim evitarás esmagar a flora.
- Lembra-te de que o barulho, além de assustar os animais, não te permite ouvir o cantar das aves e observar outros animais.
- Na Natureza não tires mais do que fotografias, não deixes mais do que as tuas pegadas. (PROVÉRBIO DO MONTANHISMO). O coleccionismo individual na natureza é irresponsável. Imagina o que seria um grupo de 50 jovens estudantes a recolher exemplares para as suas colecções, no mesmo local. Seria o despojo total da riqueza desse lugar.
- As embalagens de comida e de bebida devem regressar contigo, pesam muito menos vazias!

O Equipamento pessoal:

- O calçado é muito importante, já que o desconforto dos pés se transmite a todo o corpo. Para passeios curtos, em terrenos pouco irregulares, com tempo seco, umas sapatilhas vulgares são adequadas. Poderás utilizar botas sintéticas (trekking), que se caracterizam pela sua leveza, resistência e conforto. O tamanho do calçado deve ser escolhido no sentido de permitir o uso de um par de meias interiores em algodão, reforçadas por um par de meias de Algodão com felpa;

- Nunca fazer uma marcha longa com calçado novo.

- A roupa adequada para a marcha será talvez o elemento mais difícil de escolher, já que depende de vários factores imprevisíveis, como as condições climatéricas.
- As calças de algodão poderão ser práticas no Verão, mas, se chover, demoram muito a secar e perdem o isolamento térmico. As de fibra sintética secam mais rapidamente e, mesmo molhadas, são um óptimo isolamento térmico, devido à sua baixa condutividade térmica;
- A roupa para a parte superior do corpo segue os princípios atrás descritos. Uma t-shirt de algodão, uma sweat-shirt e um impermeável com carapuço (peça que deve sempre fazer parte do equipamento e que poderá ser transportado na mochila).
- Chapéu ou boné.

Lembra de que, durante a marcha, o tempo pode mudar rapidamente, pelo que é vulgar haver sol, chuviscos e vento alternados, num só dia.

Transporte de material na mochila

A mochila é o suporte físico para transportar o indispensável para a marcha: roupa, comida, água, etc. A sua escolha é tão importante como o calçado, já que uma opção errada pode, com o uso, vir a criar lesões na coluna vertebral.

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: GRUPO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Sem comentários:

Enviar um comentário