O mês de Outubro é o mês das Bibliotecas escolares, por isso montámos uma exposição sobre «Bibliotecas famosas e Bibliotecas que fazem história», entre as quais destacamos, aqui, a Biblioteca de Alexandria e a British Library, em Londres.
Os alunos do 10º ano, motivados pelos professores de Português, definiram o conceito actual de biblioteca e, após uma primeira selecção, as definições mais bem conseguidas completaram a exposição em decurso.
Para o nosso blog, fizemos uma segunda selecção e escolhemos uma definição por turma, exemplificativa do trabalho dos alunos:
BIBLIOTECA: Um sítio aberto a todo o público para que possamos encontrar-nos com todos os tipos de cultura a custo zero. Das Municipais às Mundiais, são pequenas ou grandes salas de enorme conhecimento, parte dele ainda por descobrir.
Alexandre Matias, 10º A1
Sempre que procuramos um sítio de sabedoria e história, podemos situar-nos na Biblioteca, onde vamos encontrar conhecimento, cultura e ainda paz de espírito.
Marina Gonçalves 10.ºA2
A biblioteca é o caminho do saber,
É a luz do conhecimento,
É a porta da inspiração,
É o olhar da sabedoria,
É o horizonte da exploração.
Ana Catarina Monteiro, 10ºA3
A biblioteca não é só um lugar com estantes e livros, mas sim um lugar onde se aprende e descobre.
Pedro, 10ºC1
A biblioteca é uma casa que tenta arrumar o passado, o presente e o futuro em prateleiras de uma estante.
Sandra Ramos, 10ºC2
A Biblioteca é fonte de sabedoria, de informação, de consulta, de interesse intelectual e , sobretudo, de amor à leitura.
Ana Silva, 10º E
A Biblioteca é um lugar mágico onde a imaginação floresce no meio de uma floresta silenciosa de livros.
Ana Laura Mascarenhas, TGES, 1º ano
BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA
Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira.
"LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM."
Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Prezadas professoras e alunos
ResponderEliminarFiquei muito feliz e admirada pelo lindo trabalho que fizeram. Sou, também, frequentadora de bibliotecas, onde encontro, a cada leitura, acolhimento e paz; e muito grata a todos que contribuem para proclamar ideias e refletir sobre o valor mágico das palavras do mundo.