BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Palestra interpares de Matemática abre a Semana da Cultura Científica, 2015

Decorreu hoje, pelas 11h30, a palestra interpares de Matemática: «Sistemas de Numeração: da antiguidade à atualidade», a cargo dos alunos Beatriz Simões, Francisco Guerreiro, Inês Paixão, Tânia Martinho, todos a frequentar o 12.º A2 e, ainda, Raquel Lázaro (12.º A1). A supervisão desta atividade ficou a cargo dos professores de Matemática, José Mesquita e Telma Costa.
Em paralelo, temos, na Biblioteca ESJAC, uma exposição organizada pelas disciplinas de Física e Química, e Biologia e Geologia.
Visita-nos.


RESUMO DA PALESTRA: Sistemas de Numeração: Da antiguidade à Atualidade

 “Entre os sistemas de numeração da antiguidade destacam-se: o egípcio, o romano, o babilónio, o maia e o indo-arábico.
Em todos os sistemas de numeração da antiguidade havia os princípios de agrupamento e de troca, mas poucos possuíam o princípio do valor posicional ou um símbolo para representar o zero.
Atualmente, o Sistema de Numeração mais utilizado é o decimal (base 10), sistema assente na utilização de dez dígitos. Alguns historiadores supõem que o sistema decimal foi adoptado pelo homem primitivo por compatibilidade com o número de dedos das mãos.
Os computadores utilizam a base 2 (sistema binário) e os programadores, por facilidade, usam em geral uma base que seja uma potência de 2, tal como 24 (base 16 ou sistema hexadecimal), ou eventualmente ainda 23 (base 8 ou sistema octal).”


1 comentário:

  1. Muitos parabéns a este grupo de alunos, eles dedicaram-se bastante para proporcionar este momento de cultura e aprendizagem aos colegas.
    Um exemplo a seguir!

    ResponderEliminar