BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Maravilhas e Paixões


No passado dia 9 de Maio, foi apresentado no auditório o novo romance do nosso Patrono: Maravilhas e Paixões, Jorge Correia.


Após um breve discurso de agradecimento pelo Dr. Jorge Correia, o Presidente do nosso Município, Engº. Macário Correia, salientou a dedicação constante do Patrono à vida cultural da comunidade. De facto, toda a tiragem desta obra foi oferecida pelo Dr. Jorge Correia à Associação de Estudantes, que pretende investir em equipamento adequado ao funcionamento duma Rádio Escola.

Seguiu-se a leitura de um texto laudatório escrito pela aluna Maria Couto, 10ºA1, e a apresentação da obra pela Professora Ana Cristina Matias.

Este evento terminou com uma sessão de autógrafos gentilmente concedidos por esta figura marcante da nossa terra.

A Rádio Gilão e o Sotavento Algarvio estiveram presentes, tendo entrevistado o Dr. Jorge Correia. Proximamente, Maravilhas e Paixões será apresentado à restante comunidade tavirense.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Entrevista ao dinamizador do Clube de Cinema Portal Mágico


Entrevistador: Telmo Pereira (T.P.), 10º A.S.
Entrevistado: Professor José Couto (Prof. J.C.)
T.P. – O que o levou a iniciar este clube na escola?
Prof. J.C – Bem, em primeiro lugar, porque tenho uma grande paixão pelo cinema, e, em segundo lugar, porque gosto dar a conhecer a outras pessoas, e principalmente aos alunos, certos filmes que eles habitualmente não vêem nem nas salas de cinema, nem em casa; filmes que não passam no circuito comercial, filmes de países em que o cinema não é uma indústria poderosa, mas que produzem obras de qualidade e que merecem ser vistas e discutidas. As cinematografias espanhola, francesa, nórdica, da Europa de Leste, asiática, latino-americana, entre outras, estão recheadas de bons filmes… e raramente aparecem nos cinemas (note-se que mais de 95% dos filmes apresentados nas salas de cinema em Portugal são de Hollywood!). Por outro lado, era um projecto que eu já tinha desenvolvido, com sucesso, noutra escola, e ao qual desejei dar continuidade.
T.P – Por que razão deu o nome Portal Mágico ao seu clube de cinema?
Prof. J.C – Essa questão é interessante… Portal Mágico, porque é uma designação que nos faz pensar numa via de entrada para um mundo de fantasia, numa porta para um mundo desconhecido mas cativante, estranho mas surpreendente, que é aquilo que eu efectivamente penso que é o cinema – uma arte, sim, mas igualmente um espectáculo de magia… dentro de uma sala de cinema estamos perante imagens em movimento, imagens que nos mostram situações, pessoas, objectos, que não estão “efectivamente” ali, que não são palpáveis, mas que nos “tocam” de diferentes formas…
T.P – Está satisfeito com os resultados do clube?
Prof. J.C – Eu estou satisfeito com o público que tem aparecido, embora gostasse que houvesse ainda uma maior adesão. Eu sei que o clube é numa quarta-feira à tarde, altura em que muitos alunos têm explicações, aulas de apoio, actividades desportivas ou culturais, por isso… Há um “núcleo duro” de alunos e professores assíduos que não “falham”, assumindo-se como verdadeiros membros do clube, e depois há professores que também levam turmas, o que é óptimo.
T.P – Consegue conciliar a profissão de professor com o clube de cinema?
Prof. J.C – Pode-se dizer que sim. O clube funciona no meu tempo de estabelecimento, que é de 90 minutos. Contudo, o tempo despendido na preparação de cada sessão excede largamente esse bloco.
T.P – Como é que funcionam as sessões do Portal Mágico?
Prof. J.C. – Na semana anterior à sessão, selecciono o filme (a escolha obedece a critérios pedagógicos e didácticos), produzo o cartaz, imprimo-o a cores e em tamanho A3 e afixo-o em dois expositores da sala de convívio dos alunos, e elaboro a ficha técnica do filme, a qual faço fotocopiar em número suficiente para entregar a cada um dos espectadores. No dia da sessão, antes do filme começar faço a sua apresentação, falo do realizador, dos actores, de algumas curiosidades, e depois é apresentado o filme. No final, promovo um debate sobre o filme, que já por diversas vezes se revelou bastante interessante.
T.P. – Sente que tem condições e apoio para continuar a dinamizar o Portal Mágico?
Prof. J.C – A escola tem as condições materiais necessárias para o funcionamento do clube, porque tem o auditório, que é uma boa sala, que permite a projecção dos filmes num ecrã de tamanho aceitável e com alguma qualidade. É verdade que ainda faltam alguns equipamentos para melhorar a sala, como um sistema de som surround, ou a fixação do projector no tecto, de forma a evitar termos aquele móvel gigantesco a tapar a vista ao público que se senta nas primeiras três ou quatro filas. O Conselho Executivo naturalmente apoia o projecto, uma vez que aceitou a proposta e disponibiliza os meios necessários (horário, espaço, equipamento, cartazes, fichas). Aproveito para agradecer publicamente o apoio me foi dado por alguns colegas e, em particular, pela Edite Azevedo, a “divulgadora-mor” do Portal Mágico!
T.P – Por último: o que pensa que no futuro vai acontecer ao seu clube de cinema?
Prof. J.C – Isso eu não sei… ninguém sabe… no final deste ano lectivo, faço uma avaliação do funcionamento do clube e, se considerar que se justifica a sua manutenção, irei propor que ele continue a funcionar no próximo ano lectivo.