"CORPOS ATIVOS, DÃO CÉREBROS ATIVOS",
Carlos Neto, professor e investigador de Motricidade Humana.
"CORPOS ATIVOS, DÃO CÉREBROS ATIVOS",
Carlos Neto, professor e investigador de Motricidade Humana.

Ainda não temos uma máquina para esterilizar livros com recurso a luz
ultravioleta, como no Japão. No entanto, podem vir com toda a segurança
requisitar um livro para ler na interrupção letiva de Natal. Colocamos todos os
livros manuseados por utilizadores em quarentena, antes de os voltar a
emprestar a outro leitor.
Apesar de todos os constrangimentos de funcionamento, o Clube de Teatro da ESJAC, orientado pelo professor Luís Gonçalves, levou hoje a cena, sempre para um público reduzido, alguns dos quadros que foram preparando todas as quartas-feiras à tarde.
Os espetáculos repetem-se quinta-feira, para outras turmas, culminando com uma sessão para pais e encarregados de educação, às 19h30, no Auditório ESJAC.
Venha apoiar o seu educando!
O Projeto Monitorização Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (Projeto MAIA) permite uma nova reflexão sobre uma das práticas inerentes à função docente: a avaliação das aprendizagens.
Aceda e descarregue gratuitamente Para uma fundamentação e melhoria das práticas de avaliação pedagógica, de Domingos Fernandes e, entre outros, fica a saber os cinco princípios que regem a avaliação pedagógica:
#avaliaçãodasaprendizagens #avaliação #projetoMAIA
«Vozes abafadas, instrumentos distantes», numa interpretação do soneto inglês de F. Pessoa, "How many masks wear we " por Eduardo Pereira, Henrique Vicente, Iara Ruivinho, Lara Gonçalves e Samanta Sousa. Música de fundo também original criada por Inês Madeira Lopes e Sara Marita, alunas da Escola Superior de Música de Lisboa.
Atividade no âmbito da Festa dos Anos de Álvaro de Campos, promovido pela Partilha Alternativa em parceria com a BIB ESJAC, Armação do Artista e Fotografia Andrade.
Explore este recurso produzido no genial.ly e terá acesso a diferentes recursos para levar os seus alunos a Aprender com a Biblioteca Escolar.
Para o ano letivo 2020-2021, as bibliotecas escolares de toda a rede nacional de bibliotecas escolares (RBE) têm as suas prioridades definidas. Sintetizámo-las no seguinte esquema:
"Estar sem livros é já ter morrido.", Eduardo Lourenço
(1923-2020)
Eduardo Lourenço, filósofo, crítico literário e ensaísta foi um brilhante pensador que afirmou:
“Estar sem livros é já ter morrido”.
Entre as suas obras célebres, contam-se Labirinto da saudade: psicanálise mítica do destino português e Fernando, rei da nossa Baviera, obras disponíveis para si na nossa biblioteca.
Miúdos a
votos - Último dia para nomeares o teu livro favorito a partir dos 14/ 15 anos.
Preenche este formulário.
As atividades da Semana da Cultura Científica encerraram com mais uma pareceria entre a UALG, CCV Tavira e a BESJAC.
Radiografia a uma cidade romana enterrada em Luz de Tavira (Projeto Balsa) foi a palestra com que o investigador João Pedro Bernardes cativou o interesse de alunos do Curso de Línguas e Humanidades, 10.º C1, 12.º C1 e 12.º C2, em três sessões diferentes ao longo da manhã de 27 de novembro.
Resumo: Há 2000 anos existiu uma cidade romana em Luz de Tavira, nas margens da ria Formosa. Apesar de boa parte da cidade já ter desaparecido, mantêm-se enterrados nos terrenos daquela área alguns restos daquela cidade. Para se conhecerem esses vestígios, o solo tem vindo a ser pesquisado com um radar de penetração no terreno que permite conhecer o que ainda existe.
#Semanadacienciaetecnologia #Semanadaculturacientífica #sct2020
O impacto das alterações climáticas em pequenos peixes pelágicos e perspectivas futuras é o o título da palestra que o investigador Gonçalo Silva, do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), proferiu, por videoconferência, no dia 26 de novembro, para a turma do 8.º C (EDPPC)
Resumo da palestra :As bibliotecas são locais que tornam a informação acessível para que os seus utilizadores a transformem em conhecimento, e é isso que tem acontecido também ao longo desta Semana da Cultura científica com sessões dinamizadas na biblioteca escolar ESJAC, numa cooperação entre a professora bibliotecária e as professoras de Física e Química, Rosa Palma e Helena Bartolomeu.
Os expositores da Biblioteca ESJAC são para ver e aprender. Durante esta semana, temos infográficos, fruto de trabalho de pesquisa realizado na Biblioteca pelos alunos do 11.º A3, com orientação da professora Helena Bartolomeu, artigos em exposição sobre o tema "Reprodução e manipulação da fertilidade", produzidos pelos alunos de Biologia, 12.º A2, com orientação do professor Rui Carmo, e um painel interativo do Clube de Ciência, trazido pela professora Cristina Castilho, sobre "Distâncias no sistema solar".
Infografia de Alice Ferreira e Bruna Guerreiro, 11.º A3
Painel de Biologia sobre Reprodução e manipulação da fertilidade"
Painel do Clube de Ciência, "Distâncias no Sistema Solar"
Ainda tem até sexta, dia 27 de novembro, para se dirigir à casa das Artes e apreciar a exposição Quantas máscaras usamos, uma iniciativa de parceria entre a Partilha Alternativa e a Biblioteca ESJAC.
Ilustração para o poema " Depus a máscara e vi-me ao espelho", por Tiago Alves, 11.º E
Foram propostas vários poemas de Álvaro de Campos para ilustração, todos com o termo "máscara". O professor Reinaldo Barros orientou os seus alunos do Curso de Artes Visuais (10.º, 11.º e 12.º anos) e os professores Orlanda Almeida e Bernardino Mira orientaram os seus alunos de Educação Visual (7.º, 8.º e 9.º ano). Daí, resultou uma exposição no âmbito da Festa dos Anos de Álvaro de Campos, 2020.
Algumas imagens de uma aula de Desenho. 11.º E
Espreita as sugestões, caso tenhas apreciado a leitura de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, de J. K. Rowling
Até 30 de novembro, podes indicar o teu livro favorito.
Basta preencheres o formulário.
De 23 a 27 de novembro decorre a Semana da Cultura Científica que este ano envolve turmas do Curso de Ciências e Tecnologias e também de Línguas e Humanidades.