BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Postal publica artigo sobre: Alunos tavirenses trabalham vida e obra de Álvaro de Campos


Um artigo no Postal sobre a participação dos nossos alunos e, em particular, do Curso de Artes Visuais no programa anual "Festa dos Anos de Álvaro de Campos", coordenado pela Associação Partilha Alternativa.

«Alunos tavirenses trabalham vida e obra de Álvaro de Campos
Por
-
13 Jun 2019 - 11:13

A Festa dos Anos de Álvaro de Campos é um projeto criado pela Associação Partilha Alternativa e que, em conjunto com a Escola Secundária de Tavira e várias associações artísticas, artistas individuais e empresários tavirenses, pretende reviver a obra de Álvaro de Campos, um dos heterónimos de Fernando Pessoa, que era natural de Tavira. Os alunos do curso de Artes Visuais são desafiados a elaborar trabalhos que se relacionam com o autor.
“Esta festa surge da comunidade para a cidade. A Casa Álvaro de Campos celebrava esta data, desde a sua criação, há mais de 30 anos. Depois existe a Armação do Artista, que é uma associação ligada ao teatro, criada em 2006, e que todos os anos fazia uma peça de teatro ligada a Fernando Pessoa”.
“Quando chegou o aniversário dos 125 anos decidi fazer uma proposta e juntar num só programa todas estas atividades”, refere Tela Leão, presidente da Associação Partilha Alternativa. A responsável salienta ainda que “nem todas as escolas no Algarve têm a vertente artística como opção. Este programa vai buscar à obra de Álvaro de Campos assuntos que estão relacionados com o poeta e que sejam interessantes replicar na sociedade”.
Segundo Reinaldo Barros, professor de Desenho da Escola Secundária de Tavira, “estamos diante do maior vulto da poesia portuguesa do século XX. Fernando Pessoa é um dos grandes poetas universais deste tempo e penso que é importante trabalharmos esses valores que são da nossa identidade, da nossa cultura”. [...]»

Sem comentários:

Enviar um comentário