BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Escrita Criativa

"Sou isto, aquilo e o outro.
Faço assim, cozido e assado.
Gosto, amo e odeio.
Sou adorada, amada e odiada.
Critico e sou criticada.
Oiço e sou ouvida.
Compreendo e sou compreendida.
Tenho doenças, alergias e lágrimas de chateação.
Sou feia, gira e linda.
Sou gorda, forte e magra.
Sou o que sou.
Dou imenso valor ao que tenho (mesmo que por vezes não pareça).
Tenho momentos de pura alegria e outros de pura tristeza.
Escrevo, escrevo, escrevo.
Leio, leio, leio.
Falo, falo, falo.
Rio, rio, rio.
Sou como o mar sempre agitado e a bater nas rochas.
E sou como um lago sempre calmo e sereno.
Sou confidente, companheira e amiga.
Sou coscuvilheira, irreverente e inimiga.
Tenho amores e desamores.
Sou como o Camões, a Florbela e o Almada.
Ora sou perdida.
Ora sou achada.
Estou aqui, ali e além.
Tenho todas as cores e formas.
Sou bebé, criança, adolescente, adulta e anciã.
Sou tudo e mais alguma coisa.
Sou tudo o que quiser ser.
Tenho passado, presente e acredito que futuro.
Ando, paro e corro.
Sou igual e diferente de tudo e todos.
Tenho um mundo só meu que partilho.
Sou como as paredes sempre pálidas (ou coloridas) e caladas.
Sou como as portas sempre de um lado para o outro sabendo tudo.
Tenho os olhos cor de terra, água, erva e pedra.
Sou loira, morena, ruiva.
Sou o que quiser ser sem nunca me esquecer de quem sou realmente.
Minhas bases são firmes, mas não são nem de cimento nem ferro.
Os meus pilares são de todas as rochas, areias e argilas que existem.
Por vezes estou decorada com mármores.
Noutras vezes estou enterrada em pó e areias movediças.
Saio de meu pranto e lavo-me em lágrimas cristalinas.
Espremo a minha imaginação até não passar de um pedaço de carvão transformado em cinza mais que pisada.
E é nesse instante que nada sou mas com a possibilidade de poder ser tudo.
Ontem tinha a personalidade dela.
Hoje tenho a minha.
Amanhã terei a do outro.
Sou sempre diferente, mas igual.
E assim sou eu…
Desta e daquela maneira.
Tenho dias assim e dias assado.
No fim de contas não sou nada mais nada menos que eu mesma."

Soraia Lázaro
10ºC2

1 comentário:

  1. Muito Bonito! A minha priminha tem futuro nests coisas k nos saiem do intimo... a uns melhor e a outros pior. Mas tu tás muito lá!!!!

    PaRabéns Priminha e continua esse misto d pessoa k percebe td e tds

    ResponderEliminar