BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Revista «Estranhar Pessoa» disponível online



Para os que se interessam pelo universo pessoano, aqui fica o link para a Revista ESTRANHAR PESSOA, cujo n.º 2 saiu muito recentemente.
Revista Estranhar Pessoa, n.º 1. Caderno O Dia Triunfal (2014);
Revista Estranhar Pessoa, n-º 2, Caderno do Orpheu (2015)

ACEDA AQUI

«De que falamos quando falamos de poesia?», por Anna Alba Caruso



Venha saber um pouco mais sobre o romantismo e a poesia romântica:

Palestra: «De que falamos quando falamos de poesia? (Os românticos: Wordrsworth, Keats, Schelley, Goethe, Schiller, Novalis, Rimbaud, Verlaine e Baudelaire) pela professora Anna Alba Caruso, na Casa Álvaro de Campos – Tavira, sábado, dia 31 de outubro de 2015, pelas 18h00.
Evento cultural integrado nas Comemorações do 125.º aniversário de Álvaro de Campos com o apoio da Câmara Municipal de Tavira.


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Desenho A: «O meu Álvaro de Campos» (2)

Mais um conjunto de trabalhos do Curso de Artes, 10.º ano, turma E, sobre a figura de Álvaro de Campos, tendo em conta os elementos fornecidos pelo seu criador: Fernando Pessoa.









Desenho A: «O meu Álvaro de Campos»




Conforme noticiámos, a nossa exposição sobre a Comemoração dos 125 anos de Álvaro de Campos continua em construção com os trabalhos que vamos recebendo. Desta vez, foi a turma do 10.º ano do Curso de Artes Visuais (10.º E) que se juntou à iniciativa. Reparem bem como, apesar de ser o seu primeiro ano a frequentar a disciplina de desenho de Desenho A, orientada pelo professor Reinaldo Barros, os traços já se encontram bem definidos e, em todos os trabalhos, é possível identificar o tema em causa: a figura de Álvaro de Campos.








Dia da Biblioteca Escolar, 2015

A última segunda-feira do mês de Outubro é dedicada, em termos internacionais, à celebração do dia da Biblioteca Escolar e sua relevância para a formação cultural do público que serve. Por isso, comemorámos esta data no nosso espaço com uma sessão de formação de utilizadores dirigida aos alunos do Curso Vocacional de Técnico de Informação e Animação Turística.
Os alunos tiveram oportunidade de apreciar a exposição (em contínua construção) da Comemoração dos 125 anos de Álvaro de Campos, conhecer as várias valências da BE, suas regras de funcionamento e, por último, localizar nas estantes uma obra indicada pela professora bibliotecária e apresentá-la sumariamente aos seus colegas. Os alunos mostraram-se recetivos e colaborantes, tendo até, no final da sessão, requisitado obras para leitura domiciliária.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Oficina de Artes: «O meu Álvaro de Campos»

Chegaram-nos mais cinco trabalhos realizados no âmbito da Comemoração dos 125 anos de Álvaro de Campos, e ainda estão fresquinhos e a secar para figurarem na nossa exposição.
Desta vez, o envio vem de alunos de Oficina de Artes e de Desenho, do Curso de Artes Visuais, 12.º E, sob a orientação do professor Reinaldo Barros.

«O meu Álvaro de Campos: tenho em mim todos os sonhos do mundo »

 «O meu Álvaro de Campos: estou tonto »

 «O meu Álvaro de Campos: Eia! eia! eia!»

  «O meu Álvaro de Campos»

 «O meu Álvaro de Campos: Faróis»

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Oficinas e Exposição: «O meu Álvaro de Campos» (3)



Os mais recentes desenhos sobre o tema «O meu Álvaro de Campos» que passaram a integrar a nossa exposição comemorativa dos 125 anos de Álvaro de Campos, o poeta de Tavira criado por Fernando Pessoa.
 Os quatro desenhos que agora apresentamos foram realizados por alunos do 9.º A, Escola Dom Paio Peres Correia, com a orientação do Professor Lúcio Henriques.

«O meu Álvaro de Campos (em corpo inteiro)»





Oficinas e Exposição: «O meu Álvaro de Campos» (2)



Estamos a comemorar os 125 anos de Álvaro de Campos pelo que recebemos mais trabalhos para a nossa exposição sobre o tema «O meu Álvaro de Campos».
Eis seis desenhos realizados em Educação Visual, por alunos do 9.º A, Escola Dom Paio Peres Correia, sob orientação do professor Lúcio Henriques.

O MEU ÁLVARO DE CAMPOS (plano aproximado)