BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

terça-feira, 18 de março de 2014

Grande Aula de Física e Química: «O que fazem as moléculas cheias de energia?»



Na quarta-feira, dia 19 de março de 2014, às 11:25, irá realizar-se uma grande aula no Auditório desta escola. Esta grande aula é um prémio atribuído à nossa escola pelo segundo lugar conquistado pela equipa SCIENTIA no concurso "Saber Porquê" 2013, com o vídeo  “Números Guardiães”, tendo a professora Cristina Castilho sido a professor acompanhante do desenvolvimento dos trabalhos pelos alunos Carlos Teixeira, Mariana Carlota e  Ricardo Oliveira.
As turmas inscritas nesta Grande Aula de Física e Química são: 10º A1; 11ºA1 e  alunos do 12ºA1, A2 e A3 matriculados na opção Química.


As Grandes Aulas são aulas dadas nas escolas do ensino básico e secundário por grandes especialistas, que abordam os temas que os apaixonam e partilham com os alunos a emoção da experimentação e da descoberta
  


Grande Aula de Mário Berberan e Santos* (Químico) Manuel Prieto** (Biofísico molecular)
*Professor catedrático de Química-Física do Instituto Superior Técnico
** Professor Catedrático, investigador de Biofísica molecular


Sinopse desta grande aula:

O que fazem as moléculas cheias de energia?

Queres saber o que acontece às moléculas (e também aos átomos) quando se enchem de energia, e que aplicações isso tem? É o que discutiremos nesta apresentação, com imagens e demonstrações que te vão surpreender. Para darmos uma grande quantidade de energia a uma molécula (ou um átomo), nada mais óbvio do que atirar contra ela um eletrão muito veloz. Mas há uma outra maneira – menos violenta e mais subtil – de tornar as moléculas enérgicas. Basta iluminá-las, ou seja, banhá-las em energia pura. Se a luz é adequada, a molécula absorve um grãozinho de energia (um fotão) e fica igualmente excitada, pois incorpora em si toda a energia do fotão devorado. Muitas coisas podem então acontecer. Uma das mais interessantes e espetaculares é a emissão de luz pela própria molécula (ou átomo), ao fim de muito pouco tempo. É disso que vamos falar, e é isso que vamos ver!

Sem comentários:

Enviar um comentário