Recital, 11 de março, 21h30, “A Poesia é uma arma carregada de Futuro” de Pedro Lamares, Biblioteca Municipal Álvaro de Campos.
Sujeito a inscrição: 281 320 576/ 585 ou biblioteca@cm-tavira.pt
Recital, 11 de março, 21h30, “A Poesia é uma arma carregada de Futuro” de Pedro Lamares, Biblioteca Municipal Álvaro de Campos.
Sujeito a inscrição: 281 320 576/ 585 ou biblioteca@cm-tavira.pt
Ao longo da semana têm decorrido sessões de Partilha de Leituras Interpares nas salas de aula e no Auditório, como as que as fotos documentam com alunos do 12.º C1, disciplina de Português, Professora Ana Cristina Matias.
As fotos documentam duas sessões com as turmas 11.º B e 11.º C2, orientadas pelas professoras de Português Ana Cristina Matias e Lina Correia.
Disciplina: Português
Professora: Ana Cristina Matias.
Ler sempre. Ler em qualquer lugar.
Mapa nacional das bibliotecas escolares que participam na Semana da leitura, a nossa biblioteca é uma delas!
LER SEMPRE. LER EM QUALQUER LUGAR.
Semana da leitura: Ler sempre, ler em qualquer lugar
Performance/dança a partir de dois poemas de Álvaro de
Campos: "Não, devagar" e Depus a máscara", com sete alunos do
9.º A e 9.º B da Escola Básica D. Paio Peres Correia. Edição de imagem pela
Professora Sandra Alves e Edição de Áudio pelo Professor Domingos Ramalho.
Ver vídeo: "Devagar...Depus a máscara"
Oito pintoras/artistas plásticas portuguesas homenageadas pelo alunos do 12.º C1 neste dia 8 de março, Dia da Mulher.
Artigo sobre A mulher, seus direitos e combate aos preconceitos, por Filipa Regalo, 11.º C2 Área de Cidadania e Desenvolvimento, Professora Anabela Quaresma
Ler sempre. Ler em qualquer lugar, neste caso sobre Salões de mulheres famosas do século XVIII.
Um trabalho do 12.º TTUR, no âmbito do módulo "Cultura do Salão", com orientação da professora Fátima Pires.
Ler sempre. Ler em qualquer lugar.
Semana da Leitura, 2022.
A primeira efetivou-se com uma exposição, na Biblioteca Escolar da Escola dom Paio Peres Correia, de trabalhos realizados pelos alunos, alusivos ao tema. Entre outros, exibiram-se postais, poemas, desenhos e mensagens dirigidas aos colegas, tendo sido usada, claro, a língua inglesa.
Para assinalar o “Carnival”, foi organizado um Costume Contest. Os alunos puderam inscrever-se previamente e, na presença de um júri e da restante comunidade escolar, que quis participar assistindo, desfilaram e apresentaram as suas fantasias. Esta atividade contou com os seguintes importantes colaboradores: Professores José Filipe, Elsa Duarte e Ricardina Jesus, Santiago Beldade (aluno do oitavo ano de escolaridade) e Dina Pilar (Auxiliar de Ação Educativa), que constituíram o grupo de jurados; Luana Caixinha (aluna do nono ano de escolaridade) a quem coube apresentar o evento; Professores de Educação Especial, Ângela Martins e Paulo Meireis, que ajudaram na organização e, finalmente, o Professor Domingos Ramalho, que forneceu o fundamental equipamento de som.
Neste evento, e porque também queremos educar cidadãos ativos, empáticos e solidários, foi integrado um momento de reflexão/ meditação, a propósito da guerra que se vive na Ucrânia. Empunhando bandeiras ucranianas desenhadas e cartazes com frases a pedir a paz, os alunos entoaram a canção “Imagine”, de John Lennon, no que resultou num momento de bastante comoção. Não foram esquecidos os cidadãos russos que corajosamente se opõem ao que está a acontecer, já que alunos de ambos os povos estão presentes na nossa comunidade e frequentam a nossa escola.
Artigo enviado pela Professora Ângela Moreira
Um guia de acesso livre da Fundação José Neves e da Escola de Medicina da Universidade do Minho que propõe ferramentas, estratégias e recomendações para melhorar o bem-estar.