BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA
domingo, 7 de dezembro de 2025
SEMANA DA CIÊNCIA
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
A EXPRESSÃO DANÇADA DA LÍRICA DE CAMÕES, 6 DEZ, Ermida de São Sebastião, 15h00.
«A expressão dançada da lírica de Camões» é um projeto de celebração do V centenário do nascimento de Luís de Camões, dinamizado pela Artificial, Associação Cultural e Artística do Algarve, em colaboração com as Bibliotecas Escolares e a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, e com o apoio da DGArtes.
O projeto incluiu a análise dos poemas na sala de aula, a pesquisa bibliográfica nas bibliotecas, vários workshops de movimento em relação aos poemas e conclui-se com um concerto dançado com a participação dos alunos das escolas envolvidas (Agrupamento de Escolas Dom Manuel I e Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia), de docentes e de alunos da Escola Artística do Conservatório Nacional de Lisboa.
O produto final tem a sua apresentação pública este sábado, dia 6 de dezembro, às 15h00, na Ermida de S. Sebastião, em Tavira.
quarta-feira, 3 de dezembro de 2025
Festa dos Anos de Álvaro de Campos e a exposição de artes visuais na Casa das Artes
Bravo para o empenho dos alunos na exposição criada a partir de poemas de Fernando Pessoa e do seu heterónimo Álvaro de Campos.
Poesia visual sobre o poema "A guerra", por Aliaksandra Apanasenka, Guilherme Jesus e Helena Fernandes, 12.º E1, Oficina de Artes, Professora Anunciação Fialho.II - A Guerra!
II
A Guerra!
Desfilam diante de mim as civilizações guerreiras...
As civilizações guerreiras de todos os tempos e lugares...
Num panorama confuso e lúcido,
Em quadras misturadas e não misturadas, separadas e compactas, mas só quando
Em desfile sucessivo e apesar disso ao mesmo tempo,
Passam...
Passam e eu, eu que estou estendido na erva
E vi os carros passarem, passarem — cessarem depois para nós mesmos
Vejo-os e o meu espanto nem é muito calmo nem interessado
Nem os vê nem os deixa de ver,
E eles passam por mim como um pó ou leve vento sobe pelos ares.
Ah a pompa antiga, e a pompa moderna, os uniformes dos engenhos de guerra,
A fúria terna e [...] dos combates
Os mortos sempre a mesma misteriosa vida — o corpo no chão (e o que é o mundo, afinal, e aonde?)
A ferida [...]
E o céu, o eterno céu insensível sobre isso tudo!
«Ode Marcial». Álvaro de Campos - Livro de Versos . Fernando Pessoa. (Edição crítica. Introdução, transcrição, organização e notas de Teresa Rita Lopes.) Lisboa: Estampa, 1993.
- 23d.Poesia Encenada na Festa dos Anos de Álvaro de Campos, 2025
A inauguração da Exposição de trabalhos
artísticos do AEJAC, no passado dia 24 de novembro, na Casa das Artes, foi um
sucesso.
Bravo para os alunos participantes da Poesia Encenada! Bravo para os alunos autores de trabalhos de Educação Visual ou Artes Visuais.
Poesia Encenada: Luís Jesus, 10.º A3, Íris e Jill, 10.º A4, Martim Gonçalves, 11.º C1 e Dana Pérez, 12.º A2, dirigidos por Vítor Correia, Associação Armação do Artista. Professores: Ana Cristina Matias e Isabel Pinheiro.
AEJAC no Congresso Internacional «Ensinar Camões no Século XXI»
Um grupo de
docentes de Português (Ana Cristina Matias, Elisabete Machado, Margarida
Pereira, Norberta Sousa e Vítor Nunes) esteve presente no Congresso
Internacional «Ensinar Camões no Século XXI», que decorreu na Universidade de
Coimbra de 27 a 29 de novembro.
A professora Ana Cristina Matias foi porta-voz de boas práticas pedagógicas praticadas no AEJAC, numa cooperação entre Português, Artes Visuais e as Bibliotecas Escolares: «Apropriação da lírica camoniana numa aliança entre educação literária e educação artística».
A Comissão Executiva do Congresso enviou-nos o seguinte comentário sobre as oficinas sobre a lírica camoniana nos ensinos básico e secundário:
«Estas sessões constituíram um fator de diferenciação e marcaram definitivamente os trabalhos desenvolvidos, pois deram palco aos professores, os verdadeiros agentes e protagonistas do ensino de Camões nas escolas básicas e secundárias do país. Cobrindo um leque diversificado de temas e dando conta do precioso trabalho que vem sendo dirigido a alunos dos diferentes níveis de ensino, as quase 40 comunicações destes painéis são um acervo ímpar de experiências, propostas e sugestões que permitiram, a todos os participantes, levar deste congresso "bagagem" pedagógica para o enriquecimento da atividade que desenvolvem, adaptando-a à realidade dos seus alunos e à especificidade do seu contexto de atuação.»
PPT«Apropriação da lírica camoniana numa aliança entre educação literária e educação artística».











