BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Halloween: a influência anglófona


 Em euforia, os alunos criaram ambientes alusivos ao tema Halloween, motivados pelos professores do Grupo Disciplinar de Inglês. 



                                          Um vídeo curto de Taís Cardoso (11.º E2) num "scary room"
 

FAAC: sessões de trabalho vocal e expressão corporal

Está em progresso a preparação da intervenção dos alunos na 10.ª edição Festa dos Anos de Álvaro de Campos. 

Hoje damos notícia do trabalho da arte educadora, Margarida Mestre, artista residente do Plano Nacional das Artes na EBDMI, que está a orientar sessões de trabalho vocal e expressão corporal com as turmas 10.º E, 11.º E1e 12.ºE. O resultado da oficina com os poemas de Álvaro de Campos, “Com as malas feitas e tudo a bordo” e “Ode marcial” será apresentado no final de novembro, na Casa das Artes, durante as semanas da exposição de trabalhos de Educação Visual, Desenho e Oficina de Artes do AEJAC. 

 


 

Oficina: "Roubei um livro na cabine de leitura e hoje vou ler"

 Divulgamos oficina de promoção da leitura para maiores de 16 anos, na BMAC: 

 «A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos acolhe, entre 06 e 08 de novembro, das 18h00 às 20h30, a oficina performativa “Roubei um Livro na Cabine e Hoje Vou Ler” de João Brito do LAMA Teatro, cuja apresentação/performance terá lugar, no dia 09, pelas 21h30, no mesmo local.

Os interessados em participar, nesta ação, deverão efetuar a sua inscrição até dia 03 de novembro, através do e-mail biblioteca@cm-tavira.pt ou contactar os números: 281 320 576 ou 281 320 585.

Os participantes vão ser convidados a “roubar” um livro de uma cabine de leitura, surripiando palavras de outrem que ecoam de certa maneira no seu íntimo. A ideia consiste em trazer um livro e as consequentes palavras para que se possa explorar a relevância desse objeto e seu conteúdo.

“Se tivéssemos meia hora em que todas as pessoas do mundo nos estão a escutar, o que diríamos?

Essa argumentação global é inspirada pelas palavras do livro que têm à frente e ampliada a partir do segundo objeto desta oficina, o telemóvel.

Alguns participantes vão ler o que mais lhes interessa e o que acham mais relevante daquele livro, os outros vão estar em direto nas redes sociais, a partir de vários planos.

Interessa pesquisar estes três planos da leitura: a leitura para nós (estar connosco); ler com o outro e a consequente partilha; ler em várias dimensões: para o mundo através da câmara do telemóvel, para quem filma e para quem nos rodeia in loco.

Não é necessário ser ator/atriz ou ter formação artística.

É preciso “roubar” um livro que sintam que é a vossa arma de salvação do mundo.”»

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Dia Mundial da Biblioteca Escolar: A ligar comunidades

 Neste Mês Internacional da Biblioteca escolar, com o lema “A ligar comunidades”, o Dia da BE assinala-se, em Portugal, na quarta segunda-feira do mês de outubro, neste caso, o dia 28.

 Tivemos a visita de vários alunos a desenvolver trabalho autónomo; uma sessão na BMAC, “Busque amor novas artes”, com as turmas 12.º C3 e  E; e três sessões orientadas de visita guiada à exposição no espaço da BE: “Abraçar  a integração”.

As turmas 10.º E2, C3 e C2, em articulação com Cidadania e Desenvolvimento, Inglês e Português, comentaram as telas do Curso de Artes Visuais, folhearam algumas obras em destaque, fizeram leitura e audição de excertos de obras em destaque e terminaram com a seleção de uma pintura para apreciação crítica por escrito e, mais tarde, para apresentação oral.

Ao longo da semana, haverá outras sessões de exploração de “Abraçar a integração”. 

Em todas elas, os alunos serão sensibilizados para pôr  em prática o bom acolhimento dos alunos migrantes, tornando-se seus amigos, ajudando-os na aprendizagem da língua portuguesa e no conhecimento da nossa cultura..



 


domingo, 27 de outubro de 2024

V Centenário de Camões: Busque amor novas artes

 Afonso Dias anima, no dia 28 de outubro,  uma sessão na Biblioteca Municipal com poesia de Luís Vaz de Camões e música que a mesma motivou. Às 10h30, a sessão de comemoração do V Centenário de Camões é dirigida a alunos do ensino secundário.


sábado, 26 de outubro de 2024

"Veneza de Tédios", BMAC, 26 OUT.


 


Hoje,  Pedro Jubilot apresenta a sua obra "Veneza de Tédios". 

Partindo de um verso de Álvaro de Campos, “cada rua é um canal de uma Veneza de tédios”, Jubilot construiu uma crónica poética de viagem: Tavira (a Veneza do Algarve), Veneza (Itália)e Venice (a Veneza californiana).

ENCONTROS COM AUTORES, Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, Tavira, dia  26 de outubro (sábado) às 16h00.

 

 


 

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Exposição: Abraçar a integração da comunidade migrante

 Visita a Exposição ABRAÇAR A INTEGRAÇÃO. Aprecia a qualidade estética das telas criadas pelo Curso de Artes, reflete sobre a Integração da Comunidade Migrante e os Direitos Humanos. Por fim, põe em prática a tolerância e o bom acolhimento dos alunos migrantes. Dá-lhes uma mão, um sorriso e torna-te amigo deles. É nos atos quotidianos que o verdadeiro Abraço à Integração dos Migrantes se concretiza.



Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro, RBE/Noesis

 Neste Mês Internacional da Biblioteca Escolar, a Coordenadora Nacional da RBE, tem um artigo de opinião publicado na NOESIS - Notícias de Educação #96 - out. 2024, DGE: 

BIBLIOTECAS ESCOLARES: PRESENTES PARA O FUTURO


Desse artigo, destacamos três asserções:

 "Para as bibliotecas escolares, foi definido o compromisso de acolher, apoiar, colaborar,
desafiar, transformar e empoderar todos, mesmo todos!"

"Toda a ação das bibliotecas é suportada em princípios fundamentais como o acesso para todos, num exercício permanente de liberdade, de equidade, de justiça, de inovação, proporcionando múltiplas oportunidades de leitura, uma leitura multimodal, de produção onde se cruzam saberes e expressões, transformando e cocriando."

"Sendo a biblioteca universal, intemporal, sintetiza em si todo o percurso da humanidade,
contemplando a sua multidimensionalidade."


domingo, 20 de outubro de 2024

A música e a poesia trovadoresca

 André Conde, artista residente do Plano Nacional das Artes (PNA), dinamiza três sessões sobre a música e a poesia trovadoresca, no dia 21 de outubro. 

A palestra está em estreita articulação com os conteúdos de educação literária da disciplina de Português, 10.º ano, pelo que os alunos vão aprofundar os seus conhecimentos sobre a poesia trovadoresca e ficar a saber quais os instrumentos musicais e a sua sonoridade, conforme documentado pelos Cancioneiros Medievais.



quinta-feira, 17 de outubro de 2024

V centenário de Camões: «De Cervantes a Borges: leituras hispânicas da obra de Camões», 18 OUT, BMAC

 Hoje recebemos a visita do Presidente da Associação Internacional de Paremiologia, sediada em Tavira, Professor Rui Soares, que nos informou sobre as próximas iniciativas da associação, uma palestra  no âmbito das comemoração do V Centenário de Camões, dia 18 de outubro, e o 18.º  Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios, de 3 a 10 de novembro.

Deixou também um convite endereçado a toda a comunidade escolar para participar nestes eventos culturais. 

 Aqui deixamos o primeiro convite:

 



«O Presidente da AIP-IAP tem o prazer de convidar a participar na palestra «De Cervantes a Borges: leituras hispânicas da obra de Camões»,  pela Professora Doutora Ângela Fernandes da Universidade de Lisboa que terá lugar na na Biblioteca Municipal de Tavira, dia 18 de outubro (sexta-feira), pelas 17h30.»

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Abertura da Festa dos Anos de Álvaro de Campos, 15 OUT. com participação da ESJAC

 


A FAAC, 2024 tem o seu início amanhã e o dia termina com a apresentação, na Casa Álvaro de Campos, de um Projeto da ESJAC, Ligações Ocultas, em que estiveram envolvidos alunos do Curso de Artes Visuais e Alunos do Curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, juntamente com os professores Reinaldo Barros, Hugo Pereira e o artista residente do PNA, André Conde. 

 

 

CONVITE enviado pela organizadora: Associação Partilha Alternativa

CONVITE PARA O PROGRAMA DE ABERTURA

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos, 

 Eu era feliz e ninguém estava morto.

Álvaro de Campos, Aniversário

 

Contamos com a sua presença nos eventos do dia dos anos de Álvaro de Campos, o heterónimo que Fernando Pessoa fez nascer em Tavira a 15 de Outubro de 1890. Este ano também celebramos a 10ª edição da FESTA DOS ANOS DE ÁLVARO DE CAMPOS.

 

17h00 – Visita à Exposição Entre o Génio e o Sonho: Álvaro de Campos | Biblioteca Municipal de Tavira

O pintor Carlos Fonseca Martins estará presente para vos receber partilhando a sua visão de Fernando Pessoa nos quadros que vem pintando ao longo de décadas. Esta é uma oportunidade única de redescobrir o poeta através do olhar de um criador profundamente ligado à sua obra.

 

17h45 – Visita à Exposição A Vila da Minha Infância | Museu Casa Fotografia Andrade

Os irmãos Miguel e Hugo Andrade estarão disponíveis para vos mostrar a seleção de imagens de Tavira no início do século XX, parte do acervo dos fotógrafos da família Andrade, que ilustram o poema Notas Sobre Tavira de Álvaro de Campos. oferecendo uma perspetiva do real ambiente em que Álvaro de Campos regressou à sua cidade natal, apenas para descobrir-se estrangeiro na sua própria terra.

 

18h30 Concerto de Abertura da FAAC'24 | Igreja da Misericórdia

A noite continua com um concerto especial em homenagem a Álvaro de Campos, oferecido pelo Quinteto de Sopros da Banda da Armada, numa evocação da ligação de Campos ao mar e à Engenharia Naval. O ator tavirense Vítor Correia interpretará dois poemas deste controverso heterónimo, e o Quinteto de Sopros da Banda da Armada, apresenta um repertório, do início do século XX, que trará à vida os sons que marcaram o universo real de Fernando Pessoa.

 

Encerramento na Casa Álvaro de Campos

A noite terminará na Casa Álvaro de Campos, onde poderão saborear os Doce Pessoa, criações exclusivas de diversos chefes pasteleiros de Tavira e da mestra de culinária da Fundação Irene Rolo. Para completar a experiência, será exibido continuamente um vídeo com imagens do projeto Ligações Ocultas, que, entre outras coisas, apresenta a poesia de Fernando Pessoa recitada por uma planta, através da sonificação das suas informações biológicas. Uma criação de André Conde (trombone e pedaleira), desenvolvida em parceria com a cantora Genoveva Faísca, e  Reinaldo Barros (professor de Artes e Coordenador local do PNA) e Hugo Pereira (professor de tecnologia).

 

Agradecemos especialmente o inestimável apoio de todos os que vem tornando possível a Festa dos Anos de Álvaro de Campos.

 

Para o programa completo, consulte o site da Festa dos Anos de Álvaro de Campos 

 https://festadosanosdealvarodecampos.com

 


 

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Saudação a todos quantos querem ser felizes


Pré-estreia da Festa dos Anos de Álvaro de Campos, “Saudação a todos quantos querem ser felizes”, com poemas de Fernando Pessoa e seus heterónimos ditos por Ricardo Belo de Morais e Marcelo Montes ao piano.

Sábado, 12 de OUT., às 17h00, na Casa Álvaro de Campos.

Poemus: homenagem a Natália Correia

 


Hoje, dia 11 de outubro, às 18h30, há uma sessão de POEMUS, na Casa Álvaro de Campos, em homenagem a Natália Correia, poeta, escritora e deputada, cujo centenário de nascimento se comemorou em 2023.

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

FAAC, POESIA ENCENADA: inscrições abertas

 A Festa dos Anos de Álvaro de Campos está quase aí, e os alunos do AEJAC estão convidados a nela participarem.

Vive uma experiência de teatro sob a direção artística de Vítor Correia, durante um mês, com as escolhas poéticas dos Bombeiros Municipais de Tavira.

Inscrições abertas para a Perfomance, POESIA ENCENADA, até 15 de outubro.

Inscreve-te na Biblioteca ou preenche o formulário.

 

Formulário de inscrição

Sítio da FAAC, 2024


sábado, 5 de outubro de 2024

Dia Mundial dos Professores

Em 1994, a UNESCO estabeleceu o Dia 5 de outubro como o Dia Mundial do Professor de modo a reconhecer a dedicação dos profissionais do ensino, destacando o seu papel essencial na sociedade.

Professores: hoje é o vosso dia, sintam-se reconhecidos. 


 

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

ABRAÇAR A INTEGRAÇÃO

 Abraçar a integração é o título da exposição que está patente na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos com trabalhos do Curso de Artes Visuais da ESJAC.

Por iniciativa do Presidente da CPCJ, de Tavira, Professor Fernando Gonçalves, que também ofereceu os kits de material, os alunos de Desenho (11º E) e de Artes Visuais (12º E), orientados pela Professora Anunciação Fialho, criaram 31 telas de sensibilização para a necessidade de Tolerância e Integração da Comunidade Imigrante.

Visitem a exposição na BMAC e comprovem como houve empenho, criatividade e responsabilidade cívica dos alunos. 


 

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Portal da Formação Levante Algarvio



O CFAE Levante Algarvio tem uma plataforma de gestão da formação onde são divulgadas as ações de formação dirigidas a professores dos vários graus de ensino.

Estão ainda abertas as inscrições para vários cursos a funcionar brevemente, outros serão aí anunciados ao longo do ano letivo.

Consulte a plataforma e inscreva-se.