quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Alguns momentos da Festa de Natal

Reveja alguns momentos da Festa de Natal da nossa escola organizada pelo Clube de Teatro, sob a direção do professor Luís Gonçalves.
Siga este LINK

REVISTA ELETRÓNICA do INE

Na revista eletrónica do INE do corrente mês de dezembro poderá, entre outros assuntos, ficar a conhecer as principais conclusões do ìndice de bem-estar 2004-2012.
Aceda ao link AQUI

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Boas festas, 2013

A quadra natalícia foi assinalada este ano na biblioteca com o nosso habitual Presépio Algarvio, de tradição medieval. A nossa assistente operacional, D. Silvina Rios, foi cuidando das nossas searinhas, para que não falte pão em casa o ano inteiro, e o professor Luís Gonçalves trouxe-nos as laranjas, símbolo da riqueza, tudo a ser abençoado pelo nosso Menino Jesus em pé.

Para a decoração do resto de espaço, contámos com a colaboração do 11º E, orientado pela professora Zélia Paixão, que construiu uma original árvore de natal,  e dos alunos Inês Custódio e Diogo Salvador, 10º E, que conceberam diversos elementos decorativos, com o acompanhamento dos professores da equipa da Educação Especial.


segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Feira do livro na Biblioteca da Escola Dom Paio

Até dia 17 de dezembro está a decorrer uma feira do livro na Biblioteca da Escola Dom Paio Peres Correia. Passe por lá. Quem sabe não será cativado por um livro.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Festa de Natal a 16 de dezembro, no Cineteatro António Pinheiro

Na próxima segunda-feira, dia 16 de dezembro, pelas 9:45h, realiza-se, no Cineteatro António Pinheiro, a festa de Natal da nossa escola, organizada pelo professor Luís Gonçalves, o Clube de Teatro e a colaboração de outros professores e alunos.
Não faltes.

domingo, 8 de dezembro de 2013

BOLETIM BIBLIO ESJAC N.º 1

Para uma melhor divulgação das obras de que dispomos na nossa biblioteca, criámos um boletim mensal. Vejo o primeiro número AQUI

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Corta-Mato escolar no próximo dia 13

No próximo dia 13 de dezembro, sexta-feira, irá realizar-se, no âmbito do Desporto Escolar, o Corta-Mato, fase escola, do nosso Agrupamento, junto à Escola D. Paio Peres Correia, no antigo Largo da Feira.

O Corta Mato irá contar com ambas as escolas do Agrupamento e será mais um momento em que o espirito desportivo estará presente.  A partida ocorrerá junto à Escola D. Paio Peres Correia, no antigo Largo da Feira.

Mostra o que vales ou vem apoiar os teus colegas. Contamos com a presença de todos.
 Raquel Alvim
Professora de Educação Física
Membro da Equipa da BE

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Projeto Comenius "Working with movies" - relatório de avaliação

Concluído o tratamento de dados sobre a avaliação do primeiro encontro do Projeto Comenius, "Working with movies", que decorreu na nossa escola entre 11 e 15 de novembro, divulgamos o relatório de avaliação.
Aceda AQUI



terça-feira, 3 de dezembro de 2013

VOLUNTARIADO AMBIENTAL PARA A ÁGUA – Testemunho da saída de campo à Ribeira de Alportel



No âmbito do projeto de voluntariado ambiental para a água, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, os alunos dos 11º A2 e A3, sob orientação da professora Teresa Afonso, participaram, em maio último, na sua primeira saída de campo à Ribeira de Alportel, na qual efetuaram uma primeira recolha de amostras, com o intuito de avaliar a qualidade da água aí presente. Para o efeito, utilizaram, como bioindicadores, os macroinvertebrados bentónicos de água doce (MIB) – pequenos organismos, visíveis a olho nu, que reagem de forma diferenciada às alterações do seu habitat e, por essa via, nos dão indicação da qualidade da água num determinado local, em determinado momento.
Trata-se de um trabalho de monitorização voluntária (que é feito em concomitância com o das entidades oficiais), que visa essencialmente fomentar, na população de todas as faixas etárias, uma atitude proativa na defesa do ambiente da sua região.
Tal pressuposto, vai, de resto, ao encontro do preconizado nos Programas da disciplina de Biologia, nos quais se explora a temática da sustentabilidade, assim como no Projeto Educativo de Escola, que, na sua carta de princípios, consagra expressamente a educação ambiental como componente importante do contributo para a formação global do aluno, na medida em que fomenta o exercício de uma cidadania plena, livre e responsável, designadamente no que concerne à preservação do planeta.
O conceito de voluntariado articula com o de continuidade, isto é, o trabalho deve efetuar-se periodicamente, sempre na mesma época, com a mesma metodologia, por forma a dar consistência científica e técnica aos resultados obtidos, o que significa que, em 2014, lá estaremos novamente, no mesmo local, à mesma hora, para ‘dialogar’ com estes simpáticos bichinhos e procurar as respostas que tenham para nos dar.
É de realçar a preciosa e generosíssima colaboração, orientação e apoio técnico da Dra. Paula Vaz, da Agência Portuguesa do Ambiente, sem a qual jamais teríamos conseguido, nesta fase, concretizar convenientemente a nossa participação no projeto.
Em anexo, encontra-se uma apresentação eletrónica testemunho do trabalho desenvolvido pelos alunos até ao momento.
Profª Mª Teresa Afonso

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Curso EFA de visita de estudo ao quartel dos Bombeiros Municipais de Tavira


Os formandos do curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) de Operador de Sistemas de Tratamento de Resíduos Sólidos, no âmbito da unidade «Sistemas de abastecimento de água - procedimentos de higiene e segurança», realizaram uma visita de estudo ao quartel dos Bombeiros Municipais de Tavira, no dia 20 de novembro.

Durante a visita, os formandos receberam formação sobre fenomenologia da combustão e agentes extintores. A formação teve uma fase de componente teórica e uma outra fase prática que permitiu a aproximação dos formandos aos materiais e agentes extintores usados no combate aos incêndios. No final, desenvolveram-se vários exercícios de combate a fogo real de classe A e B com diversos agentes extintores.


A formação foi ministrada pelo Formador de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais, João Horta, que apresentou as informações de forma clara e muito motivadora. Os formandos revelaram-se muito interessados e participativos e manifestaram-se satisfeitos com as aprendizagens realizadas.
Sónia Gonçalves

(Professora de Física e Química)