segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Boletim Biblio Esjac de fevereiro

Novas obras ao dispor dos leitores. O Boletim Biblio ESJAC n.º 22 contém notas informativas sobre mais dez obras que passaram a constar do nosso catálogo.
VER AQUI .

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

“Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória (12.º ano)” em discussão pública



Encontra-se em discussão pública, até 13 de março de 2017,  o documento “Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória (12.º ano)”, disponibilizado pela Direção-Geral de Educação.
Mais informação Aqui 

"Figuras e Factos de Tavira do Século XX" de Ofir Chagas



CONVITE
O Sr. Ofir Chagas esteve na nossa escola e dirigiu um convite a todos os professores e alunos para estarem presentes na apresentação da sua mais recente obra. A pedido do autor foram indicados três alunos da ESJAC e três da DPPC para estarem presentes e receberem um exemplar da sua obra .


terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Dia de São Valentim – «Amo-te / Te quiero mucho»




 Para comemorar esta data de carinho e afeto, a Biblioteca recebeu a colaboração dos alunos de Espanhol, 10.º ano, Cursos Profissionais, professora Cármen Pedroso, que elaboraram postais sobre o tema «Te quiero mucho». As alunas da Professora Margarida Correia (Ed. Especial) também nos deixaram um dos seus trabalhos artísticos e nós, por sua vez, pusemos obras em destaque sobre o tema do amor e selecionámos dois sonetos, um de Camões (“Quando de minhas mágoas a comprida”) e outro de Shakespeare (“Fosse-me a carne opaca de pensamento”).
A obra de Vasco Graça Moura, 366 poemas que falam de amor, 2.ª ed., Quetzal Editores, Lisboa, 2004, está disponível para empréstimo. 

Ofereça, pelo menos, um poema seu ou um selecionado por si.



segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Erasmus+ - Projeto “Food and Sustainability Thrive”




Ao abrigo do Programa Erasmus + e do Projeto “Food and Sustainability Thrive” recebemos, na nossa escola e na nossa cidade, entre 13 e 18 de fevereiro, alunos e professores do Zwijsen College da cidade holandesa de Veghel.



O dia de hoje foi preenchido com a chegada dos alunos do intercâmbio, um almoço na cantina da escola, receção e início das atividades pelo Diretor da Escola, apresentação das atividades a realizar pela professora Anna Alba, visita à escola, visita à câmara Obscura e ao Castelo e, por fim, o encontro com as famílias de acolhimento.

Orçamento Participativo das Escolas



Este ano há a possibilidade de os estudantes fazerem uma proposta de investimento na escola, de acordo com o Despacho nº436-A/2017, de 6 de janeiro.

A proposta, a ser entregue pelos alunos até ao final do mês de fevereiro na Secretaria da ESJAC,  tem de identificar “claramente uma melhoria pretendida na escola, através da aquisição de bens e/ou serviços que sejam necessários ou convenientes para a beneficiação do espaço escolar e/ou da forma da sua utilização ou destinados a melhorar os processos de ensino aprendizagem e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar”. (Artigo 4.º)

Conforme consta no Artigo 5.º, cada proposta de orçamento participativo deve:

a) Ser subscrita, individualmente, por um estudante proponente, ou em grupo,
por um máximo de 5 estudantes proponentes ;

b) Ser apoiada por, pelo menos, 5% dos estudantes que frequentem a escola, sendo claramente identificados pelo seu nome, número de estudante e assinatura.

Mãos à obra! Redijam a vossa proposta e angariem assinaturas de alunos apoiantes.


 Para mais informações e esclarecimentos, contactar o professor António Viegas da Silva