BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Voluntariado Ambiental para a Água na Ribeira de Alportel


A turma do  11º ano do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde, integrado nas atividades da disciplina de Saúde, realizou, no dia 3 de abril de 2017, uma saída de campo à Ribeira de Alportel, dando continuidade à atividade “Voluntariado Ambiental para a Água”. Aí, houve lugar à monitorização da qualidade ecológica da água da Ribeira de Alportel, utilizando os macroinvertebrados bentónicos como bioindicadores.


Este projeto, que se vem realizando há vários anos nesta escola, bem como em outras do Algarve, é promovido pela APA - ARH Algarve, e tem tido e teve este ano, mais uma vez, o apoio direto e logístico do Centro de Ciência Viva de Tavira, ao qual agradecemos mais uma vez a disponibilidade e continuidade desta atividade.
 Os sedimentos (areia ou lodo) dos rios e riachos, bem como a vegetação ribeirinha, estão em geral colonizados por invertebrados macroscópicos conhecidos por macroinvertebrados bentónicos. Estes organismos incluem, entre outros, moluscos, anelídeos e larvas de inseto, os quais estão na base de toda a cadeia trófica ribeirinha. Muitos destes macroinvertebrados são bastante sensíveis a situações de contaminação ou alterações variadas das caraterísticas da água, pelo que podem ser utilizados como indicadores de qualidade do meio.
O grupo de alunos, com a ajuda da professora Augusta Carvalho, professora de Saúde da turma, fez as recolhas das amostras de água e sedimento junto ao leito da ribeira, em vários pontos do local de amostragem, consoante o tipo de substrato e dinâmica da água. Já no laboratório foi feita a triagem dos vários organismos encontrados, separados e identificados os grandes grupos a que pertencem com ajuda de um guia de identificação.
A biodiversidade encontrada bem como a presença de macroinvertebrados sensíveis e muito sensíveis, tais ninfas de insetos das Ordens Ephemeroptera e Plecoptera, mostraram-nos uma qualidade ecológica da água Muito Boa, o que era previsível, atendendo a que acabámos de sair de uma época de chuvas intensas, apresentando a ribeira um grande caudal, com águas correntes e transparentes.
Augusta Carvalho
(Professora de Biologia)


 Veja aqui o vídeo da Saída de Campo





Sem comentários:

Enviar um comentário