BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

RACIONALIDADE ARGUMENTATIVA E FILOSOFIA: Lógica informal: argumentação e retórica



Mais uma compilação coordenada pela professora de Filosofia, Carla Sardinha, sendo os autores os seus alunos do 11.º ano.

                                                                         ABRA AQUI




quarta-feira, 29 de abril de 2015

AEJAC nas semifinais das Olimpíadas de Química



O Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia (AEJAC) participou nas semifinais das Olimpíadas de Química - Júnior e Mais - que decorreram no Departamento de Química e Farmácia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.
No dia 7 de Março de 2015, realizaram-se as Olimpíadas de Química Mais, sendo a equipa representante da Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia constituída pelos alunos Carolina Monteiro (11.º A3), José Raúl Carvalho (11.º A1) e Rúben Viegas (11.ºA4). Depois das provas realizadas, os alunos visitaram os laboratórios do Departamento e meteram as mãos na massa, ao efetuarem uma atividade experimental (preparação de uma pomada) com os alunos do NECIFARM – Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas.
Por sua vez, os alunos Henrique Lopes, Magda Gregório e Paulo Pereira, da Escola Dom Paio Peres Correia, 9.º ano, turma C, disputaram as Olimpíadas de Química Júnior que decorreram no dia 11 de Abril.
O empenho, a vontade de participar em eventos de ciência e a boa disposição fizeram destes alunos uns excelentes representantes do nosso Agrupamento.
De realçar que ambas as provas das Olimpíadas da Química foram disputadas ao sábado, tendo o transporte sido facultado pelo Agrupamento, o qual agradecemos. Agradecemos também a disponibilidade do Sr. Paulo, chefe dos assistentes operacionais, que nos transportou a Faro.
A professora de Física e Química,
Cristina Castilho.






terça-feira, 28 de abril de 2015

Inês Horta e Miguel Oliveira entre os cinco finalistas do CNL, fase distrital



Hoje disputou-se, em Lagos, a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura e os dois Agrupamentos Escolares de Tavira estiveram representados por alunos do 3º ciclo e do ensino secundário:
Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia:
 Ana Martinho (10.º B), Inês Horta (10.º A4) e Mariana Corvo (12.º A2);
Escola Básica Dom Paio Peres Correia:
Ana Carolina Pereira (7.º A), Margarida Gouveia (9.º A) e Vladyslava Shoturra (9.ºA)
Escola Dom Manuel I:
Leonardo Carmo (9.º E), Matilde Garcia (7.º C) e Miguel Oliveira (8.º A).
Todos se empenharam na realização da prova escrita, tendo Inês Horta e Miguel Oliveira figurado entre os cinco finalistas do seu escalão, secundário e 3º ciclo, respetivamente. Não lograram alcançar o primeiro lugar, mas fizeram boa figura.
As professoras bibliotecárias que acompanharam estes alunos, Ana Cristina Matias, Fátima Veríssimo e Isabel Pinheiro, agradecem aos professores de Português que incentivaram os seus alunos a participar neste concurso de promoção da leitura e também à Câmara Municipal por ter disponibilizado um autocarro que os transportou até ao Centro Cultural de Lagos.
Parabéns a todos estes alunos, pois ainda arranjam tempo para se dedicar à leitura. 





domingo, 19 de abril de 2015

«Como seria a vida sem redes sociais?», vídeo premiado no Concurso Liberdade de Expressão e Redes Socais, 2015






Agora sim, aqui está o vídeo premiado:
Vídeo «Como seria a vida sem as redes sociais?», realizado por  Maria Beatriz Carmo, Teresa Lopes, Filipa Guerreiro, Daniela Pereira e Maria Beatriz Abrantes, alunas do 10º ano, que conquistou o 2º lugar no Concurso Liberdade de Expressão e Redes Sociais, 2ª edição, promovido pela SIC
Esperança em parceria com com a Rede de Bibliotecas Escolares. 

2.º lugar no Concurso Liberdade de Expressão e Redes Sociais.



Mais um prémio em concurso nacional para a nossa escola.

Maria Beatriz Carmo​, Teresa Lopes​, Filipa Guerreiro, Daniela Pereira e Maria Beatriz Abrantes, alunas do 10º ano, conquistaram o 2º lugar no Concurso Liberdade de Expressão e Redes Sociais. Parabéns às alunas e ao professor de Português, Luís Gonçalves.
Leia a notícia   e assista ao programa da SIC aqui



sexta-feira, 17 de abril de 2015

Exposição de Biologia: «Espécies em vias de extinção», 10º A1 e A3

Mais uma exposição que vale a pena ver.

Orientados pela professora de Biologia e Geologia, Aurora Carmo, os alunos do 10º ano, turmas A1 e A3, pesquisaram sobre espécies em vias de extinção e depois conceberam cartazes ilustrativos.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Exposição 2.º encontro Projeto TEAARS - Erasmus +

Passe pela Biblioteca e, entre outras novidades em destaque, veja a exposição relativa ao 2.º encontro do Projeto TEAARS que decorreu em Múrcia, Espanha, entre 9 e 13 de março.


Testemunho de um dos participantes do encontro e visitante da exposição:

«Adorei a viagem. Múrcia é uma cidade multicultural, o que é, de facto, algo excelente.
A exposição está deveras interessante.»

Chico (10º C2)


terça-feira, 14 de abril de 2015

VISITA DE ESTUDO BIOLOGIA E GEOLOGIA, 11ºA3



No dia 20 de fevereiro de 2015, a turma 11ºA3, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, deslocou-se numa visita de estudo a Lisboa, mais concretamente a Oeiras e Paço d’Arcos, acompanhados pela professora da disciplina,  Augusta Carvalho, e pelos professores Alexandre Fernandes e Teresa Afonso.
Durante a manhã, a visita decorreu em Oeiras, nas instalações do ITQB - Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa. Aqui foram mostradas aos alunos várias instalações, laboratórios e equipamentos específicos utilizados em investigação, bem como alguns dos trabalhos em curso nas mesmas. O ITQB oferece a cada grupo/turma visitar dois laboratórios de investigação. Foram-nos proporcionadas visitas aos seguintes laboratórios:
“Neurobiologia celular”, sob a orientação do investigador Federico Herrera,
(
http://www.itqb.unl.pt/research/biology/cellular-neurobiology), e 
“Controlo da expressão génica”, sob a orientação da investigadora Cecília Arraiano http://www.itqb.unl.pt/research/biology/coge.
Os investigadores explicaram a investigação avançada que aqui se faz e as suas aplicações.
 
Na parte da tarde decorreu a visita ao EMEPC, Estrutura de Missão para a Expansão da Plataforma Continental, em Paço d’Arcos. Foi mostrado e explicado aos alunos o atual território português, com base na proposta apresentada à Comissão de Limites da Plataforma Continental da ONU, em maio de 2009, expandindo o território da plataforma continental (área submersa). O mapa “Portugal É Mar” apresenta a realidade territorial portuguesa, contabilizando não só a sua área terrestre como também o seu território marítimo (ver mapa Portugal é Mar).
O EMEPC possui um R.O.V. (Remote Operated Vehicle),  ROV Luso, com o qual faz investigação dos fundos marinhos, quer na área de geologia quer em estudos de biodiversidade marinha. Os alunos tiveram a oportunidade de contactar directamente com este aparelho e observar por dentro o seu funcionamento e trabalho, bem como os recursos que num futuro se poderão vir a explorar dos fundos marinhos.

Para mais informações, consultar:

Ver também notícia:
 
                                                              A Professora Augusta Carvalho