BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Raquel Dias da Silva entrevista Maria Saturnino: “sou uma pessoa que está dividida entre duas margens”



Uma promissora jornalista, Raquel Dias da Silva (ex-aluna da nossa escola e agora a frequentar o Curso de Ciências da Comunicação na Universidade Nova, Lisboa), fala sobre uma promissora escritora, Maria Saturnino.

O Espalha-Factos teve a oportunidade de estar presente no lançamento da obra Não toquem na senhora marquesa!, de Maria Saturnino, no passado sábado, dia 23 de agosto, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira. É com orgulho que divulgamos o trabalho de uma autora portuguesa, que publica de forma independente, e que cedeu um pouco do seu tempo para nos contar como é que se lançou na aventura de contar histórias.

  Leia mais seguindo este link:


domingo, 24 de agosto de 2014

«Não toquem na senhora marquesa!», a nova obra de Maria Saturnino




Ontem dia 23 de agosto, ocorreu o lançamento da terceira obra de Maria Saturnino, Não toquem na senhora marquesa!, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira.

A abertura da sessão foi realizada pela diretora da Biblioteca, Dr.ª Paula Ferreira, tendo a mesa sido constituída pela autora, Maria Saturnino, o Dr. Jorge Augusto Correia, a professora Ana Cristina Matias e o Professor José Manuel Martins Ferreira Coelho.

Como a coletânea de contos é intercalada por poesia, qual aperitivo para a leitura de cada uma das narrativas, houve também lugar para a leitura de poemas, dois pela Maria da Encarnação (Sani) e dois pela Raquel Dias da Silva.

Agradecemos a todos os que aceitaram o nosso convite para estarem presentes nesta sessão de apresentação da obra e recomendamos a leitura de Não toquem na senhora marquesa! Com a mesma, viajaremos até Moçambique, Goa (antiga Índia Portuguesa), Lisboa, Cascais, Porto e Tavira, entre outros, numa experiência sensorial apelativa e num conhecimento mais vasto do que é ser-se português.








sexta-feira, 22 de agosto de 2014

‘Não toquem na senhora marquesa!’ será lançado amanhã



Raquel Dias da Silva antiga aluna da nossa escola, e, presentemente, estudante de Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa , escreveu uma notícia para o espalhafactos sobre o lançamento do mais recente livro de Maria Saturnino:
Ago 22, 2014  by Raquel Dias da Silva

A mais recente obra Não toquem na senhora marquesa! de Maria Saturnino, terá a sua sessão de lançamento  em Tavira, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, amanhã, dia 23 de agosto, às 18h.
Maria Saturnino Barros, natural de Tavira, lança a sua terceira obra que intercala narrativas com poesia, depois do livro de poesia Entre Margens (2008) e o de contos Os deuses não moram aqui (2009). A apresentação de Não toquem na senhora marquesa! estará  a cargo do patrono da Escola Secundária Dr. Jorge Correia, da Professora Ana Cristina Matias e, ainda, de outros convidados.
No prefácio, a Professora Ana Cristina Matias conta que Maria Saturnino é “uma dessas raras pessoas, cheia de experiência de vida, observadora analítica e minuciosa do mundo que, por puro exercício mental, se dedica à arquitetura de ficção narrativa, convidando-nos a passar temporadas, longas ou curtas, consoante a nossa disponibilidade e vontade, no seu lar de histórias. O seu recheio do seu lar de histórias impõe-se como testemunho histórico de um ser-se português que ganhou novos cambiantes ao instalar-se em outras paragens além-fronteiras europeias, no caso concreto desta obra em Moçambique. Não é esse o único espaço sociocultural em que a obra se desenvolve, mas é ele o seu espaço nuclear, ao qual se chega vindo da Metrópole, do qual se parte para a antiga Índia portuguesa, ou do qual se sente excluído, retornando-se, por isso, desconsolado à terra berço da nacionalidade lusa”.
Embora um dos espaços nucleares da acção seja Moçambique, onde viveu muitos anos, a autora não esquece as suas raízes e dedica tempo também à Ria Formosa e à sua cidade natal.
Fonte:
http://www.espalhafactos.com/2014/08/22/nao-toquem-na-senhora-marquesa-sera-lancado-amanha/

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Lançamento da obra: “Não toquem na senhora marquesa!”, sábado, 23 de agosto, pelas 18h, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira.



Em nome da autora Maria Saturnino, estendemos o convite a todos os nossos leitores para estarem presentes no lançamento da obra: “Não toquem na senhora marquesa!”, no sábado, dia 23 de agosto, pelas 18h, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira.
A apresentação da obra está a cargo do nosso patrono, Dr. Jorge Correia, da nossa professora bibliotecária, Ana Cristina Matias, e de outros convidados.
Compareçam! Ficarão a saber um pouco sobre o lar de histórias de Maria Saturnino. Um dos espaços nucleares da ação é Moçambique, mas a Ria Formosa e Tavira também são visitadas.