BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

domingo, 27 de julho de 2014

sábado, 26 de julho de 2014

TCM1 e TCM2 em passeio filosófico com a professora Susana Ferreira

Veja e reflita sobre este
PASSEIO FILOSÓFICO 

Atividade organizada e orientada pela professora Susana Ferreira, turmas 12º TCM1 e 2.
Locais visitados: Ciência Viva, Núcleo Museológico Islâmico, Palácio da Galeria, Level Up e Biblioteca Álvaro de Campos.
Disciplinas: Área de Integração e Sociologia

 Veja o vídeo AQUI

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Qualidade ecológica da água da Ribeira do Alportel monitorizada por alunos do 8ºB

No âmbito do Projeto VOLUNTARIADO AMBIENTAL PARA A ÁGUA, 2014, a professora Augusta Carvalho desenvolveu um trabalho com os seus alunos do 8ºB e agora disponibilizou-nos os resultados desse estudo.

Leia artigo completo AQUI

quarta-feira, 23 de julho de 2014

ESCOLHER CIÊNCIA – Projeto: A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul


 Investigação Jovem - Relato de um Processo   
No ano que ora termina, a Escola Secundária de Tavira foi convidada a participar no projeto de investigação científica intitulado «A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul». 
Trata-se de um programa que visa essencialmente equipar os alunos com o conhecimento sobre o mundo científico e explicar o funcionamento dos procedimentos científicos; esclarecer os alunos sobre as carreiras na área de ciências, explicando-lhes a importância da ciência para a atividade humana; criar ambientes de aprendizagem que envolvam os alunos em atividades investigativas; promover ações colaborativas de partilha através de cooperação à escala nacional e europeia; desenvolver competências pessoais relacionadas com a criatividade e a iniciativa e promover competências de comunicação oral, escrita e simbólica nos alunos para melhor exprimirem ideias científicas.
A implementação deste programa decorreu em três principais momentos:

A 1ª etapa decorreu em contexto de sala de aula e consistiu na realização de dois Workshops subordinados aos seguintes temas:
 1 – Como criar um projeto de investigação 
 2 – Como ler artigos científicos. 
Foram desenvolvidas estratégias de ensino diversificadas que permitiram aos alunos:
• Compreender como a ciência se constrói através dos métodos científicos;
• Aprender a fazer uma pesquisa bibliográfica;
• Aprender a ler e discutir artigos científicos;
• Formular um problema de investigação;
• Estabelecer um protocolo científico;
• Aprender o que são controlos, réplicas e variáveis de uma experiência e a sua importância em investigação.






A 2ª etapa decorreu nos laboratórios do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nos quais foi realizada a componente prática do trabalho de investigação efetuada pelos nossos alunos. Participaram alunos das turmas 10º A3 e 11º A3, respetivamente acompanhados pelas professoras Augusta Gonçalves e Teresa Afonso.

Na 3ª etapa, os alunos elaboraram um trabalho / poster científico, que apresentaram, no dia 20 de maio, no congresso científico “A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul”, no IPMA de Algés, Lisboa. Os temas desenvolvidos foram:
(1)   Identificação de espécies marinhas por métodos moleculares

(2) Efeito da Privação de Oxigénio nos Parâmetros Sanguíneos de Corvina
(Ver trabalho em:

(3) Os Sedimentos: A memória do Oceano
(Ver trabalho em:

(4) Aquacultura – Produção Artificial de Bivalves

Esta última fase do projeto permitiu fomentar o trabalho colaborativo entre os alunos, assim como desenvolver competências de comunicação oral, escrita e de argumentação e estimular o raciocínio lógico, a inferência e a interpretação de dados. Permitiu também a partilha de conhecimento científico entre investigadores e alunos.
Tavira viu os seus alunos distinguidos pela excelência da sua prestação, tendo três alunos do 11º A3 sido distinguidos com um convite para participarem em duas expedições científicas, a decorrer neste verão. (ver artigo projeto Kit do Mar: http://estbiblioblogue.blogspot.pt/2014/07/projeto-kit-do-mar.html)

A participação dos alunos neste projeto reveste-se da maior importância, dado que permitiu potenciar, com maior eficácia, o alcance de objetivos curriculares - científicos e pedagógicos - no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, tal como preconizado pelo Ministério da Educação e Ciência, bem como fomentar a discussão em torno das questões de sustentabilidade, conforme consagrado no projeto educativo de escola.

No final do congresso “A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul”, a organização recolheu a opinião de alguns dos participantes neste Projeto científico.

Resta-nos agradecer a oportunidade que nos foi concedida de participarmos neste magnífico projeto, coordenado pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental em parceria com Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Expressamos ainda o nosso grato reconhecimento pela infinita disponibilidade da vasta equipa de cientistas que acompanhou os nossos alunos, sem a qual nada disto teria sido possível. A todos um Bem-Haja!...

Augusta Gonçalves e Teresa Afonso
(Professoras de Biologia e Geologia)

terça-feira, 22 de julho de 2014

CLUBE DOS ANIMAIS: Cute & Kitty – Uma história com final feliz



 O abandono de animais de estimação é um flagelo da sociedade atual. Os animais são de uma entrega e dedicação inexcedíveis. Acarinham-nos, olham-nos com aquela ternura imensa que nos alivia do cansaço decorrente de um dia inteiro de trabalho, fora de casa, longe deles... São os primeiros a vir esperar-nos à porta, quando chegamos. São os primeiros a dar-nos um bom dia. Ainda assim, nem sempre recolhem a consideração e o devido respeitopor parte da família a que pertencem – ou supostamente deveriam pertencer – e, como se de um objeto se tratasse, comummente são largados na rua, num qualquer lugar que lhes seja estranho e não lhes permita encontrar o caminho de casa – daquela que deveria ser a sua casa. Vem o sofrimento associado ao sentimento de abandono. Não compreendem – deram tanto de si, o seu melhor e acontece-lhes isto!...
Fome, frio, risco de atropelamento ou agressão, e sobretudo uma profunda solidão – profunda e penosa solidão –, são as condicionantes mais frequentemente associadas à sua nova condição... como se estivessem condenados a uma lenta e dolorosa agonia...




Cute e Kitty, estes dois gatinhos tiveram essa malfadada sorte, mas tiveram também uma outra sorte – a de serem encontrados por gente de bem, que lhes restituiu a alegria de viver e uma existência com a dignidade que todo o animal merece. Cute foi abandonado em frente à nossa escola e Kitty foi encontrada, pelos nossos alunos, em cima da ponte, junto à Ubi. Precisaram de cuidados médicos, que foram graciosamente ministrados pelo Dr André, a quem estamos profundamente gratos – por esta e todas as outras situações de generosa colaboração. A todos quantos colaboraram no tratamento e encaminhamento destes dois gatinhos, o nosso muito, muito obrigado. Bem hajam!...

Teresa Afonso e Rita Melancia
  Coordenadoras do Clube dos Animais
Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia


sábado, 12 de julho de 2014

A média nacional em cada disciplina de exame 2014, 1ª fase

Conhecidas as classificações dos exames nacionais da 1ª fase, é sempre bom comparar com a média nacional em cada uma das disciplinas.
O Ministério da Educação e Cultura já disponibilizou essa informação. Por isso, se é aluno do 11º ano ou do 12º ano, não deixe de ler o artigo e os gráficos AQUI

sexta-feira, 11 de julho de 2014

EM MEMÓRIA DA DR.ª. AMÉLIA CORREIA



Cerimónias Fúnebres
Sábado, 12 de julho de 2014
Igreja de São Francisco, Tavira
17:00h

Num mesmo dia em que recebemos boas notícias de antigos alunos da nossa Escola singrando agora nos seus cursos superiores, recebemos também a comunicação de que uma professora, por muitos e largos anos, desta Escola falecera: a Dr.ª Amélia Correia.

Restam agora as boas memórias de ter sido sempre por ela acarinhada desde o primeiro momento em que vim para esta escola, então uma jovem professora estagiária.
Os anos passaram, fomos colegas, fomos companheiras de um cafezinho ao fim de semana até há não muitos meses.
Ficam as memórias consoladoras da sua constante boa disposição e enérgica determinação.

Até sempre, D. Amélia.

Ana Cristina Matias