quinta-feira, 29 de maio de 2014

Projeto Comenius - 3º Encontro em Kenzingen, Alemanha

Entre 19 e 23 de maio realizou-se o 3º encontro do Projeto Comenius «Working with movies», em Kenzingen, Alemanha.
Os seis alunos convocados para este encontro do Comenius Multilateral School Partnership (Ana Catarina Monteiro, 12º C1; Beatriz Silva, 12º A1; Daniela Cardoso, 12º E; João Padinha Teixeira, 12º C1; Rúben Jesus, 12º A3; e Rúben Romão, 12º A2), acompanhados pela professoras Ana Cristina Matias e Antonieta Couto, participaram ativamente em todas as sessões de trabalho e usaram com fluência a língua inglesa como meio de comunicação.
Este encontro incluiu o visionamento, análise e debate  sobre uma curta e uma longa metragem alemã ("One diretion" e "Die Welle", respetivamente), participação no "Open Stage" com o sketch concebido pela equipa portuguesa, "No talent show", visita a Freibourg e a Estrasburgo (incluindo o Parlamento Europeu) e muito convívio em Kenzingen, pequena cidade na zona sudoeste da Alemanha.
No fim-de-semana que antecedeu o encontro, houve oportunidade para visitar a cidade de Basileia (Suiça) e naquele que se seguiu ao encontro deslocaram-se de TGV até Paris, onde visitaram os locais emblemáticos dessa capital.




 

 

quarta-feira, 28 de maio de 2014

BOLETIM BIBLIO ESJAC N.º 6

Conheça as novas obras já disponíveis para empréstimo ou leitura presencial:

Portugal: Que direitos digitais e oportunidades devemos ter para realizar os nossos sonhos?



Nós, representantes dos jovens de toda a Europa, convidamos-te a dizer aos responsáveis ​​políticos e à indústria como deveria ser o futuro da Internet. Quais devem ser os teus direitos e oportunidades digitais? Diz -nos o que é importante para ti no que respeita ao teu futuro online.  

A página do website Youth Manifesto dedicada a Portugal, pode ser encontrada no link (https://tricider.com/en/brainstorming/1TSpD?wicket:pageMapName=wicket-0), aí poderás postar as tuas ideias, debater os prós e os contras com outros jovens, e votar em questões que aches que são as mais importantes.
Esta iniciativa faz parte de um processo de consulta que será realizada em duas fases: a primeira online usando esta plataforma para expressar e partilhar ideias e a tua visão de futuro (podes discutir este assunto também na escola juntamente com os teus colegas e professores e deixar no website os resultados dessa discussão). Na segunda fase os jovens que tiveram ideias mais votadas, serão convidados para irem a Bruxelas em Novembro de 2014 ao Safer Internet Fórum, para apresentarem as suas ideias aos decisores políticos e às pessoas da indústria. Esta é a tua oportunidade de teres a tua voz ouvida, e esperamos que a aceites e uses.
Leva o tempo que necessitas para pensar sobre as perguntas que se seguem e partilha depois os teus pensamentos online:
1. Qual seria a única coisa que mudarias para fazer uma internet melhor?
2. A internet tem 25 anos de idade. Como pensas que vai parecer a Internet daqui a 25 anos? O que devia garantir?

«A interculturalidade e o Desenvolvimento Sustentável».

No segundo dia da Semana da Interculturalidade houve uma outra atividade de destaque: o painel meticulosamente preparado pelo professor António Silva, «A interculturalidade e o Desenvolvimento Sustentável».


terça-feira, 27 de maio de 2014

Museu virtual dos Descobrimentos já pode ser visitado


 
«O portal dos Descobrimentos sobre a epopeia que juntou há cinco séculos navegadores numa aventura por mares desconhecidos já pode ser visitado online.
Esta espécie de museu virtual foca o papel dos portugueses e espanhóis nas expedições marítimas da época e espera atrair centenas de internautas que depois procurem o Algarve para férias.
Alojado em www.portaldescobrimentos.pt, este espaço interativo é uma das ações do projeto «Descubriter – Rota Europeia dos Descobrimentos», que une o Algarve e a Andaluzia numa rota turística criada para promover a cultura, a história e o património das duas regiões de onde partiram as primeiras embarcações rumo à descoberta do mundo, entre os séculos XV e XVII.»

Saiba mais em Sul Informaçao:
 http://www.sulinformacao.pt/2014/05/museu-virtual-dos-descobrimentos-ja-pode-ser-visitado/

Retrospetiva fotográfica da abertura da Semana da Interculturalidade e das atividades do segundo dia (13 de maio)


 Retrospetiva fotográfica da abertura da Semana da Interculturalidade e das atividades do segundo dia (13 de maio) com destaque para o atrativo e saboroso Brunch – CEF de Bar e Mesa – Escola D. Paio Peres Correia.

 


Retrospetiva fotográfica do 4º dia da SEMANA DA INTERCULTURALIDADE

Retrospetiva fotográfica do 4º dia da SEMANA DA INTERCULTURALIDADE (15 de maio de 2014) com destaque para mostra Gastronómica Espanhola “De Tapas” (alunos de Espanhol da professora Carmen Pedroso, turmas 10ºA2/B/E) , outras tendas da feira com alunos do professor António Silva e, por último, apresentação da sessão de cinema multicultural "Bem-vindos ao Sul" ( Itália) pelo professor Luís Gonçalves.












Caminhada saudável, dia 28 de maio



À semelhança de anos transatos, o grupo disciplinar de Educação Física  promove a caminhada do mês do coração, amanhã, quarta-feira, dia 28 de maio, pelas 9:30h. O percurso citadino/campesino (Escola Secundária – Escola D. Paio - Forte do Rato e regresso à Escola Secundária pelo centro da cidade) tem  a duração estimada de cerca de 2 horas e 30 min e pretende envolver as duas escolas (Secundária e D. Paio) do Agrupamento.
 
Contamos com a vossa participação.

O Grupo de Educação Física

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Semana da Interculturalidade: programa para o 5º dia, 16 maio

9:10h – Abertura da Feira e Exposições
 9:30h - Apresentações e Vídeos dos alunos- Videowall
 10:30h Cinema Multicultural: “Nada a Declarar”
 12:30h – Painel “Intercâmbios Escolares”, Profª Edite Azevedo e alunos que participaram em intercâmbios
 13:00h – Encerramento da Semana Intercultural
 12:20h/14:10h - ALMOÇO NO REFEITÓRIO – SEMANA COM EMENTAS ESPECIAIS – GASTRONOMIA DOS PAÍSES EUROPEUS (Senhas normais):PORTUGAL

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Vimos, ouvimos, refletimos e escrevemos sobre um filme: As Serviçais (The Help)

 Vimos, ouvimos, refletimos e escrevemos sobre um filme: As Serviçais (The Help). A turma do 10ºA1, e sobre os temas filosóficos, mostra como vale a pena ter sempre presente o que foi o passado e é a atualidade. O racismo é uma realidade.

Professora Maria Alberta Fitas

Texto redigido por João Mêda– 10º A1, sob orientação da professora de Filosofia, Maria Alberta Fitas
Maio de 2014, e disponibilizado parta a Biblioteca ESJAC


 

Reflexão sobre o racismo partindo do filme «As serviçais»

  

Vimos, ouvimos, refletimos e escrevemos sobre um filme: As Serviçais (The Help). A turma do 10ºA1, e sobre os temas filosóficos, mostra como vale a pena ter sempre presente o que foi o passado e é a atualidade. O racismo é uma realidade.
Professora Maria Alberta Fitas

Texto redigido por Rita Lourenço, n.º 26 – 10º A1, sob orientação da professora de Filosofia, Maria Alberta Fitas
Maio de 2014, e disponibilizado parta a Biblioteca ESJAC





Sobre as Serviçais- Rita Lourenço-10ºA1 by

Semana da interculturalidade - Programa para o 4º dia, 15 de maio


 Programa para quinta-feira, 15 de maio de 2014
9:10h – Abertura da Feira e Exposições
9:30h - Apresentações e Vídeos dos alunos- Videowall
10:00h – Mostra Gastronómica Espanhola “De Tapas”
10:15h - Painel – “Memórias das minhas viagens pelo Oriente”, Prof. Luís Gonçalves
11:00h - Cinema Multicultural: “Bem-vindos ao Sul” (Itália)
11:20 – Juego de la Oca
12:30h – encerramento da feira e exposições
 12:20h/14:10h - ALMOÇO NO REFEITÓRIO – SEMANA COM EMENTAS ESPECIAIS – GASTRONOMIA DOS PAÍSES EUROPEUS (Senhas normais): ALEMANHA
14:15h Cinema Multicultural: “A Gaiola Dourada”