sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Equipa Scientia vencedora do Concurso Jovens Jornalistas de Ciência goza o seu prémio em Nova Iorque

Carlos Teixeira, Mariana Carlota e Ricardo Rolim, membros da Equipa SCIENTIA, bem como a professora Helena Bartolomeu, encontram-se hoje de partida para Nova Iorque. Foi chegado o momento de usufruírem do prémio de equipa vencedora do Concurso Jovens Jornalistas de Ciência 2012.
O Carlos, a Mariana e o Ricardo já se encontram no seu primeiro ano de estudos universitários, mas não deixaram de poder desfrutar do prémio ganho enquanto alunos da nossa escola. Será, certamente, uma viagem muito enriquecedora.

                                             A equipa Scientia e a professora Helena Bartolomeu à entrada do Casino da Figueira da Foz 
para assistir à V Gala da Ciência

Equipa RAMINCORPORATED na final nacional do Young Business Talents

António Amaral, Marcos Araújo e Rúben Frangolho (11º B) são os fundadores da RAMINCORPORATED. Estes jovens gestores provaram saber tomar as decisões certas pelo que estão apurados para a final nacional no próximo dia 15 de março.
 

Equipa VOCKSECONOMY na final nacional do Young Business Talents

Mário Nunes, Rui Pereira, Sérgio Rato e Stan Weterings (11º B) formaram a Equipa VOCKSECONOMY e já são gestores de topo. Estão apurados para a final nacional no próximo dia 15 de março. 

 

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Equipa BRILTEAM na final nacional do Young Business Talents

Beatriz Oliveira, Inês Domingos, Lia Thévenin e Rúben Vitória (10ºB), membros da Equipa BRILTEAM, já provaram saber bem gerir uma empresa virtual pelo que estão apurados para a final do concurso europeu Young Business Talents.
 

Equipa J3M na final nacional do Young Business Talents (YBT)

João Afonso (12º B), Luís Conceição (12º B), João Luís (12º A3) e João Nobre (12º A3) são os elementos da Equipa J3M  que estão apurados para a final nacional da YBT, a maior competição da europa dirigida para os alunos do ensino secundário.
 

Equipa RCR na final nacional do Young Business Talents

  André Rodrigues, Gonçalo Romão e Victor Chiscã (10º B) formaram a equipa RCR e têm revelado ser gestores promissores. Estão apurados para a final nacional no próximo dia 15 de março, em Lisboa.
 

É obra! Cinco equipas apuradas para a final do YOUNG BUSINESS TALENTS

O título não é enganador. Temos, de facto, cinco equipas do 10º ao 12º ano apuradas para a final do Concurso de gestão mais importante a nível europeu: YOUNG BUSINESS TALENTS.

Com a determinação e entusiasmo dos alunos, e o acompanhamento efetuado pela professora Carmen Castro, cinco das nossas sete equipas inscritas superaram todas as provas semanais lançadas desde outubro passado e irão estar presentes na final nacional, no próximo dia 15 de março, no Colégio Salesiano de Lisboa. Da região do Algarve, além das nossas equipas, só foi apurada mais uma. Estamos ou não estamos de parabéns?!


Todos os alunos estão a frequentar a área de Economia ou escolheram esta disciplina como opção no 12º ano. São elas:

 Equipa RCR - André Rodrigues, Gonçalo Romão e Victor Chiscã (10º B)
Equipa BRILTEAM - Beatriz Oliveira, Inês Domingos, Lia Thévenin e Rúben Vitória (10ºB)
Equipa VOCKSECONOMY - Mário Nunes, Rui Pereira, Sérgio Rato e Stan Weterings (11º B) 
Equipa RAMINCORPORATED - António Amaral, Marcos Araújo e Rúben Frangolho (11º B)
Equipa J3M - João Afonso (12º B), Luís Conceição (12º B), João Luís (12º A3) e João Nobre (12º A3)

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Obras a ler para o Concurso Nacional de Leitura - Fase distrital

Acabam de ser reveladas as obras a ler para o Concurso Nacional de Leitura - fase regional. São elas:
A história do Senhor Sommer, de Patrick Süskind e Caim, de José Saramago.
Boas leituras!


Exposição na Biblioteca: Máscaras de carnaval

Venha apreciar as máscaras realizadas no Atelier de Artes pelos alunos da Educação Especial, orientados pelos professores Patrícia Anica e Reinaldo Barros. A exposição está na nossa biblioteca até ao dia 7 de março.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Novas sessões de cinema promovidas pelo JCE

Durante esta semana, cada ano de escolaridade irá ao cinema para ver e pensar sobre o filme agendado pelo Projeto Juventude Cinema e Escola (JCE):

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Grupo disciplinar de Francês festeja «Chandeleur» e São Valentim na Dom Paio


 Leia a reportagem realizada pela professora Paula Pereira AQUI




Palestra: «Será que os provérbios estão fora de moda?»

       Por iniciativa da Associação de Estudantes, e em colaboração com a Biblioteca e o grupo Disciplinar de Português, realiza-se, amanhã, dia 21 de fevereiro, pelas 10:30h, no Auditório, uma palestra com o Presidente da Associação Internacional de Paremiologia, Prof. Dr. Rui Soares.
       «Será que os provérbios estão fora de moda? - Da sabedoria popular à apropriação pela literatura» é o leit-motiv para uma reflexão e diálogo sobre a riqueza expressiva de vários provérbios que da sabedoria popular passaram a integrar obras literárias do cânone da literatura portuguesa, em particular Memorial do Convento de José Saramago.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Workshop Empreendedorismo «Cria a tua empresa», quarta-feira, 19 fev.

19 de fevereiro de 2014 | 14h00
Tavira – Auditório Biblioteca Municipal Álvaro de Campos

A Câmara Municipal de Tavira, em parceria com a  Level Up, da EMPET no âmbito do projecto ATIVARTAVIRA e a Universidade do Algarve, no âmbito do projeto ALGARVE 2015 | Empreender e Inovar +, financiado pelo ALGARVE 21 – Programa Operacional, promovem, amanhã, dia 19 de fevereiro, pelas 14.00 h, no Auditório da Biblioteca Municipal, o Workshop CRIA A TUA EMPRESA.
Com a realização deste workshop, objectiva-se estimular o espírito empresarial e contribuir para a geração de novas empresas no concelho de Tavira, nomeadamente as que resultem de iniciativas de empreendedorismo jovem e qualificado.
Do programa do evento, destaca-se a intervenção de Luis Sabbo, da  Frutas do Algarve Lda., que falará da sua experiência como jovem empresário, procurando assim motivar outros jovens do concelho a criarem as suas empresas.
Ver programa aqui»»
Inscrições aqui »»

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Palestra pela PSP - «O álcool e os seus efeitos nos jovens»



No dia 13 de fevereiro de 2014, no auditório da Escola Secundária de Tavira, entre as 10:30h e as 12:15h, nós, alunos da turma 12º TCM1, tivemos o prazer de participar na palestra sobre o álcool e os seus efeitos nos jovens, no âmbito do PES.
Esta sessão foi dinamizada pelos agentes da PSP, Rui Pereira e Nuno Madeira, de uma forma bastante esclarecedora e enriquecedora. Para a apresentação foram utilizados vídeos, apresentações dinâmicas e também vários exemplos, fruto da proximidade dos agentes à realidade social e a estas problemáticas, que permitiram uma grande interação com o público.
Apesar de ser complicado mudar mentalidades e alterar comportamentos, é necessário que exista este tipo de ações que advertem para os perigos e os efeitos do álcool, contribuindo, assim, para uma alteração no consumo excessivo de bebidas alcoólicas.


Os alunos do 12º TCM1 sob orientação da professora
Susana Ferreira (Grupo Disciplinar de Filosofia)

PSP dinamiza sessão de esclarecimento «O Alcoolismo e os Jovens»



No dia 12 de fevereiro, no auditório da escola secundária Dr. Jorge Augusto Correia, alguns alunos da turma 12ºTCM2 assistiram a uma sessão de esclarecimento sobre o Alcoolismo e os Jovens, dinamizada pelos agentes Rui Pereira e Nuno Madeira da PSP – Escola Segura, no âmbito do PES.
Os alunos consideraram que a sessão foi bastante pertinente pois é um grave problema que afeta as pessoas em geral e, concretamente, os jovens. No decorrer da sessão, existiram momentos bastante chocantes, na medida em que foram apresentados vídeos e imagens que nos alertavam para as consequências do consumo do álcool e das drogas. Considerou-se, ainda, que os senhores agentes foram bastante claros e elucidativos na forma como abordaram o tema, pela utilização de exemplos concretos, alusivos aos hábitos dos jovens de Tavira.
Apesar desta ótima iniciativa, consideramos que os hábitos se vão manter porque os jovens pensam que as consequências só acontecem aos outros.
O álcool é considerado uma droga, não te drogues! 

Os alunos do 12º TCM2 sob orientação da professora Susana Ferreira (Grupo Disciplinar de Filosofia)

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

"Correio da Manhã" publica notícia sobre visita de estudo das turmas do 12º TCM1 e 2

Na edição de 12 de fevereiro de 2014, o jornal "Correio da Manhã" publicou uma notícia dando conta da visita de estudo que as turmas do 12º TCM1 e TCM2 fizeram ontem ao grupo COFINA, SGPS.
 Os alunos estiveram numa apresentação do grupo pelo seu subdiretor, Diretor de Marketing e Chefe de Redação, onde durante aporximadamente 3 horas foram explicadas preciosas informações do funcionamento deste gigante da comunicação social portuguesa. Também foram fornecidas dicas de publicidade, marketing e comunicação que serviram de inspiração para o desenvolvimento das Provas de Aptidão Profissional que os alunos estão a elaborar. Mais tarde, seguiu-se a visita ao edifício onde se instalam as redações das várias revistas e jornais do grupo, bem como aquela que é uma das mais modernas e sofisticadas redações de jornal e televisão: a CMTV. 
Terminámos com as fotos de família e fomos ainda presenteados com a capa do jornal do dia, simulando como manchete a nossa visita às instalações do CM/CMTV. Foram atingidos os objetivos propostos e considerado como um sucesso ao nível da formação dos alunos deste curso.


Uma nota final: pedimos desculpa não termos realmente saído na primeira página, como estaria previsto, mas justifica-se terem transferido a mesma para a página 21, uma vez que cedemos a capa à vitória do Glorioso Benfica.


António Silva
(Professor do Grupo Disciplinar de Economia)

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Exposição «Meu amor / Te quiero» até 19 de fevereiro

Visite a exposição «Meu Amor / Te quiero» no espaço da biblioteca até 19 de fevereiro.
Os alunos de espanhol das professoras Carmen Pedroso e Isabel Agostinho redigiram frases e mensagens alusivas ao "Día de los enamorados" e depois conceberam postais. Uma forma lúdica e didática de aplicarem os seus conhecimentos sobre a língua espanhola e desenvolverem o seu sentido estético.
Visite-nos e deixe-nos a sua opinião.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Dia Europeu da Internet mais Segura

 A melhor maneira de estar seguro é estar informado. Por isso, mantenha-se atento, selecione a informação e aplique os ensinamentos recolhidos. Com este procedimento estaremos a cumprir o lema do Dia Europeu da Internet mais Segura: «Construindo juntos uma internet melhor»

Saiba mais AQUI




segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

MOSTRA DE CINEMA «UMA EUROPA DOS CIDADÃOS» EM TAVIRA

  




MOSTRA DE CINEMA «UMA EUROPA DOS CIDADÃOS» . SESSÃO GRATUITA NO TAVIRA GRAN PLAZA, SALA 4, PELAS 16:30, NA PRÓXIMA QUARTA, DIA 12 DE FEVEREIRO. PARA IRES BASTA ESCREVERES PARA O MAIL INDICADO NA NOTÍCIA ANEXA PUBLICADO NO DIÁRIO ONLINE ALGARVE:








«Mostra de Cinema Europeu traz «Shun Li e o Poeta» a Tavira

http://www.regiao-sul.pt/images/pix.gif
A Mostra de Cinema Europeu, que está a percorrer o país até março, vai passar por Tavira na próxima quarta-feira, 12, com a exibição do filme «Shun Li e o Poeta», premiado internacionalmente, no Tavira Gran Plaza, às 16:30 horas.
Esta iniciativa, que arrancou dia 2 de dezembro em Lisboa, vai estar num total de dez cidades, dando a conhecer dez filmes, a que se vão seguir dez debates.
A entrada para os filmes e respetivo debate será gratuita, mediante lugares disponíveis, e a reserva pode ser feita através do endereço eletrónico matildeataide@brandmeaning.pt.
O filme que será exibido em Tavira retrata a história de Shun Li, que viajou da China para Itália à procura de uma vida melhor. A trabalhar numa fábrica, ela faz contas à vida para conseguir legalizar-se e ter dinheiro suficiente para trazer para junto de si o filho de oito anos.
Obrigada a mudar-se para Chioggia, uma vila perto de Veneza, para onde vai trabalhar como empregada de um modesto restaurante, conhece Bepi, um pescador sensível, de origem eslava, apaixonado por poesia.
Mas nem todos conseguem ver esta relação com bons olhos e começam a sentir-se ostracizados por ambas as comunidades.»

 Fonte:  http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=143402