BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

‘Não toquem na senhora marquesa!’ será lançado amanhã



Raquel Dias da Silva antiga aluna da nossa escola, e, presentemente, estudante de Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa , escreveu uma notícia para o espalhafactos sobre o lançamento do mais recente livro de Maria Saturnino:
Ago 22, 2014  by Raquel Dias da Silva

A mais recente obra Não toquem na senhora marquesa! de Maria Saturnino, terá a sua sessão de lançamento  em Tavira, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, amanhã, dia 23 de agosto, às 18h.
Maria Saturnino Barros, natural de Tavira, lança a sua terceira obra que intercala narrativas com poesia, depois do livro de poesia Entre Margens (2008) e o de contos Os deuses não moram aqui (2009). A apresentação de Não toquem na senhora marquesa! estará  a cargo do patrono da Escola Secundária Dr. Jorge Correia, da Professora Ana Cristina Matias e, ainda, de outros convidados.
No prefácio, a Professora Ana Cristina Matias conta que Maria Saturnino é “uma dessas raras pessoas, cheia de experiência de vida, observadora analítica e minuciosa do mundo que, por puro exercício mental, se dedica à arquitetura de ficção narrativa, convidando-nos a passar temporadas, longas ou curtas, consoante a nossa disponibilidade e vontade, no seu lar de histórias. O seu recheio do seu lar de histórias impõe-se como testemunho histórico de um ser-se português que ganhou novos cambiantes ao instalar-se em outras paragens além-fronteiras europeias, no caso concreto desta obra em Moçambique. Não é esse o único espaço sociocultural em que a obra se desenvolve, mas é ele o seu espaço nuclear, ao qual se chega vindo da Metrópole, do qual se parte para a antiga Índia portuguesa, ou do qual se sente excluído, retornando-se, por isso, desconsolado à terra berço da nacionalidade lusa”.
Embora um dos espaços nucleares da acção seja Moçambique, onde viveu muitos anos, a autora não esquece as suas raízes e dedica tempo também à Ria Formosa e à sua cidade natal.
Fonte:
http://www.espalhafactos.com/2014/08/22/nao-toquem-na-senhora-marquesa-sera-lancado-amanha/

Sem comentários:

Enviar um comentário