BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

A onda da leitura

Vídeo sobre uma atividade promovida pela REDE DE BIBLIOTECAS DE TAVIRA, no âmbito da SEMANA DA LEITURA 2013: Flash mob: Traz um livro e entra na onda da leitura  ao som da banda ArtClub Dom Paio  (17 abril 2013) e MAR de LIVROS - mostra de livros nas montras das lojas do comércio tradicional (15 a 20 abril 2013).
Realização e edição: Professoras Ana Cristina Matias e  M.ª Antonieta Couto, BIBLIOTECA , ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JORGE AUGUSTO CORREIA - TAVIRA

VÍDEO : ONDA DE LEITURA

quinta-feira, 30 de maio de 2013

terça-feira, 28 de maio de 2013

“Pelo seu coração a pé ou de bicicleta”

O  grupo disciplinar de Educação Física realiza, amanhã, dia 29 de Maio de 2013, a atividade “Pelo seu coração a pé ou de bicicleta” e convida toda a comunidade escolar a nela participar.

Haverá dois percursos, um a pé e outro de bicicleta, para além das acções de sensibilização dos benefícios da actividade física e a respectiva avaliação dos Índices de Massa Corporal (IMC), Tensão Arterial, Colesterol e Glicemia.

- Circuito de Bicicleta:

10:00 h - Partida da Escola 
11:00 h -  Chegada à Praça da República

Percurso de bicicleta (duração estimada de 60 minutos) : 
Escola/ Ponte de S. Domingos-Assêca/ Volta pela EN 397/ Restaurante Beira Rio/ Caminho junto ao rio/ Passagem por baixo arco da cidade / Ponte Romana / Praça do Município.
Abastecimento- Ponte de S. Domingos- Assêca

- Circuito Caminhada-
10: 15 h - Partida da Escola 
11: 15 h -  Chegada à Praça da República

Percurso da caminhada (duração estimada de 60 minutos): 
Escola/ Ecovia-Caminho fundo/ Salinas Sopursal/ Atalaia/ Convento das Bernardas/ Salinas do Simeão/ Fábrica da Tavipesca/ Rua Dr José Pires Padinha/ Praça do Munícipio.
Abastecimento- Praceta das Bernardas
Na Praça da República haverá ainda uma atividade de encerramento



Gabriela Corvo
(Professora de Educação Física)

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dia do Inglês

ACTIVIDADES DO DIA DO INGLÊS      

 23 de maio 2013





Hora
Actividade
8.20

Concurso de língua inglesa (realizado em sala de aula) *

10.25

Visualização do filme  “ Shakespeare in Love” (auditório)

Declamação de poemas

13.00

                      Almoço inglês na cantina

14.15

Visualização do filme  “ Shakespeare in Love” (auditório)

Declamação de poemas
19.00
Visualização do filme  “ Shakespeare in Love” (auditório)



  •         Exposição de trabalhos em Powerpoint realizados na aula
  •         Karaoke nos intervalos


         * O concurso de língua inglesa em sala de aula pode ser efectuado em dia e hora  diferente do calendário de acordo com o horário das turmas


Algumas fotos de trabalhos do 11º E - Professora Paula Barata:



quarta-feira, 22 de maio de 2013

Emancipação da Mulher em Portugal e no mundo nos últimos anos


Trabalho realizado pelos alunos Pedro Paulo (12.º A2), Ricardo Domingues (12.º B) e Sérgio Paulo (12.º A2), no âmbito da disciplina de Economia, professora Carmen Castro, tendo por base os dados disponibilizados pela Base de Dados Portugal Contemporâneo (PORDATA) , da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Este foi o trabalho selecionado pela Biblioteca da Escola Secundária Dr. Jorge Correia, Tavira , para o Concurso PORDATA 2013.


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Exposição na Biblioteca: A CÉLULA E O MICROSCÓPIO

No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia,  os alunos do 10.º A1, orientados pela professora  Aurora Carmo, montaram uma exposição na Biblioteca sobre A Célula e o Microscópio.

Visita a exposição e terás a oportunidade de observar diferentes preparações.. Os professores de Biologia também fizeram um escalonamento semanal, estando disponíveis neste espaço pedagógico para prestar esclarecimentos e auxiliar nas observações ao microscópio.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Equipa Scientia responde : «De que cor é o céu à noite?»


Mais um desafio lançado pelo Concurso Saber Porquê, « De que cor é o céu à noite?», mais uma resposta fundamentada pela Equipa Scientia (Carlos Teixeira, Mariana Carlota e Ricardo Rolim, 12º ano).
 Veja o vídeo AQUI

terça-feira, 14 de maio de 2013

A Capicua de Haydn explicada pela Equipa Scientia

A Equipa Scientia da nossa escola continua envolvida no Concurso Saber Porquê. Como resposta à questão do passado mês de março, realizou o vídeo em anexo: A Capicua de Haydn

Veja o vídeo AQUI

Peça de Teatro para a comemoração do Dia da Europa

O Clube de Teatro da Escola Secundária Dr. Jorge Correia comemorou o Dia da Europa, no passado dia 9 de maio, com uma peça alusiva a figuras típicas de vários países europeus. Parabéns à encenação pelo professor Luís Gonçalves.








Somos campeões nacionais na modalidade de Andebol!

 Campeões Nacionais 2012/2013

A nossa escola sagrou-se campeã nacional no escalão de Juvenis Masculinos na modalidade de Andebol no passado fim de semana em Évora.

Após apuramento para as meias finais da prova, disputámos com o Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres o acesso à final, onde foi alcançada a vitória por 27-13.

Na final, realizada com a Escola Secundária Carlos Amarante, a vitória acabou por pertencer à nossa escola por apenas um golo de diferença (28-27).

PARABÉNS AOS ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO.

O Coordenador do Desporto Escolar 
Esc Sec 3EB Dr. Jorge Correia- Tavira
Professor João Lima

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Cerimónia de entrega de prémios do Concurso 7 dias, 7 dicas sobre os Media


A cerimónia de entrega dos prémios do  Concurso 7 Dias, 7 Dicas sobre os Media, promovido pelo Gabinete para os Meios de Comunicação Social e a e a Rede de Bibliotecas Escolares, em parceria com a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas  da Direção-Geral da Educação e a Fundação para a Ciência e Tecnologia realizou-se num dos momentos do 2.º Congresso «Literacia, Media e Cidadania» que decorreu nos dias 10 e 11 de maio no Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações, em Lisboa.

Carlos Teixeira (12º A1) foi contemplado com um prémio, na modalidade cartaz, pelo seu trabalho dirigido a professores e utilizadores da Biblioteca com o slogan: «Semeie inovação. Use os media». Todos estamos orgulhosos com a conquista de mais um prémio e por o nome da nossa escola estar a marcar presença em diversos eventos que premeiam conhecimentos e capacidade criativa.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Carlos Teixeira vencedor do Concurso 7 dias, 7 dicas sobre os Media (modalidade cartaz)


O aluno Carlos Moura Teixeira, 12.º A1, tendo como professora orientadora de trabalho Ana Cristina Matias, elaborou o cartaz «Semeie inovação. Use os media» que foi submetido pela Biblioteca da nossa escola ao Concurso 7 Dias, 7 Dicas sobre os Media, lançado pelo Gabinete para os Meios de Comunicação Social e a e a Rede de Bibliotecas Escolares, em parceria com a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas  da Direção-Geral da Educação e a Fundação para a Ciência e Tecnologia

Esse trabalho mereceu um primeiro prémio (um tablet), na modalidade cartaz, e a cerimónia de entrega do mesmo decorrerá amanhã, dia 11 de maio de 2013, pelas 15:30 h, durante o decurso do 2.º Congresso «Literacia, Media e Cidadania» que se realiza nos dias 10 e 11 de maio no Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações, em Lisboa.



Mais informações sobre os premiados AQUI

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Dia da Europa, 2013 - Vídeo «O fracasso da União Europeia» (11º B)

O fracasso da União Europeia, 11º B

Dia da Europa, 2013 - uma perspetiva crítica

Com a colaboração de muitos realizou-se, hoje, dia 9 de maio, a comemoração do Dia da Europa ( Dia de Schuman) em duas sessões que decorreram no Auditório da nossa escola (10:25 - 11:15h; 11.25-12:15h).
Do programa de cada uma das sessões constou:

  • «Uma Perspetiva Histórica da construção da União Europeia», apresentada pelo professor José Couto; 
  • Vídeo «O fracasso da União Europeia»  pelo 11º B, sob orientação da professora Carmen Castro, tendo a Diana Massano alertado para a necessidade de acabar com os apenas "indignados de sofá" e o João Viegas lembrado os objetivos gerais da União Europeia;
  • «Os países da União Europeia», apresentado pelo 12º TDIE e orientação da professora Marta Rijo;
  • Letra e canção «Na Bela Europa», pelo professor Reinaldo Barros;
  • Peça de teatro «Como os europeus se veem uns aos outros», pelo Grupo de Teatro da escola encenado pelo professor Luís Gonçalves.



O organizador do evento, professor Luís Gonçalves,  agradece ainda a colaboração da Direção da nossa escola, dos professores Anna Caruso, Conceição Santos e Paula Viegas, a assistente operacional D. Nita e os alunos Cláudio Baptista (11º TCM1) e Iolita Kovatchki ( 12º C2).

Ana Cristina Matias 
(professora bibliotecária)

Dia da Espiga, das origens à simbologia do ramo

Se não pode manter a tradição indo apanhar as flores para o ramo do Dia da Espiga, fique a saber as origens e a evolução desta tradição, num trabalho realizado pela professora Maria João Gouveia


terça-feira, 7 de maio de 2013

Prémio para a equipa SCIENTIA e palestra por membro da Embaixada dos EUA, Lisboa

 No passado dia 30 de Abril, no Auditório da nossa escola, pelas 11: 25h, decorreu uma sessão com um duplo propósito. Primeiro atribuir um prémio simbólico à equipa vencedora do Concurso Jovens Jornalistas de Ciência 2012, a Equipa SCIENTIA, constituída por Carlos Teixeira, Mariana Carlota e Ricardo Rolim, presentemente no 12º ano de escolaridade, e apresentar uma palestra de sensibilização às alterações climáticas: Earth Day 2013 -  The face of Climate Change, da responsabilidade da Embaixada dos Estados Unidos da América, em Lisboa.
No final da sessão, a delegação da Embaixada dos EUA que nos visitou, constituída por Virgínia Staab, conselheira para a Imprensa e Cultura, e Magda Vargas Ferreira, assistente de imprensa,  teve ainda a amabilidade de doar à biblioteca da nossa escola cerca de uma centena de livros sobre a cultura e a literatura norte-americana.
Em breve, estes livros estarão disponíveis para serem  requisitados para empréstimo domiciliário.

Visita a biblioteca, há novidades em língua portuguesa e em língua inglesa.


VER SLIDESHOW DE FOTOS AQUI

segunda-feira, 6 de maio de 2013

«Alimentação Inteligente - Coma melhor, poupe mais», um livro gratuito a não perder

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável disponibilizou no seu website um manual digital interessantíssimo: Alimentação Inteligente - Coma melhor, poupe mais.

O livro é particularmente inovador, partilhando recomendações, conselhos, sugestões para reutilização de sobras, receitas e dicas para ajudar os consumidores a comer melhor e mais barato.Realça-se ainda as potencialidades da sopa e, por último, sugere-se a dieta mediterrânica com um padrão alimentar ideal.

Para fazer download do manual clique na imagem.
Alimentação Inteligente - Coma melhor, poupe mais

Mais informações em:
Direção-Geral da Saúde

Alimentação e saúde