quarta-feira, 20 de março de 2013

Manual Merck: Saúde para a família, em suporte impresso e online




Possuímos a versão impressa do Manual Merck. Saúde para a família e o mesmo pode ser consultado no nosso espaço pedagógico. Porém, o mesmo já se encontra também acessível em linha.
Deseja esclarecer alguma dúvida sobre saúde, então, aceda por AQUI.

sexta-feira, 15 de março de 2013

«Vencer no futuro», debate promovido pelo Interact Clube de Tavira


"Vencer no Futuro" é um debate, promovido pelo Interact Clube de Tavira, que pretende esclarecer, sensibilizar e motivar a população em geral para a situação actual, buscando soluções, esclarecendo dúvidas e propondo novas ideias.

O painel é bem conhecido da praça pública, sendo formado por oradores de diferentes áreas:

- Alexandre Quintanilha (Ciência)
- Maria de Fátima Bonifácio (Sociedade)
- Maria João Seixas (Cultura)
- Paulo Teixeira Pinto (Economia)

A moderação está a cargo do jornalista da SIC, Anselmo Crespo. Qualquer membro da plateia poderá participar no debate, colocando as questões que mais gostava de ver esclarecidas.

O debate decorrerá a partir das 21h15, no Hotel Vila Galé Albacora, em Tavira. O bilhete tem um custo de 4 euros e, ao comprar um bilhete, está a ajudar em projectos de solidariedade social de ordem local e internacional promovidos pelo Interact Clube de Tavira.

Reserve já o seu lugar! Lotação limitada a 150 lugares. Apareça no próximo dia 16 de Março e, juntos, venceremos no futuro! :)

NOTA: Para a compra de bilhetes, convém que os interessados contactem a organização através do e-mail interactavira@gmail.com, do telemóvel 965000868 ou então comprem o seu bilhete, no próprio dia, a partir das 20h, no local do debate.

Com os melhores cumprimentos,

Pelo Interact Clube de Tavira,

Carlos Teixeira

quinta-feira, 14 de março de 2013

Foi quase, quase: Raquel Silva (12.º C1) conquista 2º lugar na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura


Foi por pouco que a Raquel Silva ( 12º C1) não foi a vencedora do Concurso Nacional de Leitura, fase distrital, realizado este ano em São Brás de Alportel. Conquistou um honroso segundo lugar, pelo que merece os nossos parabéns.
Vasco Martins (10.º C1), o nosso outro concorrente, não temeu os seus adversários e empenhou-se na prova escrita. Certamente, dará que falar numa próxima edição.

Fotos do Concurso Nacional de Leitura, fase distrital, AQUI

João Palma, Laura Labrador e Marina Teixeira vencedores da semifinal das Olimpíadas de Química +

A nossa equipa participante na semifinal das Olimpíadas de Química +, no passado dia 9 de março, conquistou o primeiro lugar.
Na companhia da professora Rosa Palma, os alunos João Pereira (10.º A2), Laura Labrador (11º A3) e Mariana Teixeira (11.º A1) deslocaram-se ao Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, e resolveram com segurança todas as provas.

Se nesta fase alcançaram a liderança num conjunto de cerca de 60 equipas provenientes do Alentejo, do Algarve e e de Lisboa,  agora só têm de ter igual desempenho na fase nacional a realizar a 4 de Maio, na Universidade de Aveiro.

Força!

Mais informação sobre este concurso organizado pela Sociedade Portuguesa de Química AQUI 

terça-feira, 12 de março de 2013

Município de São Brás de Alportel é anfitrião do Concurso Nacional de Leitura e os nossos concorrentes são a Raquel Silva ( 12.º C1) e o Vasco Martins (10.º A1)

Citamos a nota de imprensa:

"O município de São Brás de Alportel acolhe no próximo dia 13, quarta-feira, a 2.ª fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura – em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, com a Rede das Bibliotecas Escolares e ainda, a nível distrital, com a Biblioteca Municipal Dr. Francisco do Estanco Louro, de São Brás de Alportel.
O Concurso Nacional de Leitura é composto por 3 fases diferentes: a 1ª fase de eliminatórias realizada nas escolas, a 2ª fase de Finais Distritais, a realizar em São Brás de Alportel, na edição deste ano; e uma 3ª fase a Final Nacional, onde se definem os vencedores desta 7ª edição do concurso.
A 2ª fase do Concurso – Finais Distritais, a ter lugar no Cineteatro São Brás, na próxima quarta-feira, dia 13, entre as 13h00 e as 17h15, destina-se a todos os concorrentes apurados da primeira fase, com o objetivo de selecionar um vencedor por cada categoria: 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, que irá competir na grande Final nacional.
Esta semifinal regional integra cerca de 130 jovens do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, provenientes de 40 escolas da região do Algarve que irão competir em 2 provas escritas:  à porta fechada e em desafio oral aberto ao público.
Os participantes do 3º ciclo do ensino básico têm como desafio as leituras de Maria Teresa Maia Gonzalez “A Sara mudou de visual” e de Ondjaki “ A bicicleta que tinha bigodes”, enquanto os estudantes do ensino secundário têm pela frente as leituras de Mário de Carvalho “A inaudita guerra da Avenida Gago Coutinho” e “A viagem do elefante”, de José Saramago, pelas 15h30 e 16h30.
O momento de animação musical, pelas 17h00, antecede o anúncio dos vencedores e respetiva entrega de prémios, pelas 17h15.
Esta 7.ª edição do Concurso Nacional de Leitura visa “estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral junto dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. “




E acrescentamos o nosso apoio incondicional ao alunos  da nossa escola apurados para a fase distrital do CNL: Raquel Silva (12º C1) e Vasco Martins (10º A1).


Feira dos Sabores e do Artesanato

Não deixem de visitar, apreciar e degustar o que os alunos e a equipa de professores da Educação Especial, Associação 6 preparam para a Feira dos Sabores e do Artesanato que decorre quarta-feira, dia 13 de março, no Salão Polivalente.
.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Clube Mentes Empreendedoras - workshop

No dia 1 de Março, o coordenador nacional e fundador do projeto Mentes Empreendedoras, Afonso  Mendonça Reis, deslocou-se à nossa escola para se reunir com os membros do clube Mentes Empreendedoras.


Este workshop, em que nos foi apresentada a Marta Correia, a nova adição à equipa externa de coordenação do projeto, teve também como finalidade saber como estão a decorrer os projetos dos membros do clube.

Durante quase duas horas a debater ideias e soluções, conseguiu-se clarificar pontos de vista, ultrapassar obstáculos e ganhar força para continuar! 


Em breve, daremos notícias dos nossos projetos!


Clube Mentes Empreendedoras

terça-feira, 5 de março de 2013

11º. TCM2 recibe Premio Pilar Moreno Díaz de Peña 2013



Los alumnos del Curso Profissional de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade (TCM2), y la profesora  Carmen Fabrício Pedroso, recibieron el tercer premio del X Premio Pilar Moreno Díaz de Peña con el proyecto de un viaje cultural a España. Este es un proyecto de la Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal, de la Excelentísima Señora Doña Pilar Moreno Díaz de Peña y del Ministerio de Educación y Ciencia de Portugal en el que participaron alumnos de Español (Ensino Básico, Ensino Secundário e Ensino Profissional) de todo el país. La entrega del premio se realizará día 21 de marzo en el Salón de Actos del Instituto Español de Lisboa.

sexta-feira, 1 de março de 2013

«Concurso de Talentos» adiado para uma melhor oportunidade

Caros colegas, professores e demais interessados,

Infelizmente, o Concurso de Talentos que estava a ser promovido pelo Clube Mentes Empreendedoras não irá ocorrer. Apesar de terem existido algumas inscrições, a organizaç
ão crê serem poucas para a realização de uma mostra e competição verdadeiramente interessante, diversificada, abrangente e entusiasmante. Por essa razão, e lamentavelmente, o Clube Mentes Empreendedoras decidiu cancelar a realização do evento. Esperamos que todos compreendam.

Quem sabe, noutra altura, seja possível fazer o evento!

Clube Mentes Empreendedoras