quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Ajude a manter a biodiversidade: “Estratégias e técnicas demonstrativas para a erradicação de cágados invasores”


 Projecto LIFE + Trachemys 

 “Estratégias e técnicas demonstrativas 
para a erradicação de cágados invasores”

No passado dia 22 de fevereiro, os alunos de Área de Integração, Curso Profissional TCM2, tiveram uma aula orientada pelo biólogo Bruno Martins, do Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, Ria Formosa (RIAS), e ficaram sensibilizados para a necessidade de proteger o cágado mediterrânico e como proceder com animais exóticos.

O projeto
A introdução de espécies exóticas invasoras é atualmente um dos principais problemas de
conservação da biodiversidade, em todo o mundo. Na Europa, e em especial na zona mediterrânica, a presença de tartarugas-de-água-doce alóctones (exóticas) é especialmente preocupante para as espécies autóctones (nativas).
O projeto LIFE + Biodiversidade intitulado “Estratégias e técnicas demonstrativas para a erradicação de cágados invasores” pretende erradicar os cágados invasores do nosso país, usando várias técnicas: diferentes tipos de armadilhas, cães de busca e georradar para ninhos.

Quais os perigos da existência das espécies invasoras?

Existem duas espécies de cágados nativos. Uma delas, o cágado de carapaça estriada é cada vez mais raro, daí estar em perigo de extinção. Por ser mais pequeno que os cágados invasores, corre o risco de desaparecer porque os invasores competem por alimento e são extremamente agressivos nessa competição.



Causas de introdução da Tartaruga-da-Flórida
A principal causa de introdução de espécies exóticas fora da sua área natural de distribuição a
nível mundial, deve-se em grande parte ao seu comércio como animais de estimação e consequente fuga ou libertação deliberada pelos seus proprietários. Estes cansam-se do seu animal de estimação comprado na loja e vão libertá-lo na ribeira mais próxima, desconhecendo os perigos que representa tal ação para os nossos cágados nativos.
Estas tartarugas alimentam-se de várias espécies de plantas e animais, desde insetos e outros
invertebrados até todos os vertebrados, incluindo anfíbios e répteis, pequenos mamíferos e aves, que são o alimento dos nossos cágados.

Legislação
A importação de uma das espécies invasoras foi proibida a 9 de dezembro de 1996. A 21 de dezembro de 1999, a detenção e comercialização de todas as subespécies desta espécie foi proibida através do Decreto-Lei nº 565/99.


Como ajudar?
  • Nunca liberte plantas ou animais exóticos na natureza;
  • Nunca recolha animais ou plantas nativas do meio natural;
  • Antes de adquirir um animal exótico, informe-se da sua biologia (e.g. Tamanho que atingem e época de hibernação) e pondere se o poderá manter durante todo o seu período de vida;
  • Se possui um animal exótico e já não tem condições para cuidar dele, entregue-o nos Centros de Receção oficiais ou contacte o ICNB ou o SEPNA-GNR para o encaminharem para o local mais apropriado.
  • Se observar cágados exóticos invasores na natureza ou à venda, comunique-nos através dos contactos do projeto.

CONTACTOS DOS CENTROS DE RECEÇÃO OFICIAIS:

RIAS - Olhão (Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, Ria Formosa)
E-mail: rias.aldeia@gmail.com
Tel: 927659313

AJUDE A MANTER A BIODIVERSIDADE




A professora, Margarida Diniz  e e a turma TCM2

Vídeo promocional de Tavira n.º 4 realizado por Joana Leal, Cátia Reis, Ana Fernandes e Tatiana Conceição.

Programa Leonardo da Vinci
Curso Profissional Técnico de Turismo - Informação e Animação Turística. Video promocional do Concelho de Tavira, destaque para a serra Algarvia. Autores: Joana Leal, Cátia Reis, Ana Fernandes e Tatiana Conceição; professor António Silva

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Vídeo promocional de Tavira n.º 3, realizado por Patrick Soares, Jorge Almeida, Diogo Mesquita, Carlos Livramento e Tiago Vivas.

Curso Profissional Técnico de Turismo - Informação e Animação Turística. Video promocional de Tavira n.º 3. Autores: Patrick Soares, Jorge Almeida, Diogo Mesquita, Carlos Livramento e Tiago Vivas.
Programa Leonardo da Vinci, professor António Silva.



terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Vídeo promocional de Tavira realizado por Anna Mariya Glumakova, Luís Fechas, Susana Neto e Miguel Azevedo.

Eis o vídeo promocional de Tavira, n.º 02,  realizado pelos alunos  Anna Mariya Glumakova, Luís Fechas, Susana Neto e Miguel Azevedo, sob a orientação do professor António Silva, Curso Profissional Técnico de Turismo - Informação e Animação Turística.




segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Vídeo promocional de Tavira, por Mónica Jesus, Catarina Afonso e Fernando Santos

No âmbito do Programa Leonardo da Vinci, o Curso Profissional Técnico de Turismo - Informação e Animação Turística realizou vídeos promocionais de Tavira, sob a orientação do professor António Silva, e em breve irá apresentá-los aos seus parceiros em Salemi, Sicilia.
Nesta mensagem, pode visualizar o vídeo n.º 1 realizado pelos alunos Mónica Jesus, Catarina Afonso e Fernando Santos

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Concurso «Eu escrevo! Ler o Mar»

O concurso «Eu escrevo! Ler o Mar» é uma das atividades propostas pelo Plano Nacional de Leitura para a 7ª ed. da Semana da Leitura que este ano tem como temática central Leitura e Mar.

Consulta o regulamento e põe mãos à obra. A equipa da Biblioteca está disponível para te apoiar na realização deste trabalho.

REGULAMENTO AQUI 

Mais orientações para o concurso na Página PNL Semana da Leitura 2013


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Equipa Scientia continua a sua participação no concurso SABER PORQUÊ

SABER PORQUÊ, concurso de divulgação de ciência em vídeo dirigido às escolas, lançou novo desafio em Janeiro:

Qual a relação entre “2, 3, 5, 7, 11…”, um segredo e a Internet?


Saiba a resposta que a equipa Scientia concebeu com recurso a um vídeo AQUI

Concurso de Talentos - Inscrição até 26 de fevereiro



Está a decorrer o período de inscrição para o Concurso de Talentos da nossa escola, promovido pelo Clube Mentes Empreendedoras.

Participa! Vence a timidez! Mostra as tuas capacidades nas áreas da música, poesia, comédia, cinema, teatro ou dança.


O REGULAMENTO PODE SER CONSULTADO AQUI

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Formação sobre intervenção primária em caso de incêncio


No passado dia 13 de fevereiro, os assistentes operacionais da nossa escola frequentaram uma ação de formação sobre intervenção primária em caso de incêndio. A formação resultou de uma cooperação entre a direcção da Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia e o Comando dos Bombeiros Municipais de Tavira que disponibilizou uma equipa constituída pelo Formador de Combate a Incêndios Urbanos, João Horta, e pelo Bombeiro Pedro Martins.


Veja Álbum de fotos da formação AQUI

Día de los enamorados





El día 14 de febrero se celebró el día de los enamorados. Para comemorar este día, los alumnos de Turismo (10.º TTUR), clase de español, hicieron unas postales. Si quieres verlas solo tienes que ir a la Biblioteca de nuestra escuela.


 Carmen Pedroso
(professora de Espanhol)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

AÇÃO DE LIMPEZA NA PRAIA DO BARRIL


No passado dia 10 de fevereiro, os alunos da Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia (10º A2 e A3) participaram numa acção de limpeza, na praia do Barril. Trata-se de uma iniciativa de várias entidades conjuntas, dirigida ao público em geral, de todas as faixas etárias, num claro apelo a uma manifestação de cidadania ativa e responsável. Deste modo, ao longo daquela manhã, encontrámos crianças de escolas EB 2,3, corpo de escuteiros, regimento de infantaria, assim como civis oriundos dos mais diversos sectores profissionais, “diretamente convidados por António Almeida Pires”.

Alguns dos nossos alunos preferiram participar no concurso de fotografia, uma outra vertente de ação proposta pela organização.
Foi muito gratificante constatar a postura enérgica evidenciada pelos nossos jovens, que, desde o primeiro momento, aderiram entusiasticamente a esta iniciativa, sobretudo pela importância que reconhecem ter o trabalho de requalificação dos nossos espaços naturais, visando a preservação do património ambiental, designadamente de Tavira.
Maria Teresa Afonso
(professora de Biologia e Geologia)


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Newsletter da Escola Superior de Saúde Jean Piaget, Algarve

Da ESS Jean Piaget, Algarve recebemos, com agrado, a  Edição nº 2 da sua Newsletter e especialmente porque há uma referência à nossa Escola numa das rubricas “Sessões de Educação e Promoção para  Saúde”.

Veja a Newsletter completa AQUI  

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Nos meandros do amor (e-book)

O amor estimula a escrita poética, como o comprova a compilação de textos do 10ºA1 e 10ºC1 que junto anexamos AQUI

Dia de São Valentim: Nos meandros do amor


O dia de São Valentim e a celebração do amor foi comemorado na nossa escola em articulação com os curricula. 


Enquanto o 12º TDIE, orientado pela professora Maria João Gouveia, concebeu um marcador alusivo ao tema e com o slogan criado por um dos alunos da turma :"A medida do amor é amar sem medida", os alunos do 10º A1 aperfeiçoaram as suas cartas de amor e declarações de amor, no âmbito da disciplina de Português, professora Ana Cristina Matias, e enviaram-nas para figurar num painel na biblioteca. Rúben Sousa, 10º C1, um assíduo frequentador da nossa biblioteca, decidiu juntar-se à comemoração e redigiu um texto bem poético "Ao Amor".  Por fim, a professora Margarida Diniz deu o seu contributo construindo, em relevo, um coração do Cupido  que foi colocado na nossa mesa de destaques.
Muito se consegue com a colaboração de todos!


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Semana Seguranet: Palestras, Teatro e Curta-metragem

De 4 a 8 de fevereiro, decorreu na nossa escola, a semana dedicada à Segurança na Internet, organizada pela equipa PTE.

No dia da Internet Segura, 5 de fevereiro, a professora Conceição Santos organizou uma palestra sobre "Vícios e dependências da Internet", enquanto a Biblioteca fez divulgação deste dia publicando um vídeo sobre "Postura corporal enquanto se usa a Internet" e duas tiras de BD  disponibilizadas pela Seguranet.
A sensibilização sobre "Os direitos e os deveres na Internet" prosseguiu nos dias seguintes, com destaque para as duas sessões em que o Clube de Teatro apresentou uma peça criada para o efeito: "Segurança na Internet".
Rita Semedo e Rosalina Djedjo protagonizaram um divertido sketch em interação com outros elementos do Clube de Teatro (Catarina Guerreiro, Catarina Santana, Eunice Martins,  João Carmo,  João Vasco, Marisa Tubal e Vera Pissarreira), alertando para os perigos da publicação descuidada de  fotos e informações de caráter pessoal, na internet.

Mauro Viegas, por sua vez, realizou uma curta-metragem com a mesma finalidade: Capuchinho Vermelho (e o lobo mau)

Assista à curta-metragem aqui.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

DESPORTO ESCOLAR: Promissora participação no CORTA-MATO, fase regional.


No dia 6 de fevereiro, a professora Gabriela Corvo acompanhou onze dos nossos alunos à Aldeia das Açoteias onde decorreu a fase regional das provas de Corta-Mato (Desporto Escolar).
Dos cinco elementos femininos participantes, os nossos parabéns para Mariya Zadorozhnya (12.º B) que conquistou o terceiro lugar na prova de 2 500m, escalão júnior.  Tânia Fernandes (11.º B), participante no mesmo escalão, conquistou um honroso nono lugar, enquanto Tatiana Conceição, Beatriz Grou e Beatriz Simões, escalão juvenil, também tiveram uma prestação condigna.



No conjunto dos nossos seis elementos masculinos, Fábio Mascarenhas (10.º TEIF) teve uma prestação notável alcançando o primeiro lugar na prova de 3 300m, escalão juvenil. Pedro Silva (11.º A1) e Manuel Farinha (10.º A3), escalão juvenil,  e Nicolau Cavaquinho (12.º B), Rúben Jesus (10.º TEIF) e Miguel Figueira (12.º A2), escalão júnior, também não se fizeram rogados e deram o seu melhor.



Consulte os Resultados do Corta-Mato. fase regional, 2012/2013 AQUI

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Dia da Internet Mais Segura

Hoje, dia 5 de fevereiro de 2013, comemora-se o Dia da Internet Mais Segura, este ano com o tema aglutinador “Os Direitos e os Deveres na Internet” e o slogan "Liga-te, mas com respeitinho…".

Atente na BD que selecionámos para si:


DIA DA INTERNET MAIS SEGURA: Segurança na internet implica postura corporal correta

A segurança na Internet implica também cuidado com a nossa postura enquanto trabalhamos com o computador e navegamos na net:
video