BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

VOLUNTARIADO AMBIENTAL PARA A ÁGUA – Testemunho da saída de campo à Ribeira de Alportel



No âmbito do projeto de voluntariado ambiental para a água, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, os alunos dos 11º A2 e A3, sob orientação da professora Teresa Afonso, participaram, em maio último, na sua primeira saída de campo à Ribeira de Alportel, na qual efetuaram uma primeira recolha de amostras, com o intuito de avaliar a qualidade da água aí presente. Para o efeito, utilizaram, como bioindicadores, os macroinvertebrados bentónicos de água doce (MIB) – pequenos organismos, visíveis a olho nu, que reagem de forma diferenciada às alterações do seu habitat e, por essa via, nos dão indicação da qualidade da água num determinado local, em determinado momento.
Trata-se de um trabalho de monitorização voluntária (que é feito em concomitância com o das entidades oficiais), que visa essencialmente fomentar, na população de todas as faixas etárias, uma atitude proativa na defesa do ambiente da sua região.
Tal pressuposto, vai, de resto, ao encontro do preconizado nos Programas da disciplina de Biologia, nos quais se explora a temática da sustentabilidade, assim como no Projeto Educativo de Escola, que, na sua carta de princípios, consagra expressamente a educação ambiental como componente importante do contributo para a formação global do aluno, na medida em que fomenta o exercício de uma cidadania plena, livre e responsável, designadamente no que concerne à preservação do planeta.
O conceito de voluntariado articula com o de continuidade, isto é, o trabalho deve efetuar-se periodicamente, sempre na mesma época, com a mesma metodologia, por forma a dar consistência científica e técnica aos resultados obtidos, o que significa que, em 2014, lá estaremos novamente, no mesmo local, à mesma hora, para ‘dialogar’ com estes simpáticos bichinhos e procurar as respostas que tenham para nos dar.
É de realçar a preciosa e generosíssima colaboração, orientação e apoio técnico da Dra. Paula Vaz, da Agência Portuguesa do Ambiente, sem a qual jamais teríamos conseguido, nesta fase, concretizar convenientemente a nossa participação no projeto.
Em anexo, encontra-se uma apresentação eletrónica testemunho do trabalho desenvolvido pelos alunos até ao momento.
Profª Mª Teresa Afonso

Sem comentários:

Enviar um comentário