BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Ajude a manter a biodiversidade: “Estratégias e técnicas demonstrativas para a erradicação de cágados invasores”


 Projecto LIFE + Trachemys 

 “Estratégias e técnicas demonstrativas 
para a erradicação de cágados invasores”

No passado dia 22 de fevereiro, os alunos de Área de Integração, Curso Profissional TCM2, tiveram uma aula orientada pelo biólogo Bruno Martins, do Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, Ria Formosa (RIAS), e ficaram sensibilizados para a necessidade de proteger o cágado mediterrânico e como proceder com animais exóticos.

O projeto
A introdução de espécies exóticas invasoras é atualmente um dos principais problemas de
conservação da biodiversidade, em todo o mundo. Na Europa, e em especial na zona mediterrânica, a presença de tartarugas-de-água-doce alóctones (exóticas) é especialmente preocupante para as espécies autóctones (nativas).
O projeto LIFE + Biodiversidade intitulado “Estratégias e técnicas demonstrativas para a erradicação de cágados invasores” pretende erradicar os cágados invasores do nosso país, usando várias técnicas: diferentes tipos de armadilhas, cães de busca e georradar para ninhos.

Quais os perigos da existência das espécies invasoras?

Existem duas espécies de cágados nativos. Uma delas, o cágado de carapaça estriada é cada vez mais raro, daí estar em perigo de extinção. Por ser mais pequeno que os cágados invasores, corre o risco de desaparecer porque os invasores competem por alimento e são extremamente agressivos nessa competição.



Causas de introdução da Tartaruga-da-Flórida
A principal causa de introdução de espécies exóticas fora da sua área natural de distribuição a
nível mundial, deve-se em grande parte ao seu comércio como animais de estimação e consequente fuga ou libertação deliberada pelos seus proprietários. Estes cansam-se do seu animal de estimação comprado na loja e vão libertá-lo na ribeira mais próxima, desconhecendo os perigos que representa tal ação para os nossos cágados nativos.
Estas tartarugas alimentam-se de várias espécies de plantas e animais, desde insetos e outros
invertebrados até todos os vertebrados, incluindo anfíbios e répteis, pequenos mamíferos e aves, que são o alimento dos nossos cágados.

Legislação
A importação de uma das espécies invasoras foi proibida a 9 de dezembro de 1996. A 21 de dezembro de 1999, a detenção e comercialização de todas as subespécies desta espécie foi proibida através do Decreto-Lei nº 565/99.


Como ajudar?
  • Nunca liberte plantas ou animais exóticos na natureza;
  • Nunca recolha animais ou plantas nativas do meio natural;
  • Antes de adquirir um animal exótico, informe-se da sua biologia (e.g. Tamanho que atingem e época de hibernação) e pondere se o poderá manter durante todo o seu período de vida;
  • Se possui um animal exótico e já não tem condições para cuidar dele, entregue-o nos Centros de Receção oficiais ou contacte o ICNB ou o SEPNA-GNR para o encaminharem para o local mais apropriado.
  • Se observar cágados exóticos invasores na natureza ou à venda, comunique-nos através dos contactos do projeto.

CONTACTOS DOS CENTROS DE RECEÇÃO OFICIAIS:

RIAS - Olhão (Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, Ria Formosa)
E-mail: rias.aldeia@gmail.com
Tel: 927659313

AJUDE A MANTER A BIODIVERSIDADE




A professora, Margarida Diniz  e e a turma TCM2

Sem comentários:

Enviar um comentário