BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Formas de pensar




Na sequência da comemoração internacional do Dia da Filosofia, a professora Maria Alberta Fitas propôs às suas turmas do 11º ano, A4 e C3, a leitura e a descoberta de reflexões sobre temas filosóficos, e à sua turma de Artes, 10º ano, E, a ilustração de frases, ideias ou filósofos. Do aperfeiçoamento e seleção dos melhores ensaios filosóficos e das ilustrações mais bem conseguidas resultou a presente compilação intitulada FORMAS DE PENSAR.
Aceda AQUI

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Equipa Scientia: " À distância de um feixe: quanto mede a espada de Jedi"

A equipa Scientia da nossa escola continua com sucesso no concurso "Saber porquê", projeto " O mundo da escola".
Depois de o seu primeiro vídeo ter sido selecionado para a fase final, eis o segundo que submeteram a concurso: "À distância de um feixe: quanto mede a espada de Jedi"
Veja o vídeo AQUI

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A Língua Portuguesa na era digital


A Língua portuguesa na era digital é um livro branco, organizado pela rede de investigação META-NET,  que faz parte de uma coleção que promove o conhecimento sobre a tecnologia da linguagem e o seu potencial.
O presente volume oferece uma exposição pormenorizada dos desafios vitais à consolidação do Português como língua de comunicação internacional com projeção global.  
Aceda ao livro A Língua portuguesa na era digital aqui

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Votos de Boas Festas

Votos de Boas Festas 

Veja uma animação de 30' AQUI

Corta Mato Escolar


Decorreu no passado dia 12 de Dezembro de 2012 o tradicional Corta Mato Escolar, que contou este ano com a presença de 134 alunos da escola. A atividade decorreu num ambiente de grande fair play, onde todos procuraram dar o seu melhor.

A atividade contou com a excelente colaboração dos alunos do 11º TAGD, que revelaram grande sentido de responsabilidade nas tarefas inerentes à organização de uma prova desportiva com um elevado número de alunos, bem como todos os professores do grupo de educação física.
Assim, a todos os participantes e colaboradores um muito obrigado e até para o ano.



                             O coordenador do desporto escolar,
                                                                                                        
                                                       Professor João Lima




terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Festa de Natal 2012

O Clube de Teatro, encenado pelo professor Luís Gonçalves, realiza na quinta-feira, 13 de dezembro, a festa de Natal da nossa escola:

Feira de Eventos, Utilidades e Curiosidades



Está a decorrer a Feira de Eventos, Utilidades e Curiosidades, uma organização da turma 12º TOE e do professor António Viegas da Silva, que conta com a participação de outros alunos, turmas, professores e entidades externas. 
De 10 a  12 de Dezembro (segunda, terça e quarta feira), entre as 9:30h e as 12:30h, na "Sala de Alunos",  há muito para ver, degustar e participar em diferentes atividades, como o Programa anexo anuncia.

Consulte aqui o Programa .






segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Procedimentos a adotar em caso de sismo

A prevenção é a chave para melhor enfrentar contratempos. Leiam atentamente a apresentação anexa sobre PROCEDIMENTOS A ADOTAR EM CASO DE SISMOS realizada pela professora Filomena Madalena ( responsável pelo sistema de segurança).

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Uma tarde com... Charlie Chaplin


Numa tarde fria de Outono, A Turma TDIE, na sequência da Exposição  realizada na Biblioteca escolar, intitulada"Vanguardismos do século XX", dinamizou,  no passado dia 5 de Dezembro, uma atividade dirigida à Comunidade Escolar, denominada "Uma tarde com... Charlie Chaplin".

Para o efeito, a Turma brindou os presentes com pequenos apontamentos de humor,  música, conversas e curtas-metragens, trazendo Charles Spencer Chaplin ao auditório escolar e oferecendo a todos um tarde de convívio e boa disposição. 

A Turma agradece aos presentes a participação, e a professora responsável o empenho e interesse demonstrados pela turma organizadora.

A professora: Margarida Diniz

Reportagem síntese da Semana da Cultura Científica 2012

Como gostamos de explorar novas ferramentas e recursos, fizemos a nossa primeira apresentação eletrónica no Prezzi. Contém uma breve panorâmica do contributo de alunos e professores na realização desta semana dedicada aos saberes científicos.
Reportagem Síntese AQUI


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

«Caos geológico»

No âmbito da Semana da Cultura Científica,  foi apresentada a tela «Caos geológico», elaborada na disciplina de Biologia e Geologia, pelas alunas Beatriz Helena, Beatriz Lobo, Catarina Santana, Daniela Rodrigues e Diana Pedrosa. Como complemento ao seu trabalho de pesquisa sobre a extinção dos dinossauros, orientado pela professora Maria Teresa Afonso, as referidas alunas deram asas à sua imaginação e apetência pelas artes e pintaram esta tela que esteve exposta na Biblioteca.