BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Entrega de Diplomas Novas Oportunidades


NA ESCOLA SECUNDÁRIA Dr. JORGE CORREIA
- Entrega de diplomas Novas Oportunidades

Na Escola Secundária Dr. Jorge Correia, em Tavira, foram entregues, no dia 21 de Dezembro de 2011, Diplomas a cerca de sessenta e quatro adultos, do nível Básico e do nível Secundário.
Antes da entrega dos diplomas, a Professora Fernanda Cruz, Coordenadora do Programa, disse esperar que a mesma cerimónia se repetisse “e serão sempre convidados”.
Referiu-nos que os adultos agora certificados concluíram o processo em Dezembro de 2011.
- Com tudo o que se ouve dizer das Novas Oportunidades, em Tavira, vão continuar?
- Sim. Os adultos, em especial os desempregados ou com habilitações por completar, continuam a procurar-nos para obter a certificação de nível básico ou de nível secundário.

Geraldo de Jesus
(ex-aluno NO)




segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Entrega de diplomas pelo Centro de Novas Oportunidades


Entrega de Diplomas
21 de dezembro de 2011

 Momentos de Fado e Poesia




No passado dia 21 de Dezembro de 2011 foram entregues os Diplomas, de Nível Básico e de Nível Secundário, a 64 candidatos certificados na modalidade de RVCC, pelo Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária 3 EB Dr. Jorge Augusto Correia, no ultimo semestre de 2011.
Neste evento, o público teve oportunidade de viver breves momentos de Fado e Poesia, tendo os primeiros sido interpretados por duas adultas certificadas, Ondina Guerreiro e Dulce Pereira. Os fados com que estas brindaram o público foram: “Tudo Isto é Fado” de Maximiano de Sousa; “Embuçado”, de João Ferreira Rosa; “Povo que te lavas no rio”, de Pedro Homem de Melo e “Lisboa Menina e Moça”, de Ary dos Santos. Foi também recitado o poema “Gaivota” de Alexandre O'Neill, por Carla Nascimento, outrora interpretado em Fado pela diva Amália Rodrigues.
Carla Nascimento foi uma das adultas que recebeu nesse dia o seu Diploma do 3º Ciclo do Ensino Básico. Embora tenha sido encaminhada para um percurso formativo de Nível Secundário num curso de Educação e Formação de Adultos, continua a desenvolver com a equipa técnico pedagógica do Centro Novas Oportunidades e com os adultos em processo de RVCC, tal como previsto no seu Plano de Desenvolvimento Pessoal, atividades no âmbito do projeto LER+, como é exemplo este breve momento para homenagear o Fado – Património Imaterial da Humanidade.











Texto da PRVCC – Marta Santa Rita
Fotos - Geraldo Jesus 
Muito agradecemos a disponibilidade do Sr. Geraldo Jesus que compareceu na cerimónia para registar em suporte fotográfico a sessão.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Palestra: Mia Couto, uma perspectiva africana na literatura em língua portuguesa

Não é em nenhuma biblioteca do nosso concelho, porém merece a deslocação a concelhos limítrofes para ouvir falar sobre a obra de Mia Couto.  A oradora é Manuela Salvador Cunha.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

XVII Olimpíadas do Ambiente - resultados da primeira eliminatória

 O grupo 520 (Biologia e Geologia) proporcionou, mais uma vez, a realização das Olimpíadas do Ambiente aos alunos da Escola Secundária de Tavira, mediante a inscrição prévia da nossa escola à comissão organizadora.




   As XVII Olimpíadas do Ambiente são organizadas por uma equipa multidisciplinar composta por elementos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza e do Zoomarine - Mundo Aquático, SA. 

  A primeira eliminatória das XVII Olimpíadas do Ambiente foi realizada no dia 10 de Janeiro de 2012, tendo-se efectuado a inscrição de 25 alunos.    

A prova era constituída por 30 questões de escolha multipla, e embora existam alguns resultados menos bons, deve realçar-se a obtenção de 25 questões corretas para um aluno do 12ºA3, David Rua Amaro. 

 O grupo de Biologia agradece desde já a participação de todos os inscritos, e pede  que aguardem pela nomeação dos alunos que irão realizar a 2ª eliminatória, no dia 1 de Março, pelas 14h30, na Escola Secundária 3EB Dr.Jorge Correia de Tavira.

Lista dos primeiros classificados:

ANO      TURMA      NOME                                                                N.º de respostas certas

12º A3 David Rua Amaro 25
10º A2 Clara Luisa Guerreiro 19
10º A1 João Vitor Martins 17
10º A2 Adriana Filipa Martins 16
10º A2 Henrique Domingos 16
10º A1 João Pedro Serrano Luís  16
10º A2 Laura Norberto da Palma 16

O professor, Rui Carmo

Para mais informação sobre o regulamento, as provas  e outros dados relativos às XVII  Olimpíadas do Ambiente clique aqui

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Exposição temporária: o estilo românico.


Idade Média

Sem empunhar espadas, mas com uma quase semelhante motivação, as Turmas de TCM1 e TCM2, chegaram até às invasões bárbaras, integradas no período de migrações que varreu toda a Europa e que marcaram a transição da Antiguidade para a Idade Média.

Da arquitetura militar, passando pelas igrejas românicas, os alunos envolveram-se no estudo de plantas e alçados, pormenores e curiosidades arquitetónicas, que caraterizam o estilo Românico.
Alguns desses trabalhos podem ser vistos no Placard da nossa Biblioteca.
A professora, Margarida Diniz

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Redescobrindo a civilização romana


Em História das Artes e Cultura, as Turmas TCM1 e TCM2  estudaram a Civilização Romana. Aceitando desafios propostos, criaram dois livros que se encontram convertidos em E-Books e trabalhos que expuseram no placard da nossa Biblioteca.

Entre vários temas, estudaram que o Imperium Romanum teve origem na península Itálica e que se alastrou por toda a bacia mediterrânea, deixando-nos um legado fascinante, nas mais diversas áreas.

Da explicação mitológica que aponta a origem de Roma antiga  através do mito de Rómulo e Remo, os gémeos resgatados do rio Tibre por uma loba e por ela amamentados, até à viagem pelas vias romanas, vitais para a comunicação em todo o império, e que são hoje protegidas como Património Mundial ou Nacional, estas Turmas de 10º ano provam que, no mundo da aquisição de novas competências, superar limites pessoais e atingir metas longínquas é muito gratificante. Os meus parabéns aos meus alunos. 

                                                                                                                A professora,  Margarida Diniz

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Precisa-se JORNALISTA (M/F)



PRECISA-SE
JORNALISTA
(M/F)
… QUE se encaixe no perfil seguinte:
Elevada autoconfiança e proatividade;
Significativa capacidade de comunicação;
Considerável vontade de colaboração, gosto de desafios e com
   espírito para trabalhar em equipa;
Excelente capacidade de trabalho sob pressão;
Bla bla bla bla bla bla bla…

      A equipa da biblioteca, dinâmica e divertida, dará preferência aos voluntários que mostrarem mais entusiasmo e maior vontade de desenvolver o seu potencial jornalístico.

OFERECE-SE:
- Salário: alegria no trabalho
- Horário: ocupação de folgas


Contacta urgentemente a BIBLIOTECA

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Intercâmbio Tavira Salemi

No final do primeiro período deste ano letivo, alunos de duas turmas do 12º ano, A2 e A3, participaram num intercâmbio com uma escola da Sicília, no âmbito do Projeto All roads lead...home, Comenius bilateral.. De  11 a 18 de dezembro, puderam visitar alguns pontos de Itália, como Bergamo, e diferentes locais de interesse histórico na Sicilia , entre eles Salemi, Marsala, Erice, Segesta e Palermo.
O vídeo em anexo, oferecido pelos nossos parceiros, contém uma compilação fotográfica do intercâmbio  Tavira /Salemi
A professora bibliotecária, Ana Cristina Matias


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Workshop «MENTES EMPREENDEDORAS»

Decorreu, dia 11 de Janeiro de 2012, na sala 12,  desta escola, o workshop do projeto MENTES EMPREENDEDORAS.
Estiveram presentes, para além do mentor, Afonso Reis, alguns professores e dezanove alunos do 10º, 11º e 12º anos das diferentes áreas do ensino regular. Organizados em grupos, os alunos expuseram, com grande entusiasmo, as suas ideias para o desenvolvimento de projetos inovadores, sendo a maioria de cariz social. 
No final, todos estavam satisfeitos: o formador pelo empenho demonstrado pelos alunos, os professores orgulhosos da atitude deles e eles com mais vontade de trabalhar naquilo que acreditam. E, como o projeto é patrocinado pela SUMOL, foram distribuídas latas de Sumol e Pepsi a cada um dos presentes.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Estado da Educação 2011 - relatório do Conselho Nacional de Educação







O Conselho Nacional de Educação publicou, pelo segundo ano consecutivo, o relatório Estado da Educação 2011 - A Qualificação dos Portugueses.Trata-se de um retrato da Educação em Portugal, do pré-escolar ao ensino superior, com especial incidência na problemática da qualificação.

Conheça o relatório aqui


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Workshop Mentes Empreendedoras


Na próxima quarta-feira, dia 11 de janeiro, pelas 14:30, na sala 12, decorre um workshop do Projecto Mentes Empreendedoras.

Mentes Empreendedoras é um projeto de jovens para jovens, que quer canalizar toda a energia, criatividade e vontade de fazer dos jovens, para projetos próprios. 

O objetivo é promover a participação social dos jovens do 10º, 11º e 12º anos levando-os, através do Clube Mentes Empreendedoras, a concretizarem o seu potencial empreendedor pela execução de uma ideia/projeto até ao fim do ano letivo.


        Os jovens contam com o apoio do fundador e mentor, Afonso Mendonça Reis, e com a equipa do projeto. As possibilidades de aprendizagem, de mobilização de recursos e conhecimento estão por todo o lado, e, por isso, o MENTES EMPREENDEDORAS apoia-se em serviços e ações já em campo, bem como em pessoas recurso que a equipa identifique e acredite que podem ajudar a desenvolver as competências chave:

·     Organização e planeamento - organizar melhor as suas ideias, programar melhor as suas ações, dividir bem o tempo.
·   Sentido crítico
·   Capacidade de estruturar e resolver problemas
·   Criatividade e espírito de inovação
·   Pragmatismo
·  Autoaprendizagem (ex. saber procurar a informação necessária para resolver um problema ou desafio)
·   Comunicação efetiva e capacidade de argumentação
·   Trabalho em equipa


sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Espírito de Natal - DIA de REIS

     


Try our video maker at Animoto.

      No dia 14 de dezembro, a Turma TCM 2 do 10º ano brindou o espaço da Biblioteca com a decoração de velas natalícias, feitas a partir da dobragem de revistas. A iniciativa pretendeu ir ao encontro das atividades de Natal que a nossa Biblioteca dinamiza.
     No dia 16 de dezembro, a Turma TOE de 11º ano, no espírito da mesma inicitiva, executou, em papel, coroas alusivas ao DIA de REIS, que a Biblioteca usou para ornamentar o seu espaço.
     Às Turmas em questão, expressamos a nossa gratidão e damos os parabéns, por mais esta colaboração.

                                                                                                                       Margarida Diniz
(Professora colaboradora da Biblioteca)

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012