BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Serafinstórias - os contos e os livros


Numa iniciativa da biblioteca escolar, recebemos, no dia 27 de abril, no auditório, com muito prazer e entusiamo, o contador de histórias Jorge Serafim, ou simplesmente Serafim.
Humorista sobejamente conhecido do mundo televisivo, Serafim reparte-se por outra atividade menos mediática, mas igualmente interessante. É da sua faceta de contador de histórias da tradição oral que falamos e foi nessa qualidade que o recebemos, ouvindo as histórias e historietas que tanto enaltecem a nossa cultural e a mantêm viva e nos distraem das tecnologias que nos consomem tanto do nosso tempo.
Pretendíamos que o conteúdo “contos de autores do século XX”, integrado no programa de 10º ano de Português, tivesse um início motivador e apelativo, por isso foram organizadas duas sessões. Uma primeira às 10h:05 que recebeu as turmas 10ºA1, 10º A2, 10º C1 e 10º C3; uma segunda, às 11h:40 que acolheu as turmas 10ºA3, 10º C2, 10ºE, 10ºB+A4, 10º TOE.
Numa como noutra sessão, Serafim revelou ser um verdadeiro cultivador e manipulador da palavra, fazendo-a soar com um sabor e musicalidade alentejanos, a que adicionou uma sensibilidade e atenção pelo mundo que nos rodeia. As histórias, em que habitam personagens caricatas, que vivem situações rocambolescas e absurdas, Serafim cozinha-as com a sátira aos bons e maus costumes, juntando-lhe uma pitada de Stand-Up comedy, misturada com nonsense, que resulta numa rajada de gargalhadas geral.
 
 














A professora, Maria Antonieta Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário