BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

sábado, 18 de junho de 2011

Sessão de cinema na Biblioteca Álvaro de Campos- Os respigadores e a respigadora, de Agnés Varda

O Clube de Cinema Portal Mágico da nossa escola apresenta hoje, 18 de Junho, o fime Os respigadores e a respigadora, de Agnès Varda, na Biblioteca Álvaro de Campos, pelas 21:30. Esta actividade é uma organização conjunta dos professores José Couto e Maria Teresa Afonso.

Uma pequena celebração da vida, da acção e da liberdade.
Luis Miguel Oliveira, Público

Um filme onde se contemplam quadros e se abservam pessoas, um filme de encontros e a expressão do amor pela pintura e pelo cinema.
Maria João Madeira, O Independente

É um desses raros pequenos filmes com um grande (infindável) mistério no seu interior. É também, desse ponto de vista e de todos os pontos de vista... um filme completamente feliz, uma grande homenagem - que já não se julgaria possível - à arte e ao cinema.

A partir de um célebre quadro de Millet, o filme de Agnès Varda é um olhar sobre a persistência na sociedade contemporânea dos respigadores, aqueles que vivem da recuperação de coisas (detritos, sobras) que os outros não querem ou deixam para trás. A respigadora, nesse sentido é Agnès Varda, que experimentando pela primeira vez uma pequena câmara digital, se quer assumir como uma "recuperadora" das imagens que os outros não querem ver nem fazer, e que, portanto, deixam para trás.

________________________________________
Realizador Agnès Varda

Intérpretes Bodan Litnansk Agnès Varda François Wertheimer

Sem comentários:

Enviar um comentário