BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Projecto Algarb al Andaluz - Visita de estudo a Marrocos


Entre 4 e 8 de Abril de 2011, o 12º C, Línguas e Humanidades, assentou praça em Marrocos, mais precisamente em Marraquexe com um salto a Essaouira (antiga praça portuguesa no Norte de África conhecida como Mogadouro). Foi uma visita de estudo no âmbito do projecto Algarb al Andaluz.

Durante cinco dias, imergimos numa nova e diferente cultura através dos costumes e formas de vestir, saudações numa língua tão diferente, tradições de outros tempos e, sobretudo, cheiros, ao deambularmos pelos labirintos da medina. Não podemos deixar de destacar a praça Djma El Fna pelo seu exotismo e diversidade ao longo do dia: dos sumos de laranja, aos aguadeiros, vendedores de todo o tipo de banha da cobra, pinturas com henné, encantadores de serpentes, contadores de estórias, lutas de boxe, músicos, dançarinos…

Esta visita permitiu perceber afinidades com os povos do Atlas (Almorávidas e Almóadas), com capital em Marraquexe, que, por duas vezes, foram chamados a intervir no Al Andaluz, por cá se fixando até à conquista cristã. Mértola, que visitámos no âmbito deste projecto em 2009, atesta precisamente a influência Almóada.


Esta viagem foi no mínimo inesquecível e teve um ponto alto - a simpatia e disponibilidade do cônsul de Marrocos em Portugal, arquitecto José Alberto Alegria, ao abrir-nos as portas da sua casa e onde pudemos desfrutar dos prazeres de um riad e das iguarias da gastronomia marroquina. A visita guiada que nos proporcionou pela medina, mostrando-nos locais menos acessíveis ao turista, deixou-nos encantados.


A todos os que contribuíram para a concretização desta visita, xucram bzef.


Ângelo Leal, 12º C

Sem comentários:

Enviar um comentário