BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

DISPONIBLIDADE e DEDICAÇÃO essenciais para o SUCESSO - Maria Couto, prémio de mérito 2010


Olá a todos!
A pedido da professora Ana Cristina Matias, aqui estou para deixar umas palavras aos actuais, e futuros, alunos da Escola Secundária Dr. Jorge Correia, bem como a todos aqueles que visitarem este blogue.
As vitórias, não as alcançamos sozinhos, por muito que não aceitemos ou precisemos de ajuda. As conquistas fazem-se com partilha de conhecimentos, sentimentos, valores, e exemplos. Fazem-se ainda com trabalho, perseverança, esforço e alguma abdicação.
Para mim, receber este Prémio de Mérito representou o reconhecimento do empenho e dedicação que coloquei em tudo o que fiz para atingir os meus objectivos, sendo o culminar de três anos de trabalho, tornando-o gratificante e recompensador.
É imprescindível agradecer à minha família por todo o apoio, principalmente aos meus pais, por todo o tempo dedicado, por terem estado sempre presentes quando necessário, por terem sabido dizer “não” quando assim devia ser, por terem acreditado sempre nas minhas capacidades, por terem sabido ouvir e terem sempre tido uma palavra amiga, compreensiva e também de alento quando as coisas nem sempre correram como queria. No fundo, agradecer-lhes pela magnífica educação e todas as bases e valores que me transmitiram.
Quero agradecer também aos meus professores, que todos os dias me deram um pouco de si, com os quais aprendi muito, não só a nível da educação escolar, mas também para a vida. O seu papel foi fundamental, pois todos nós, rapazes e raparigas de hoje, seremos os homens e mulheres de amanhã, e não nos podemos esquecer que uma boa parte daquilo que somos nos é incutida pelos nossos professores. No entanto, é importante não confundir o papel que compete ao professor com o papel que cabe aos pais desempenhar.
Por fim, quero agradecer aos bons colegas que tive a sorte de ter, pois muitos deles mereciam igualmente um prémio de reconhecimento pelo seu empenho, e também à Escola e seus restantes membros, pelo contributo que deu para o meu sucesso.
Ingressei agora no curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Espera-me uma nova etapa, quase tão longa como a percorrida até ao final do ensino secundário, e que terá, espero, menos maus e mais bons momentos que aqueles que já tive a possibilidade de vivenciar. Este é um curso com custos elevados, pelo que o prémio pecuniário vai ajudar bastante para adquirir o material médico de que vou necessitar. Espero vir a ser uma boa e competente médica, e “tratar da saúde” a muitas doenças…
Boa sorte a todos neste novo ano lectivo que agora se inicia, e um bom trabalho, pois é com disponibilidade e dedicação que tudo se alcança. Nunca desistam dos vossos sonhos, acreditem sempre nas vossas capacidades, e tudo, acredito, será possível.


Maria Couto
Setembro 2010

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Álbum de fotos - 8 de Set. 2010 - Dia do diploma

Se já assistiu à apresentação da entrega dos diplomas da sua turma, incluída em entradas anteriores, e deseja guardar a sua foto, clique no link e aceda ao álbum completo:

http://picasaweb.google.com/103773326054691298613/DiaDoDiploma2010PalacioDaGaleriaESJACTavira?feat=directlink

Diplomas e prémios de mérito 2010

No dia 8 de Setembro, pelas 21:00, numa cerimónia realizada num local muito aprazível, o terraço frente ao Palácio da Galeria, os finalistas presentes receberam o seu diploma e posaram para a foto, como os curtos vídeos aqui publicados revelam. Projectou-se, também, uma compilação de fotos e filmes de algumas actividades em que os nossos alunos se envolveram, o Anuário 2009-2010, editado pelos professores Antonieta Couto e José Couto e, por fim, o director da nossa escola, professor José Baía, divulgou os prémios de mérito:
- Cursos Científico Humanísticos - Maria Teresa Couto (12º A1) - Cursos Profissionais - Telma Martins ( 12º TC).
A cerimónia encerrou com os discursos de uma das alunas premiadas, Maria Couto, do patrono, Dr. Jorge Correia, e do presidente da Câmara, Dr. Jorge Botelho.



Parabéns a todos os finalistas e , em particular, a estas duas alunas que tão bem se distinguiram!

Finalistas 2010 - Dia do Diploma - 12º E


Create your own video slideshow at animoto.com.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Finalistas 2010 - Dia do diploma - 12º C2


Create your own video slideshow at animoto.com.

Finalistas - Dia do Diploma - 12º C1


Create your own video slideshow at animoto.com.

Finalistas 2010 - Dia do Diploma - 12º A2 e 12º A3


Create your own video slideshow at animoto.com.

Finalistas 2010 - Dia do diploma - 12º A1


Create your own video slideshow at animoto.com.

Finalistas 2010 - Curso Profissionais: TC, TGPIS, TIG


Create your own video slideshow at animoto.com.

Finalistas 2010 - Curso Profissional Técnico Animador Sociocultural


Create your own video slideshow at animoto.com.

Finalistas 2010 - Cursos CEF


Create your own video slideshow at animoto.com.

Novo ano escolar 2010 - 2011

Novo ano escolar, nova motivação para cada um alcançar a sua realização pessoal. Por isso, aqui recordamos o lema do presente para a perspectivação do futuro, tal como se encontra consignado no Projecto Educativo da nossa escola (2008-2011):
__________EVOLUÇÃO

_______ÉTICA

_____EMPENHO

__EDUCAÇÃO

Estes são, afinal, conceitos chave para uma aprendizagem rica, motivadora e numa perspectiva de continuidade ao longo da vida.