BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Notícia no «Barlavento online» sobre a actividade de articulação entre o 11º A3 e uma turma da EB1 da Luz de Tavira

Educação

PREAA ajuda alunos a investigar, desenhar e provar a Ria Formosa (com fotos)

Filipe Antunes
Ver Fotos »http://barlavento.online.pt/popup/multimedia.php?nid=42380&mmn=5&cnt=5
Iniciativa do PREAA na Praia do Barril, em Tavira


«Posso provar?», «Sim», ouve-se. «Sabe a salgado!». As palavras são dos alunos do segundo ano da Escola Básica I da Luz de Tavira, que foram desafiados pelos alunos da turma A3 do 11º ano, da Escola Secundária de Tavira, a conhecerem o trilho ambiental da Praia do Barril, no âmbito do Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte (PREAA).

É ainda antes da ponte metálica que cruza a Ria Formosa que é feita a primeira paragem pedagógica da manhã, conduzida pelos alunos mais velhos.

A primeira lição é sobre botânica e, para se perceber se as plantas da ria são salgadas, a prova impôs-se.
A dor de barriga não chegou, mas o ímpeto da prova teve de ser controlado pelos mais velhos, pois existiam mais 1,5 quilómetros de vegetação para explorar até à praia.

Das salgadeiras e das salicórnias do alto e médio sapal, a visita debruçou-se depois sobre as plantas aquáticas, nomeadamente sobre a spartina e a zoostera, exemplos de espécies que conseguem sobreviver debaixo de água nas zonas de sapal.

Ao longo do percurso ambiental do Barril, as 18 crianças do básico ficaram ainda a saber qual a importância das dunas na prevenção do avanço do mar, embora o exemplo dos frequentadores da praia não seja o melhor.

Além das paliçadas destruídas, eram muitos os trilhos abertos em plena duna primária apenas para cortar caminho.

Já no areal, e junto às antigas âncoras que atestam o que restou da antiga armação de atum do Barril, os alunos do 11.º ano explicaram qual importância do estorno, planta que é considerada a pioneira na fixação das areias, assim como o cordeirinho-das-areias, pequena planta acinzentada sujeita a condições extremas e coberta por penugem.

Porque ver ao longe não chega, ambas as espécies foram, literalmente, examinadas à lupa.
Mas porque estamos a falar de um projeto integrado no PREAA, aqui tudo é explicado de outra forma, recorrendo, ao gesto e à ficção.

Como vem sendo habitual, o livro «Os contos do Mago», da autoria de Helena Tapadinhas, deu o mote para as iniciativas, já que aí está representada uma dezena de histórias fantasiadas, onde não faltam mensagens didáticas para a preservação da diversidade ambiental do Algarve, explicou Susana Rochas, a coordenadora do PREAA no Sotavento.

No caso de Tavira, o mote da iniciativa é o conto «Nascem Nuteixos», onde a personagem Nuna (duna) escondia os barcos e âncoras dos pescadores (fateixas), até que um dia parou de se mexer, colocando em causa a estabilidade da praia. História adentro, aparece o Mago (personagem principal), que se vê forçado a intervir para travar a destruição do ecossistema.


8 de Junho de 2010 07:29
Filipe Antunes


Fonte:
http://barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=42380







Sem comentários:

Enviar um comentário