BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

PREAA - Actividades do 10º A3 e sua cooperação com alunos do 1º Ciclo




No ano lectivo 2009/2010, a turma da área de Ciências e Tecnologias, 10º A3, iniciou a sua participação no projecto PREAA, promovido pela DREAlg.
Trata-se de um projecto de educação ambiental pela arte, cuja origem assenta numa ideia de Helena Tapadinhas, que, entre outros talentos, escreve histórias dirigidas aos mais pequenos, através das quais tenta dar a conhecer, com alguma graça, a história geológica do Algarve. Assim nasceu o livro «Contos do Mago», dedicado a toda a região algarvia. Este trabalho, conjuntamente com o preconizado, em termos de conteúdos programáticos, pelo ME, tem, também ao nível do secundário, constituído mote para a exploração destas temáticas, subscrevendo, o grupo de trabalho, em termos metodológicos, o primado da articulação de diferentes níveis de ensino como factor potenciador do interesse, por parte dos jovens de diferentes gerações, pelo assunto em apreço.
Ao longo deste primeiro ano foram desenvolvidas várias actividades, a maioria das quais em contexto de formação, nomeadamente:
(1) sessão de conto (1ª abordagem), seguido de ensaio formativo ao nível da expressão corporal, dinamizada pela formadora Susana Rocha;
(2) percurso “Sapal e Praia do Barril”, com a formadora Jacinta Fernandes, no qual explorámos as características ecológicas daquela região;
(3) workshop de desenho de fauna e flora da praia de Cacela, dinamizado por Miguel Godinho, no qual intervieram alunos do 10º A3 e crianças do 1º Ciclo, sendo de assinalar a interessante articulação das diferentes gerações, naquilo que eram os diferentes olhares de uma mesma realidade...
(4) percurso aos Pegos/Ribeira da Assêca, orientado por Francisco Lopes, nesta fase dirigida a professores, tendo em vista o reconhecimento das marcas da história geológica do Algarve, através da observação comparativa dos registos geológicos de serra, barrocal e litoral algarvios;
(5) reconto, por parte de duas alunas do 10º A3, Ana Gonçalves e Carina Silva, às crianças da escola EB1 de Cabanas, do conto «Nascem Nuteixos», dedicado a Tavira, concretamente à praia do Barril.
É objectivo da turma oferecer, no próximo ano lectivo, a dramatização deste conto às crianças do 1º Ciclo, para cuja preparação contamos desde já com a promessa de ajuda sistematizada por parte da formadora Susana Rocha.
Um projecto desta natureza constitui uma mais-valia para o processo ensino-aprendizagem, na medida em que fomenta o desenvolvimento de competências científicas aliadas a um elevado grau de criatividade. Nas gerações mais jovens é interessante ver como a cristalização, no seu imaginário, de conceitos construídos com recurso ao fantástico, pode ser um factor motivacional importante para uma eventual exploração, na sua vertente mais científica, dos temas abordados.

A professora de Biologia: Teresa Afonso

Sem comentários:

Enviar um comentário