BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Reportagem: “ II ENCONTRO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES DO ALGARVE – 2010



No dia 25 de Maio, decorreu, no Hotel Vila Galé, em Tavira, o II Encontro de Bibliotecas Escolares do Algarve. Diversos elementos da equipa da nossa Biblioteca marcaram presença, bem como o nosso director, José Baía.

A abertura foi efectuada por Sua Excelência a Senhora Ministra da Educação, Isabel Alçada, o Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, o Director Regional da Educação do Algarve, Luís Correia, a Governadora Civil do Distrito de Faro, Isilda Gomes, e a Coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, Teresa Calçada.
A Senhora Ministra da Educação destacou a oportunidade do tema escolhido, “Literacias no século XXI”, caracterizou a Biblioteca como um recurso libertador e a vantagem da Internet que nos dá a segurança do inesgotável, já que este meio nos possibilita pesquisar sempre mais e, também, procurar saber sempre mais. Porém, ter acesso à informação não é o mesmo que dominar o conhecimento ou aplicá-lo com sabedoria. E, a propósito desta tríade “informação, conhecimento, sabedoria”, fez referência a um excerto de um poema de T. S. Eliot, que depois foi lido na sessão de encerramento pela Dr. Teresa Calçada:
[...]

O ciclo infinito de ideias e acção,

Infinita invenção, experiência infinita,

Traz o conhecimento do voo, mas não do repouso;

O conhecimento da fala, mas não o do silêncio;

O conhecimento das palavras e a ignorância do Verbo.

Todo o nosso conhecimento nos aproxima da ignorância,

Toda a nossa ignorância nos avizinha da morte,

Mas a iminência da morte não nos acerca de DEUS.

Onde está a vida que perdemos quando vivos?

Onde está a sabedoria que perdemos no saber?

Onde está o conhecimento que perdemos na informação?



[...]Coros de "A Rocha" (1934), T.S. Eliot

O desafio do século XXI é, então, saber usar a informação que temos ao nosso dispor, aprender a transformá-la em conhecimento e, por fim, aplicá-lo com sabedoria.

A primeira conferência, moderada por Manuela Silva (Gabinete da RBE), foi proferida por Mirian Tavares (UALG e Centro de Investigação em Artes e Comunicação) e teve por tema “ A literacia dos média face aos desafios colocados pela sociedade da informação e do conhecimento”. Sublinhou-se que a história da evolução do livro é uma história de inovações técnicas, tendo o suporte em que o mesmo é apresentado sofrido contínuas actualizações. Todavia, o livro, independentemente do seu suporte, continua bem vivo. De igual modo, o papel das Bibliotecas tem sofrido alterações, cabendo-lhes hoje um espaço privilegiado na promoção das literacias.

Moderadas por Salomé Horta (Biblioteca Municipal António Ramos Rosa – Faro), seguiram-se duas comunicações. Luísa Alvim (Casa de Camilo – Museu e Centro de Estudo – Vila Nova de Famalicão) desenvolveu o tema “Web 2.0 – novas oportunidades para as bibliotecas? Comunicar compensa!”, tendo destacado que a sabedoria colectiva é sempre mais produtiva do que a sabedoria de especialistas individuais, bem como que o intercâmbio e a cooperação são valores que compensam nos usos produtivos e educativos das bibliotecas, traduzidos pelas acções de gerar e partilhar conteúdos com e entre pares.
Fernando Carmo (Gabinete da RBE) centrou-se em “Web 2.0 – espaço de partilha e de construção colaborativa de saberes e de competências ao serviço da biblioteca escolar?”. Realçou que as bibliotecas tiveram e têm de continuar a abrir-se para o mundo virtual através das tecnologias de informação cada vez mais presentes e exigentes; que, no presente, o aluno faz da biblioteca a sua oficina de pesquisa e de tratamento da informação por ele recolhida; e que todos temos de ter consciência de que, tal como afirma Alvim Toffler, os analfabetos do século XXI são aqueles que não conseguem aprender, desaprender e reaprender.

A sessão da tarde, moderada por Ana Cristina Matias (Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Correia – Tavira), começou com a Conferência “ Leitura…. O melhor é ler mais” da responsabilidade de Luísa Matos. Esta professora, membro da equipa do Plano Nacional de Leitura, deu conta da boa participação de professores e alunos nos vários projectos lançados pelo PNL, destacando que as novas tecnologias representam novas oportunidades para os jovens lerem e escreverem em contextos mais diversificados e participativos.

Seguiu-se o “Painel Boas Práticas”. Graça Lobo e Filomena Branco (DREALG) fizeram uma comunicação sobre o projecto “Ver para ler”, uma das iniciativas do Programa Juventude Cinema e Escola (JCE) e que contribui para desenvolver a consciência crítica dos alunos, infelizmente, tão formatados pela cultural audiovisual de massas.
Luís Brito (AVE de Armação de Pêra) focou, seguidamente, a importância da “Literacia da Informação” e como a biblioteca escolar melhor pode colaborar com os professores.
Do Agrupamento Vertical de Escolas (AVE) João da Rosa – Olhão, Nélia Estêvão fez, então, uma comunicação sobre “A utilização do Moodle: da biblioteca para a escola”, dando-nos conta da existência de espaços electrónicos como as estantes virtuais ou o e-estudo. Por último, Emília Firmino (AVE de Parchal – Lagoa) apresentou a sua comunicação “Com o Magalhães, uma história de encantar para rir e sonhar”. Aí focou o uso do computador em contexto de sala de aula e exemplificou com uma photo story.
A sessão de encerramento contou com a presença de Eduardo Dias (director adjunto DREALG), Teresa Calçada (Coordenadora do Gabinete da RBE) e Paula Ferreira (Biblioteca Municipal Álvaro de Campos – Tavira) que congratularam os presentes por mais uma jornada de trabalho das bibliotecas escolares tão bem participada por todos.

Se o intervalo para café da manhã fora muito bem condizido pelos alunos do Curso CEF – Serviço de mesa, da Escola D. Paio Peres Correia, o encerramento coube a um grupo de alunos de viola da Academia de Música de Tavira.
Estamos certos que todos os destinatários, grupos de trabalho de bibliotecas do Algarve, professores bibliotecários e equipas de bibliotecas escolares, técnicos de bibliotecas públicas e universitárias, responsáveis pela gestão de escolas e Centros de formação, parceiros RBE e PNL e interessados nas temáticas, saíram deste Encontro ainda mais motivados para prosseguir o seu trabalho em prol do desenvolvimento da leitura e das literacias.


Ana Cristina Matias
Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Correia - Tavira

1 comentário:

  1. Olá Ana Cristina,

    Parabéns pela reportagem. Está excelente!

    Um abraço
    Ana Farrajota

    ResponderEliminar