BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Intercâmbio Escolar Tavira / Kénitra 2008 -2010

No âmbito da geminação das Câmaras Municipais de Tavira e Kénitra (Marrocos) realizaram-se, desde o ano lectivo de 2005/06, várias deslocações dos nossos alunos a esta cidade e também tivemos o prazer de receber estudantes e professores provenientes da mesma.
No ano lectivo transacto, os alunos da turma 10º A2 acolheram, na nossa escola e nas suas casas, alunos da escola Taqdoum.
Este ano, já no 11º ano, entre os dias 12 e 16 de Outubro, os nossos alunos tiveram a oportunidade de visitar a escola, a cidade de Kénitra, os arredores e a capital de Marrocos, bem como “mergulhar” numa nova cultura. As aprendizagens foram muitas e profícuas no desenvolvimento cognitivo e na formação humana dos nossos alunos. É, por isso, importante, enfatizar e louvar estas iniciativas que partiram e têm apoio logístico da Câmara Municipal de Tavira. Apoiaram também este Projecto de Intercâmbio a Direcção Executiva da Escola 3 EB Dr. Jorge Correia – Tavira, os Encarregados de Educação de todos os alunos intervenientes, os docentes que colaboraram calorosamente, os professores responsáveis pelo projecto. e, ainda, neste ano lectivo, o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria.
Na primeira quinzena de Dezembro, data ainda a agendar, será apresentado, à comunidade escolar e local, um relatório ilustrado e as fotografias deste intercâmbio, no auditório da nossa escola. Contudo, na nossa BE podem desde já visualizar o DVD gentilmente cedido por Ait Bella Hassan, o jornalista que nos acompanhou ao longo deste último intercâmbio. Juntamos ainda um artigo do Jornal Al-Ahdaath, n.º 97, Ano 8, 3 a 10 de Maio 2009 e a sua tradução, realizada afavelmente pelo professor Mesquita. Por último, deixamos aqui uma nota rectificativa elaborada pelos professores responsáveis pelo projecto.

TRADUÇÃO

No âmbito das relações de geminação entre as cidades de Kénitra e Tavira-Portugal, no passado mês de Maio viajou a esta cidade do sul de Portugal, em visita de trabalho, uma delegação escolar da nossa escola secundária, Escola “Taqdoum Taahiliatu”. A delegação era composta por dezassete alunos, dez alunos e sete alunas. Acompanharam os alunos, o representante regional do Ministério da Educação Nacional para a região de Kénitra, o professor Hassan Ait Bila, chefe do departamento de comunicação, o senhor Aziz Azeitoune do departamento técnico e a professora Fatma Aicha, professora da disciplina de Física.
A delegação foi recebida pelo presidente da Câmara de Tavira, senhor Macário Correia, que organizou um conjunto de visitas ao legado árabe-islâmico existente na cidade de Tavira, às dependências dos diferentes serviços camarários a funcionar no edifício da Câmara e às estruturas educacionais, mercados e praias da região. A delegação fez também uma visita à cidade de Lisboa, capital de Portugal.
Esta visita fortaleceu a cooperação entre a nossa escola e a Escola Secundária Dr. Jorge Correia de Tavira, tanto a nível pedagógico como a nível cultural.

( Amina Saadia)

Jornal Al-Ahdaath – nº 97 – Ano 8 Edição semanal de 3 a 10 de Maio 2009


Nota rectificativa


Embora este intercâmbio partisse da iniciativa da Câmara Municipal de Tavira e tivesse o apoio logístico incondicional desta entidade, toda a programação da estada da comitiva marroquina foi elaborada e realizada pelos professores responsáveis pelo projecto do intercâmbio da ESCOLA SECUNDÁRIA 3 EB DR. JORGE CORREIA – TAVIRA, contou igualmente com o apoio imprescindível da Direcção Executiva que ofereceu um almoço a toda a comitiva, assim como recordações aos responsáveis marroquinos pelo intercâmbio, abriu ainda, amigavelmente, as portas deste Estabelecimento de Ensino. Pelo facto, deve-se também sublinhar o apoio e a colaboração de todos os docentes e funcionários desta escola e, muito particularmente, o acolhimento das famílias envolvidas no intercâmbio.

Os professores responsáveis pelo Projecto,


Ana Maria Alves, António Rosendo e Paula Pereira.

Sem comentários:

Enviar um comentário