BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

domingo, 19 de julho de 2009

Visita de Estudo à Igreja de Santa Maria e ao Convento da Graça

No dia 21 de Maio, a turma de Técnicos de Multimédia, 1º ano, efectuou uma visita de estudo à Igreja de Santa Maria e ao Convento da Graça.

Com a presença de um guia, percorremos a Igreja de Santa Maria. Esta é a Igreja matriz da cidade de Tavira. Igreja que terá sido construída no séc. XIII, quando a cidade foi conquistada aos mouros, por D. Paio Peres Correia, e que se diz que foi construída para substituir uma mesquita árabe. Sendo o gótico o seu estilo original, também se pode visualizar o estilo manuelino no seu interior.
Esta Igreja foi abalada por um terramoto em 1755 que a destruiu parcialmente, apenas sobrando uma janela de influência árabe e talvez a torre sineira. Tem um dos portões mais belos do estilo gótico e também podemos observar na fachada vários elementos da época.
O interior da igreja é constituído por três naves, tem a capela-mor onde se encontram os túmulos dos sete cavaleiros da Ordem de Santiago e do grande Dom Paio Peres Correia que estiveram muito ligados à reconquista da cidade aos mouros. Por isso, esta igreja é tão mítica. Guarda um passado muito vasto da história desta pequena cidade de Tavira.
Esta Igreja tem várias capelas de origem manuelina, com azulejos do século XVII. Pode verificar-se uma decoração muito rica em painéis de azulejos e uma imagem de Nossa Senhora, do século XVIII.
Estivemos na zona onde o padre se prepara para a missa e onde estão os túmulos dos sete cavaleiros e de Dom Paio Peres Correia. Segundo o guia, ainda se desconhece se este herói de Tavira foi mesmo enterrado na nossa cidade. Suspeita-se que foi enterrado em Espanha. Mas, segundo o guia, o grande sonho de Dom Paio Peres Correia era ser sepultado em Tavira. Assim, continua o mito.
Ficámos a saber muito sobre a história desta Igreja que desconhecíamos e a importância que esta igreja tem para Tavira, porque retrata uma história da conquista de Tavira aos Mouros.
Na nossa visita ao Convento da Graça, fomos acompanhados por uma guia, que nos mostrou um antigo bairro, situado debaixo do Convento.
O convento, situado na parte histórica da cidade, destaca-se pela sua arquitectura. Aí situando-se até ao séc. XV a judiaria. Passaram por este convento muitos outros órgãos, o último foi uma unidade militar. Na passagem para a ENATUR, permitiu-se a exploração arqueológica.

Conclusão
Com este trabalho ficámos na posse de informações sobre dois monumentos históricos de Tavira, que são obviamente monumentos históricos nacionais.
Não sabíamos que estes monumentos retratavam uma história de guerra que teve sucesso para os portugueses.
Gostámos muito desta visita e esperamos também visitar outros monumentos históricos de outras cidades que tenham uma história tão vasta como estes dois monumentos que são falados no trabalho.
Curso Profissional de Técnico de Multimédia – 1º ano
Disciplinas: Português e História da Cultura das Artes
Professoras: Ana Matias e Sílvia Gonçalves
Alunos: David Oliveira, n.º 6 e Luís Santos, n.º 17

Sem comentários:

Enviar um comentário