BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

domingo, 19 de julho de 2009

Apresentação de trabalho da Área de Projecto no Instituto de Ciências Sociais

No passado dia 29 de Maio de 2009, o dia começou muito cedo para nós, uma vez que tínhamos como fim apresentar no Instituto de Ciência Sociais, em Lisboa, o trabalho sobre a Eutanásia, seleccionado de um total de dez, da nossa escola, do curso de Ciências Sociais e Humanas. Embora sejamos um grupo constituído por quatro elementos, uma de nós, a Alícia Lopes, não pode ir, devido a assuntos de força maior.
Fomos no comboio das 7h00 para Lisboa, descendo às 10h00 na estação de Entrecampos. Aguardámos aí pela professora Anna Alba, que se mostrou extremamente simpática e agradável e sobretudo uma excelente guia turística. Levou-nos, então, a passear pela Avenida de Roma, bem como a conhecer aquela zona de Lisboa, e ainda o Campo Pequeno e a Avenida da Liberdade.
Como já eram 12h00 e como ainda tínhamos que almoçar, apanhámos o Metro para Entrecampos e continuámos o nosso percurso, a pé, até ao nosso destino. Depois de termos almoçado, revemos a nossa apresentação para que nada faltasse e fizemos os últimos acertos.
Finalmente, o relógio mostrava a hora do começo das apresentações: 14h30. Dirigimo-nos para o auditório do Instituto e procedeu-se ao sorteio para se ficar a conhecer a ordem das apresentações: primeiro, o grupo de Carnaxide com o tema Bullying, depois nós, e, por fim, o de Mafra com a Criação de uma Associação para apoio aos Imigrantes Brasileiros no concelho de Mafra. As outras escolas do projecto não participaram no concurso.
Após a apresentação do primeiro grupo, seguiu-se o nosso. Embora os nervos nos tocassem, a apresentação correu melhor do que esperávamos, pois ambas as professoras do ICS que nos estavam a avaliar acharam o trabalho teoricamente correcto e coerente. Quanto ao discurso oral, acharam-no claro e perceptível. Por fim, o grupo de Mafra apresentou o seu trabalho e, de seguida, as professoras que nos estavam a avaliar procederam à escolha do trabalho vencedor.
Após terem anunciado que a escola de Mafra tinha vencido, percebemos que o que importa não é o vencer, mas sim o participar e tentar fazer sempre melhor, pois o simples facto de termos estado lá presentes e termos tido esta oportunidade já foi importante para todas nós e, tal como uma das professoras disse: “ O facto de estarem aqui, já faz de vós vencedoras”.
No final das apresentações tivemos direito a um lanche, onde comunicámos com os restantes grupos e elementos do ICS. De seguida fomos, com a professora Fátima Pires até ao Colombo, onde passeámos pelas lojas e jantámos.
Finalmente, o nosso dia chegava ao fim. Eram 20h00 e, numa viagem de duas horas e meia, com a Prof.ª Fátima Pires, dirigimo-nos de volta para casa.
Esta ida ao ICS foi muito enriquecedora para todas nós, bem como importante e muito relevante para a aquisição de experiência para o nosso futuro.
Andreia Martins

Elsa Martins
Melisa Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário